A estrada de terra não parecia a mesma de dois anos atrás.
Fazia um tempo que o sol se pôs atrás das videiras e o céu foi tingido de laranja, os faróis do velho Corcel iluminando um trecho da estrada rasa, cheia de pedras soltas.
Engatei a primeira e o Corcel resfolegou, chiou e se calou. Houve um minuto de silêncio, interrompido pelo estalo do motor, que respirou aliviado, enquanto esfriava. Sem chances, pensei. Você não vai me deixar na mão agora. Girei a chave, mas o motor, cansado, se recusou a pegar. Respirei fundo, me dirigindo ao veículo com a voz macia, como se falasse a uma criança pequena. O Corcel resmungou, tossiu e silenciou. Não era mais uma criança pequena, mas um velho ranzinza, resmungão e inútil. Adulei, briguei e supliquei, mas nada adiantou. O Corcel permaneceu imóvel no meio da estrada de terra, enquanto as sombras aumentavam lá fora.
Breve seria noite.
O asfalto devia ter ficado cerca de dois quilômetros para trás, o que significava que faltavam mais dois até o meu destino. Não havia nenhuma luz à vista, nenhum sinal de vida, a não ser a extensa plantação de videiras da velha vinícola.
Eu tinha duas opções: podia ficar ali sentada, esperando alguém aparecer, o que era improvável em se tratando de uma estrada particular que cortava a vinícola, ou podia caminhar dois quilômetros até a sede, de vestido e salto alto, no meio do breu, sendo atacada pelos insetos e sabe lá mais o quê.
Maldita hora em que resolvi pegar o atalho. Se tivesse permanecido no asfalto, cedo ou tarde um carro passaria por mim. Mas eu estava atrasada para o jantar na casa dos Castros Oliveira e não queria desapontar Dona Laura, que prezava pela pontualidade. Agora, eu não só estava atrasada, como provavelmente não estaria presente no jantar.
Se eu entendesse alguma coisa de motor... A verdade, porém, era que nunca havia aberto um capô e não sabia o que encontraria por baixo. Continuei sentada, a escuridão me envolvendo como um véu cálido e misterioso, apenas a faixa de luz que acabava poucos metros adiante.
Enquanto tentava decidir se devia ou não manter os faróis acesos, fragmentos de histórias invadiram a minha mente: de pessoas que pegavam uma estrada isolada e nunca mais eram vistas... Apaguei os faróis e fiquei ali no escuro, repetindo uma prece silenciosa, o coração dando pancadas no peito.
Parecia que havia se passado muito tempo — na verdade vinte minutos — quando dois feixes luminosos surgiram na escuridão, vindo em minha direção. Olhei pelo espelho retrovisor enquanto os faróis se aproximavam pela estrada. Parecia uma caminhonete, pela altura dos faróis; eles se aproximaram e encostaram atrás do Corcel.
A porta do lado do motorista se abriu e um homem saltou. Continuei imóvel, o coração batendo tão alto que eu podia ouvi-lo. Houve duas batidas de leve no capô, sobre a minha cabeça. Após hesitar por um instante, abri o vidro, o suficiente para olhar pela abertura. Um rosto surgiu na janela, me assustando.
— Sabia que está invadindo propriedade alheia?
Eu estava olhando para um rosto jovem, muito bonito por sinal, os olhos atentos examinando-me de volta.
— Conhece os Castros Oliveira? — Perguntei, sondando.
— Conheço. Essa estrada vai dar na casa dos Castros Oliveira. É para onde eu estou indo, se quiser uma carona...
Quem seria ele? Seria um dos filhos de Dona Laura?
Se fosse, devia conhecer o apreço que Dona Laura tem pela pontualidade. Àquela altura, o jantar já devia estar sendo servido. E depois, a televisão estava cheia de notícias sobre mulheres que aceitavam carona com estranhos e depois desapareciam.
— O... meu amigo foi pedir ajuda, ele já deve estar voltando.
Ele deu uma olhada no interior do veículo, voltando depois a me olhar através da abertura.
— Como quiser. Eu ficaria até o seu amigo voltar, mas estou atrasado, então, boa sorte.
Ele se afastou e entrou no veículo, que passou por mim, os faróis traseiros desaparecendo na escuridão, enquanto eu me perguntava se havia cometido um erro. Agora, só me restava esperar pelo dia seguinte e sair para pedir ajuda. Me preparei para a longa noite de espera.
Cerca de meia hora depois, outro facho de luz surgiu na estrada. Aquele atalho era mais movimentado do que eu pensava. O veículo encostou atrás do corcel e, como uma repetição, vi a porta do motorista se abrir e um homem saltar. Mais uma vez, bateram no capô.
— Ainda não tinha encontrado uma mocinha em apuro, mas dizem que há uma primeira vez para tudo.
Aquela voz era familiar. O rosto de Heitor Castro Oliveira surgiu na janela.
— Sua mãe não ensinou que não se deve pegar atalhos no meio da noite?
Dizendo isso ele enfiou um boné na cabeça, onde havia acoplado uma lanterna, encaminhou-se para a frente do Corcel e abriu o capô, acendendo a lanterna.
— Isso está cheirando a churrasco de gato. — Ouvi ele resmungar.
Abri a porta e saltei, tomando cuidado para não tropeçar numa pedra, sentindo o salto fino afundar na poeira. Fiquei ao lado de Heitor, enquanto ele examinava uma válvula suja de pó.
— Qual foi a última vez que mandou revisar essa lata-velha?
Era um insulto. O Corcel era o primeiro bem que eu adquiria depois de me formar em gastronomia. Só porque era um Castro Oliveira, ele não tinha o direito de desmerecê-lo. Mas eu gostava de Heitor.
— Me garantiram que ele tinha passado pela revisão, há um mês, quando o comprei — respondi, deixando claro o meu orgulho de proprietária.
Ele balançou a cabeça e voltou a estudar o interior do capô.
— Deve ser o radiador. Aposto como não trocam o óleo do coitado há anos.
Acenei com a cabeça, concordando, como se o que ele disse fizesse algum sentido para mim. Heitor voltou-se, me olhando de lado.
— Se eu não a conhecesse, diria que está atrás de encrenca.
Eu tinha escolhido o meu melhor vestido, um Alexandre Herchcovitch autêntico, que encontrei num brechó em Recife, um ano atrás. Quem se desfez dele não sabia o que estava fazendo. Ele era preto, com alças finas, elegante e discreto, o corte e o tecido impecáveis.
— Eu diria que é você que está encrencado, está uma hora atrasado para o jantar de sua mãe.
Depois de um breve silêncio, Heitor deu um passo atrás, fechou o capô e limpou as mãos.
— As coisas andaram mudando por aqui, enquanto esteve fora. — Diante do meu olhar inquisitivo, acrescentou: — Quero dizer que não sou um dos convidados de Dona Laura.
Eu passava dois anos longe, estudando e trabalhando como uma condenada, e quando voltava para casa, munida de sonhos, descobria que até em Paraisópolis as coisas mudavam.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Segredo de Família(Link no Perfil)
RomantizmDois irmãos, nascidos nas terras semiáridas no Vale do São Francisco, em uma família abastada, passam a disputar o amor da mesma mulher. Vinícius Castro Oliveira é o filho do meio, envolvido em um escândalo e afastado por sua família quando era adol...