Participação feminina

437 43 0
                                    

No dia seguinte, Simone se arruma para ir ao senado federal, pois teria uma sessão extra de votação naquele dia.
Vestiu uma saia cinza até o joelho e uma blusa de mangas compridas vermelha, um salto alto preto de couro sintético e um lenço vermelho no pescoço. Desceu para tomar seu café da manhã, fez um chá preto junto com algumas torradas, enquanto checava seu celular.
Terminado, escovou seus dentes, foi até o quarto e avisou Eduardo:
—Eu já estou indo viu? A tarde estou de volta. Beijos.
Eduardo nem se mexeu na cama, só fez um ruído de confirmação.
Simone pegou sua bolsa e saiu. Ficou esperando seu motorista que chegou logo. Durante o percurso, foi conversando com o homem até chegar.
Chegando no planalto, foi para seu gabinete, e quando entrou sua assessora já veio falar com ela sorridente:
—Bom dia Simone.
—Bom dia Jacque.
—A senhora ficou sabendo quem eles nomearam presidente da participação feminina do senado? —Simone olha para Jacque esperando que conclua e ela o faz —Você! Você é a nova líder da participação feminina no senado federal.
Simone que tinha acabado de se sentar, se levanta boquiaberta olhando para a assessora e pergunta:
—Onde você viu? Já notificaram o resultado?
—Sim, fizeram a votação e anunciaram ontem à noite, e hoje de manhã cedo novamente. Provavelmente irão chamá-la no senado hoje.
—Aí meu Deus, lutei tanto por isso. Para dar mais voz as mulheres naquela casa cheia de homens. Nem acredito... —Simone responde tentando processar aquela notícia que recebera
—Meus parabéns senadora! Tenho certeza que irá fazer um excelente trabalho. —a assessora diz antes de sair da sala e voltar a seus afazeres.
Simone pega uns papéis na sua mesa e vai até o senado, onde assim que entra é cumprimentada por vários senadores e parabenizada.
Coloca sua bolsa em sua cadeira e vai conversar com o presidente. Poucos minutos depois a sessão de votação começa.
O presidente começa parabenizando Simone pela presidência, e as mulheres aplaudem. Depois, o presidente começa a discussão da pauta para votação. Por coincidência, ou talvez não, a pauta do dia tinha muito a ver com a participação feminina: seria discutido sobre a legalização do aborto.
Simone pensa que precisa ser ainda mais ativa do que era (e já era muito ativa), agora que é entitulada. Então começa a discussão:
—Sr presidente, eu gostaria de ouvir o autor do desarquivamento antes, para que, dependendo da forma em que ele irá se posicionar, eu gostaria também de fazer minha manifestação referente à esse requerimento.
O presidente acata ao pedido de Simone, e após a declaração da proposta de pec, Simone continua:
—Sr. Presidente, eu fico confortável agora em dizer que sou favorável à aprovação desse requerimento de desarquivamento dessa pec, depois de ouvir o autor. Não podemos esquecer que estamos aqui justamente para legislar, não apenas no conforto, mas também naquilo que somos diferentes e temos controvérsias. Esse é um tema polêmico, que comove a sociedade como um todo, e se não avançarmos nessa pauta, o supremo fará, já consta em suas pautas do primeiro semestre, questões como avançar na legalização do aborto em certas situações que não estão previstas no código penal. Esse desarquivamento vai permitir que o congresso nacional possa discutir e analisar o que entende a sociedade e o que está quer. O autor do requerimento foi categórico, nos não estamos falando em retroceder e cancelar o que consta no código penal das excessões previstas para garantir a mulher o direito de abortar em situações excepcionais. Isso está preservado, e assim continuará. A discussão que teremos que tratar a partir do desarquivamento, é se estaremos avançando ou não em relação à outros casos, como por exemplo, há teses nesse sentido, como permitir a mulher, o aborto até o terceiro mês. Eu particularmente, já adianto, que sou radicalmente contra a proposta da pec, só aceito os casos de aborto hoje previstos no código penal, então quem sabe, nós possamos melhorar o texto dessa pec e assegurar aquilo que pensa o congresso nacional e deixar o legislativo cumprir seu papel, e o supremo fazer aquilo que lhe compete, que é interpretar a constituição e julgar no caso concreto.
Inspirada por Simone, Soraya que vinha tentando lidar com sua vergonha e ser mais participativa se declara:
—Sr. Presidente, mais uma vez é aquela questão dos poderes usurparem. Essa questão precisa ser decidida nessa casa, por isso eu assinei o requerimento de desarquivamento, e não deve ser decidido pelo STF. Mais uma vez, estamos aqui lutando, pois são questões afetas ao legislativo. Então mais uma vez, em defesa da independência dos poderes! Então, eu sou pelo desarquivamento.
Simone não conversara com Soraya naquele dia, nem mesmo a cumprimentou, pois a moça chegou no exato momento da sessão iniciar. Estava conversando afastada de sua cadeira, mas parou a conversa só para prestar atenção na declaração da amiga. Mesmo de longe, conversando com outros senadores, Simone sempre dava olhadas para Soraya.
Soraya que estava totalmente focada na sessão, começou a discutir algo com o senador de São Paulo, que era um dos poucos colegas que ela tinha ali, e ficou bem entretida naquela conversa ou discussão séria. Tanto que nem reparou uma senadora, novata também, a observando de longe, até que esta, tomou coragem e foi falar com a loira. Chegou por trás de Soraya, que estava sentada, colocou a mão no ombro e falou algo pelo ombro dela.
Simone que dava olhadas aleatórias, olhou fixamente para a situação e sentiu uma leve pontada de ciúme da moça tão perto de Soraya.
A conversa entre Soraya e a senadora se intensificou, e o colega de Soraya que aguardava para continuar conversando com ela, se retira para seu lugar. E então a moça se senta ao lado de Soraya, tira a bolsa de simone da cadeira e coloca na mesa, e se senta na cadeira dela para continuar conversando. As duas ficam conversando com a cadeira virada de frente uma para a outra, muito entretidas na conversa. E enquanto Soraya estava encostada na cadeira, a senadora estava curvada para frente para ficar mais próxima de Soraya.
A senadora tinha as feições bem jovens, os cabelos pretos pranchados e compridos até o meio das costas, usava uma maquiagem simples, apenas uma cobertura de pele e delineado gatinho, e vestia uma calça social preta com uma blusa branca e um blaser aveludado azul bebê.
Simone que não conseguia tirar os olhos da situação, com um incômodo de ciúme, levantou a sobrancelha com deboche quando a viu tirar sua bolsa e se sentar em seu lugar. Então foi para perto de seu lugar fazendo com que a mulher a notasse para sair do seu lugar, isso disfarçando como quem procurava alguém por ali. Contudo, quem notou Simone foi Soraya, que fez um sinal para a senadora apontando para Simone atrás dela. Então a senadora se virou e perguntou para Simone com voz doce:
—Ah, me desculpe senadora, quer se sentar em seu lugar? Desculpe, eu estava conversando aqui com Soraya e nem notei a senhora.
Simone olha para Soraya que sorri a cumprimentando, e ela faz o mesmo, depois volta seu olhar para a senadora e diz educadamente:
—Imagina hahaha
As duas ficam se olhando em silêncio por uns segundos, e quando a senadora percebe que Simone estava esperando ela sair de seu lugar, ela sai dizendo:
—Então depois continuamos a conversa Soraya.
Soraya acena sorrindo para ela, e Simone se senta.
As duas não falaram nada, apenas ficaram prestando atenção na sessão, até Simone se levantar e falar no microfone:
—Gostaria apenas de lamentar o arquivamento anterior, com o maior respeito, em nome da bancada feminina, eu, como presidente ou não da participação feminina. Nós jamais aceitaríamos desarquivar uma pec que seria um retrocesso para a mulher brasileira infringindo e querendo anular aquilo que o código penal já estabelece, que são os casos em que a mulher pode, no livre arbítrio de seu próprio corpo, abortar. Eu tive a palavra dada pelo autor desse requerimento, que assim que for desarquivada, vai fazer uma emenda à própria emenda constitucional, estabelecendo o direito à vida desde sua concepção, ressalvado os casos já previstos no código penal. Com isso, o que ele quer é apenas impedir novos casos, como o direito de abortar no mês 3 ou 4. De qualquer forma, não temos que entrar no mérito, essa é a casa do debate e pluralidade. Essa peça como qualquer outra preposição tem o direito de caminhar dentro das comissões, se fazer audiência pública e nesse plenário. Para ser aprovada, requer um quórum qualificado de 49 votos. Como senadora, presidente da participação feminina, gostaria de tranquilizar que não permitiremos retrocesso naquilo que está previsto na constituição federal. Temos aqui o compromisso do autor do requerimento, de que vai reformular essa emenda para resguardar o que está estabelecido. O que não queremos, só o que discordo, é estabelecer a pauta do legislativo, uma vez que o supremo já pautou a discussão de novas possibilidades de aborto no Brasil.
Simone se senta novamente e Soraya que a olhava, se vira para ela e diz:
—Não tive tempo de te cumprimentar, pois eu cheguei em cima da hora da sessão, então... Parabéns pela conquista, sei que você queria muito isso, estava se esforçando para conseguir, e eu tenho certeza que você será uma ótima presidente, e eu, particularmente, vou me sentir muito segura em ser liderada pela senhora.
Simone agradece murmurando um "obrigada" e sorri. As duas ficaram se olhando em silêncio por um tempo em mais um daqueles momentos mágicos de conexão do olhar entre elas, até serem interrompidas pela assessora de Simone que a chamava, e Simone teve que sair a acompanhando. Antes, ela pegou sua bolsa, se levantou e deu um beijo de cumprimento em Soraya se despedindo e saiu. Já estava no fim da sessão, então ela não iria perder muita coisa.
Soraya então pensa em participar por Simone que não estava ali, compensando a ausência dela, e pede ao presidente:
—Sr. Presidente, só queria pedir o requerimento onde eu peço uma sessão especial. Gostaria que o Sr deliberasse.
O presidente anota, envia para análise e encerra a sessão.
Soraya diz ao microfone:
—Além de tudo, por fim, quero parabenizar vossa excelência, pela forma igualitária que vem tratando todos os partidos, de forma proporcional e de acordo com seu tamanho, mas presenteando e valorizando cada um.
O presidente agradece, e os senadores começam a esvaziar o senado pelo fim da sessão.

DestinyOnde histórias criam vida. Descubra agora