Primeiro pronunciamento

371 34 0
                                    

Naquela manhã, Soraya tinha acordado feliz, e foi trabalhar animada. Primeiro para ver Simone, depois porque aquele seria seu primeiro discurso no senado federal, e estava empolgada. Durante o caminho só pensava no que iria falar para não fazer feio. E quanto a Simone, seria a primeira vez que a veria depois do ocorrido, e ainda não estava preparada para falar sobre, mas só o fato de ver Simone já era seu motivo de alegria.
Chegou no congresso, pegou algumas informações com sua assessora, e foi direto para o senado, cumprimentou alguns senadores pelo caminho até sua cadeira, e se sentou aguardando o início da sessão. Estava mais confiante naquele dia, mas conversou com vários senadores, praticamente esquecendo sua timidez de insegurança.
Simone estava onde sempre ficava, fora de seu lugar, conversando com alguns senadores na frente do senado. E olhava para Soraya o tempo todo, a percebendo mais solta. Então o presidente chamou Soraya para fazer seu pronunciamento na frente, e ela foi até lá, subiu no palanque e começou o discurso:
—Senhor presidente, senhoras e senhores senadores... É com muita alegria que eu subo pela primeira vez na tribuna, e antes de qualquer coisa eu preciso agradecer a Deus, minha família, meu marido, minha filha, meu sócio, e sem sombra de dúvidas agradecer a todos os voluntários da nossa campanha, do PSL. Eu sempre disse durante a campanha, que os outros candidatos tinham funcionários, mas nós tínhamos voluntários, e fizemos a campanha tendo o maior voluntariado da história do pais, e como parte dessa eleição, do senado... então gratidão. Não por mim, pois não estou aqui por mim, estou aqui pelo Brasil, e sou apenas uma parte dessa missão. É uma grande honra para mim, falar nessa tribuna... —e olhando para Simone, que a observava, complementa o discurso —Eu sou casada, tenho uma filha, sou advogada, e a política para mim nunca foi um projeto de vida, nunca imaginei estar aqui. Eu me tornei candidata à senadora da república pelo PSL, partido de nosso presidente, Jair Bolsonaro, que me inspirou, e trouxe pela primeira vez na minha vida, a certeza de que algo iria mudar. Nós reclamamos muito, somos muito bons nisso. E eu resolvi sair da fila dos que reclamam, para entrar na fila dos que fazem. Eu posso e vou errar e acertar, mas de qualquer forma, eu entrei na turma dos que fazem alguma coisa. Então se a gente não faz nada não adianta reclamar, nem criticar. Eu percebi nesses anos todos em movimentos democráticos de rua, e até pela minha atuação profissional, que eu poderia sim, ajudar nosso pais. Protestar é sim importante, mas não é o suficiente. Tudo o que a gente faz e fez, durante todos esses anos nos movimentos de rua nos mostraram que é preciso ter a caneta. Então, por isso que hoje como presidente do PSL Mulher do Mato Grosso do Sul, meu objetivo é: trazer mais pessoas que não são da política e dar espaço, um espaço principal. Sem esquecer da sabedoria dos antigos, que estão há muito tempo. Tem muita gente como eu disse, mas a prioridade será para os novos.
E hoje também é um dia muito importante para mim, pois eu assumo hoje à presidência da comissão agrária. É uma honra ter sido indicada pelo nosso partido.
Simone arregalou os olhos e sorriu, pois ela fazia parte da comissão, mas não era muito ativa, pois estava focada na comissão agrária de seu partido. Mas agora, teria uma motivação a mais para ir na comissão do senado: ver Soraya.
O presidente agradeceu Soraya quando ela encerrou o pronunciamento, e ela agradece novamente:
—Obrigada presidente, quero dizer que vai ser sempre uma honra estar na tribuna do senado federal. Essa aqui é a casa da política por excelência!
Então foi se sentar no seu lugar, e o presidente deu continuação a sessão, chamando outros senadores para fazerem o pronunciamento também.
Soraya prestava atenção, quando uma senadora, a mesma que tinha falado com ela na semana passada, que deixou Simone com ciúme, foi falar com ela novamente. Mostrou alguns papéis e ficaram conversando sobre. Simone observava de longe, e se incomodou quando viu a mulher conversando de novo com Soraya, e não tirou os olhos das duas. Pareciam estar conversando sobre um assunto sério, então resolveu não ir interromper, e só ficou observando. Até que viu Soraya rir e a moça apoiando a mão no ombro de Soraya.
"Conversando sobre assunto sério coisa nenhuma." Pensou, e foi em direção das duas, mas antes que chegasse, foi chamada pelo presidente, e mudou seu percurso.
Soraya e a senadora ficaram conversando por uns 10 minutos e depois a senadora foi se sentar no lugar dela, e Soraya ficou prestando atenção à sessão, vez ou outra conversando com os senadores ao redor. Então percebeu, Flávio Bolsonaro olhando para ela e rindo, mas ignorou, achando não ser nada demais.
Estava conseguindo socializar ali no senado, apesar de sua timidez, e se sentia orgulhosa. Já tinha falado com quase todos os senadores da casa, e tido bons resultados. Exceto alguns que pareciam não gostar dela, e sempre a olhavam de cara feia, desde que Soraya entrou. Coisa que ela só começou a perceber naquele dia.

DestinyOnde histórias criam vida. Descubra agora