O Mαɳυʂƈɾιƚσ - Cαρ. 18

114 8 20
                                    


Chovia torrencialmente, intensidade pluviométrica jamais vista

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Chovia torrencialmente, intensidade pluviométrica jamais vista. Raios cortavam o céu e trovões explodiam qual bombas. Esgueirei-me pelos fundos de minha casa, que dava para um beco e saí, veloz, vestindo capa de chuva, guarda-chuva grudado nas mãos. Toda aquela parafernália, porém, pouco adiantava, São Pedro resolvera reeditar o dilúvio.

O coração estava aos pulos, batia agitado, tamanhos eram a pressa e o medo. As ligações telefônicas grampeadas e a vigília de meus perseguidores, vertiam agora em ansiedade, a escorrer pelos poros, como as gotas da tormenta descendo céleres, feito lobas, esperando o momento certo para o bote. E havia aquela maldita dor de cabeça, que nem o mais poderoso analgésico da Terra era capaz de aplacar.

Quando alcancei a rua principal, um carro veio em minha direção, faróis altos acesos. Parou junto ao meio fio, dando-me um banho d'água, que pouco fez diferença, molhado que já estava dos pés à cabeça. Um homem desceu e meteu-me uma luz de lanterna no rosto, gritando:

— Vai a algum lugar, Dr. Casqueira?

Joguei o guarda-chuva sobre o algoz e dei meia volta, correndo apressado beco afora. Nem a chuva forte detivera aqueles que me perseguiam. Planejava esconder-me no retiro do Esmeril, distrito de Congonhas, município vizinho ao que estava, mas não!, esperavam-me mesmo debaixo daquela tempestade. Fizesse chuva, fizesse sol, estavam agora decididos a levar-me dali e arrancar o que julgavam eu possuir.

Enquanto um deles me perseguia no beco, o outro ligou o carro e saiu, acelerado, certamente tencionando me cercar pela frente da casa, na quadra de cima. Ao final do beco, finalmente entrei e encostei o portão de aço, destrancando a porta do canil. Despi a capa de chuva, atirando-a ao chão da lavanderia.

Logo alguém batia na chapa metálica e um empurrão abriu facilmente o portão. O cão rosnou alto e sem que o intruso pudesse reagir, o feroz e forte animal saiu do canil feito bala e pulou sobre seu peito, derrubando-o. Um grito seco precedeu a queda, a batida da cabeça e a quase perda de sentidos. Pressenti os caninos da fera penetrando sua jugular e com força descomunal, o pitbull firmou a boca fechada em sua garganta. O homem fora presa fácil e indefesa. Cumprida a tarefa, o cão voltou ao seu posto, abanando-se para retirar a água dos pelos. Deitou-se e manteve novamente a guarda.

E enquanto aquele homem perecia sob as garras da fera — e o outro forçava a porta da sala para entrar, eu já me dirigia ao segundo andar, imaginando que talvez fosse melhor morrer, entregando-me enfim aos braços da morte, tal estavam contados os meus dias. Ao menos ficaria livre em definitivo daquela insuportável dor.

O último som que se ouviu foi do tiro, que ressoou em todo o interior da casa.

O delegado Jonas Casqueira subiu os degraus da escada nitidamente mal dimensionada, chegando ao segundo pavimento da residência que lhe pertencia, apressado

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

O delegado Jonas Casqueira subiu os degraus da escada nitidamente mal dimensionada, chegando ao segundo pavimento da residência que lhe pertencia, apressado. Não podia crer no que havia acontecido. O vizinho, um professor aposentado que vivia só, dizia ter ouvido um cão bravo e um grito, depois um tiro. O cão rosnara primeiro, muito raivoso, seguindo-se ao ataque um grito seco de homem, logo silenciado. Foi aí que veio o tiro. Conforme a testemunha, um tiro bem abafado, provavelmente no interior da casa.

— Viu o que aconteceu?

— Não, delegado. Apenas ouvi. Ah, sim, depois do tiro fui até a frente da minha casa... Um homem saiu da casa 2 pela porta da frente.

A casa da tragédia, denominada por Jonas de casa 2, geminava-se com a casa 1 pela rua de cima. A casa 1 estava alugada para a testemunha. Já o beco, com acesso pela rua de baixo, não possuía aberturas, excetuando-se o portão metálico dos fundos da casa 2. O beco era formado em sua lateral esquerda pela parede de uma fábrica e, na lateral direita, pelo muro de um terreno baldio.

— Tem certeza de que era um homem?

— Imagino que sim.

Olhou a vítima, os miolos estourados, sangue espalhado pelo entorno. A mão pendia, segurando firme uma arma calibre 38, em clara rigidez, devida a um espasmo cadavérico.

Na escrivaninha, um papel com letras cursivas e que trazia escrito:

"Já está deitado o machado à raiz das árvores; toda árvore, portanto, que não fizer bom fruto, será cortada e lançada ao fogo."¹

— O que significa isso?

Pendurados no pescoço da vítima, um cordão com pingente, ambos dourados, trazendo cunhado no metal uma ovelha entremeada a uma cruz tombada; e a base do madeiro presa às patas dianteiras do animal.

— E isso agora?

Afora as duas coisas que lhe pareceram mais descontextualizadas, a citação e o pingente, nada parecia haver ali de relevante. A peça dourada o fez lembrar-se de uma medalhinha de Nossa Senhora Aparecida que ele trazia na carteira, presente de sua mãe. Pensando nela, agradeceu a Deus por não precisar permanecer nem mais um segundo naquele funesto ambiente. E deixou-o tão apressado quanto o adentrara.

Para o homem morto no quintal do térreo, cujo sangue a chuva lavava rapidamente, pouco deu atenção, deixando-o aos cuidados da perícia técnica.

Não fora fácil ver o morto do primeiro andar naquelas condições. O sangue espalhado era o mesmo que corria em suas veias.

----------
Nota:
¹Mateus, 3,10; Lucas, 3,9.

A Fonte QOnde histórias criam vida. Descubra agora