Maria sabia por que seu filho estava com mau humor, mas isso não era desculpa para tratar mal seus convidados. Então o repreendeu em voz baixa, mas severa.
“André!”
Embora André não quisesse nada além de gritar de volta, parou de olhar para o macaroon e disse educadamente: “Você se importa se eu for para meu quarto por um tempo, tia Anna?”
Anna foi pega de surpresa por ele ter se dirigido à ela, ao invés de sua mãe. Depois de superar a surpresa, viu os grandes olhos do menino cheios de inocência e um pouco de tristeza. Tinha certeza de que não poderia recusar o pedido da criança a qualquer custo.
“Não, querido, não me importo.” Anna respondeu com um sorriso gentil.
Depois que André conseguiu sua permissão, deu à sua mãe um olhar no qual Anna não entendeu e saiu rapidamente.
“Sinto muito, Anna.” Maria se desculpou em nome de André.
“Oh não, não é nada. Posso imaginar que normalmente ele não é assim, não é?”
“Oh, como você é doce, Anna! Está certa, ele geralmente é bem humorado, mas está um pouco deprimido atualmente pois descobriu que por causa da transferência do pai de seu amigo, o mesmo estará se mudando permanentemente para a Rússia na próxima semana.”
“Isso é tão triste. Posso entender porque ele está tão para baixo. É problemático estar separado de amigos.” Anna suspirou.
“É isso. Espero que melhore em alguns dias.” Maria disse.
No jantar, todos estavam sentados e André não apareceu na hora certa. Louis pediu a seu criado que o chamasse em seu quarto. Alguns momentos depois, André apareceu de cabeça baixa. Vendo seu filho entrar pela porta, a expressão gentil no rosto de Louis se transformou em uma de raiva.
“André, nem sempre você pode ser temperamental. Você é um menino crescido. Deve aprender a ser respeitoso.”
Anna ficou preocupada que André chorasse após ser repreendido em público. Afinal, não parecia ser repreendido regularmente na frente de outras pessoas. No entanto, ele apenas olhou para seu pai e se desculpou.
“Não vou fazer isso de novo, papai.”
André se sentou em silêncio ao lado de sua irmã, que lhe deu um sorriso terno, mas André apenas balançou a cabeça levemente para ela e olhou para sua comida.
Anna observou a todos durante o jantar e notou que tinham uma etiqueta alimentar impecável, até mesmo as crianças. A conversa animada continuou durante o jantar e todos tinham grandes sorrisos em seus rostos, exceto por duas pessoas de olhos azuis.
Depois do jantar, eles foram para a sala. Karenin e Louis estavam tendo uma conversa política, naturalmente se afastando de suas esposas e filhos. Anna se acomodou no sofá em frente à lareira. Maria trouxe algumas frutas com ela. Lúcia se sentou ao lado de sua mãe, enquanto André apenas se sentou na primeira cadeira vazia que viu assim que entrou na sala.
Não parecia que ele iria sair mais cedo dessa vez, mas ainda parecia entediado. Sentou-se com o polegar e o indicador esquerdos apoiados na lateral da têmpora e do queixo. Anna sentiu que a criança personificava completamente a imagem de estar em um estado de “vida ilusória não correspondida”, e o pensamento a fez rir de si mesma.
Rapidamente, Anna olhou em volta para ver se alguém a tinha visto. Deu um suspiro de alívio ao ver que Maria e Lúcia estavam conversando profundamente, assim como Karenin e Louis. Mas quando seus olhos voltaram para André, congelou ligeiramente. Ele estava a olhando com uma carranca profunda no rosto. Seus olhos azuis brilhavam de irritação.
Ele encolheu os ombros como se perguntasse por que ela estava rindo, enquanto sua mão permanecia na mesma posição sob o rosto.
“Desculpe.” Ela murmurou a palavra à ele e ficou chocado que a havia entendido enquanto sua raiva dissipava e o tédio tomava lugar novamente.
André a encarou por um tempo, então piscou e desviou o olhar, como se tivesse voltado ao estado “vocês, adultos estúpidos, não conseguem entender meu colorido mundo interior”. Anna conteve o sorriso enquanto abaixava a cabeça e dava uma mordida na fruta que Maria lhe dera.
Às nove, as crianças já tinham ido dormir e Maria aconselhou Anna a ir para cama cedo também.
“Louis, você ainda terá muito tempo para conversar amanhã. Deixe Alexei e Anna irem para a cama. Devem estar cansados de sua jornada.” Maria gentilmente comandou Louis.
Louis sorriu e ofereceu-se para mostrar o quarto deles.
Assim que chegaram ao quarto de hóspedes de Maria, Anna foi até a cômoda e conversou com Karenin enquanto penteava seu cabelo. Antes que percebesse, estava falando sobre André.
“Que criança inteligente, não é?” Anna contou a Karenin sobre o incidente na sala de estar.
“Andre tem alguma inteligência, mas é muito orgulhoso. Esse tipo de orgulho vai machucá-lo se não aprender o conceito de humildade.” Karenin comentou, fazendo Anna perceber que ele era imparcial até com o sobrinho.
“Achei que você gostasse dele.”
“Gostar ou não não deveria ser seu padrão de julgamento.” Disse Karenin.
Ele olhou para Anna, que o estava encarando profundamente. Ele não entendeu o olhar que o dava, então mudou de assunto.
“Tenho que visitar um funcionário com Louis amanhã.”
“Tudo bem.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Noble Marriage (Novel)
RomanceAo contrário de outras mulheres de sua idade, Anna conseguiu escolher um marido para si mesma. O homem que ela escolheu era sério, rígido em sua moral, mas também honesto até demais. Essas características eram o que o tornavam querido para ela. "Nos...