Capítulo 1

705 27 3
                                    

Essa história se passa no final do feudalismo no norte da Itália e apesar de alguns personagens históricos não irá retratar com fidelidade o processo de unificação, toda essa alegoria foi usada de pano de fundo para escrever GN medieval. Dito isso abram a mente e se divirtam



A doce melodia de seu piano encheu a sala e a mente de Giovanna vagou mais uma vez para quando seu pai, Vitor Emanuel II, o Rei de Piemonte, disse a ela que queria que aquela música fosse tocada em seu funeral. Giovanna fechou os olhos, rezando para que Deus adiasse aquele momento por muitos e muitos anos. Suas mãos moviam habilmente as teclas e ela sorria para si mesma. Nunca admitiria isso em voz alta, mas havia se tornado boa tocando. Anos e anos praticando todas as formas de artes, desde cantar, tocar e dançar, agora eram recompensados, Giovanna era considerada a jovem mais refinada de toda Piemonte.

Por mais que tentasse fazer o papel de menina humilde, ela adorava ser admirada pela nobre sociedade e não perdia nenhuma oportunidade de refinar suas habilidades e flexibilizá-las. O pai e a mãe tinham tanto orgulho dela que a convidavam para tocar ou cantar durante os banquetes que realizavam para os nobres do Reino. Às vezes ela até dançava durante essas reuniões. Mas não com tanta frequência, seu irmão a advertiu que ela involuntariamente atraía os olhares dos homens, incluindo homens casados, e muitas mulheres não gostavam dela abertamente por esse motivo. Ela começou a perceber essa dinâmica aos treze anos, mesmo sendo ainda uma criança ela estava florescendo e aqueles olhos constantemente colados nela a faziam se sentir mal. Sujo. Ela tentou se esconder, mas com o passar do tempo, começou a apreciar secretamente os olhares apreciativos dos homens e a ignorar os olhares severos de suas mulheres.

Não que ela tentasse seduzir os homens de propósito: afinal, ela havia decidido há muito tempo que queria se casar com um homem nobre, alguém tão letrado quanto ela. Ela esperava encontrar um marido que pudesse apreciar as artes assim como ela gostava. Com certeza ela não queria se casar com um guerreiro. Sua casa estava sempre cheia de cavaleiros e, apesar de gostar muito deles, principalmente de Rômulo, o general mais antigo de seu pai, ela não conseguia se ver casada com alguém que tivesse inclinações violentas e nem com alguém que preferisse espadas acima de tudo. Seu pai e seu irmão eram um pouco assim, sua mãe explicou pacientemente que ela não poderia escolher por quem se apaixonaria e que deveria parar de tentar descobrir isso de uma forma tão apriorística. Porém, com o passar dos anos, ela começou a pensar que o amor não era algo que simplesmente acontece com as pessoas do além. Ela estava mais inclinada a pensar que o amor era algo que você pode construir com alguém semelhante a você.

É por isso que um dia ela confidenciou ao pai seus desejos em termos de marido, Vitor a ouviu com atenção e então caiu na gargalhada - Então você quer se casar com um estudioso?

Giovanna o repreendeu gentilmente - Pai! Por que você acha isso tão engraçado?

O rei diminuiu o riso e acenou com a cabeça - Parece que você anda pensando muito em casamento para uma menina que acabou de fazer dezoito anos. Você tem um pretendente secreto?

Giovanna fez uma cara de horror - Claro que não! E eu não escolheria alguém abaixo da minha posição, pai, você pode ficar tranquilo. Não vou fugir e me casar na calada da noite, vocês serão os primeiros a saber

Vitor arqueou uma sobrancelha - Por que não? Eu não me oporia se você se apaixonasse por alguém abaixo da sua posição e agisse por impulso

Giovanna suspirou e balançou a cabeça - Pai, uma princesa não pode fazer isso. Além disso, um casamento pode ser feliz mesmo que não seja baseado no amor. Interesses e inclinações mútuos são o que definem uma boa convivência e um casamento duradouro

A Bela e o BrutoOnde histórias criam vida. Descubra agora