Capítulo 16: A escalada

28 3 6
                                    

Na manhã seguinte eu e Elisa faríamos o vestibular, eu já havia conversado com minha mãe sobre o assunto e ela me deu total apoio. E naquela noite recebi uma mensagem de Josh que dizia:

"Boa sorte amanhã, estarei orando por vocês, e lembre-se que todos nós somos dotados de capacidades físicas e mentais extraordinárias, jamais deixe que o medo ou frustrações te limitem. Fica com Deus e tenha uma boa noite, Anne."

Após ler essa mensagem fiquei com o coração aquecido, fiz minhas orações como de costume, e fui dormir pensando que todo mundo deveria ter o prazer de conhecer alguém como Josh Bonavite.

A manhã seguinte finalmente chegou e me dirigi ao ponto de ônibus, pouco depois de adentrá-lo o medo ameaçava me dominar novamente e dessa vez acompanhado da comparação —bem que dizem que a miséria ama companhia.
Comecei a me questionar que talvez estivesse atrasada, afinal passei meses desacordada, enquanto a maioria de meus colegas haviam começado a faculdade com 17 ou 18 anos, eu iria começar com 19 anos, e não me parecia certo usar Elisa como consolo, na verdade eu me sentia um pouco culpada por tê-la feito me esperar.

E enquanto esses pensamentos obscuros tentavam consumir minha mente, fiz uma prece silenciosa a Deus.

De repente eu avistei uma senhora adentrando o ônibus, parecia estar na casa dos 60 anos, carregava alguns cadernos e se sentou ao meu lado.

—Está indo para faculdade também, jovem? —Ela perguntou e apenas assenti com a cabeça. — Hoje é meu primeiro dia em enfermagem, um sonho realizado. —Ela informou feliz como criança e com um olhar sonhador.

Aquilo foi como um soco no estômago, um tapa na consciência. Senti um nó na garganta e tive que me esforçar muito para não chorar, tudo o que consegui fazer foi responder com um sorriso fraco.

Foi então que percebi que a gente perde muito tempo se comparando com os outros, quando nossa única comparação deveria ser com nós mesmos, em especial com o nosso Eu do passado. — E se a grama do vizinho na verdade só for mais verde porque ele se dedicou ao máximo à ela ao invés de ficar observando a grama do seu vizinho? Será que as circunstâncias da vida do vizinho são as mesmas que as minhas? Será que eu estaria disposta a sacrificar o que o vizinho sacrificou para ter uma grama tão verde? Será que eu estaria disposta a fazer pela grama tudo o que meu vizinho fez? Talvez ela só seja mais verde do nosso ponto de vista.

A cantora Miley Cyrus não errou quando disse "Não se trata do quão rápido eu chegarei lá, não se trata do que está esperando do outro lado, é sobre a escalada". Mais importante que a bela vista do topo da montanha,  é o caminho que traçamos até lá, é justamente o que a torna ainda mais bela e significativa.

Quando cheguei na faculdade, me encontrei com Elisa na entrada e nos dirigimos para a sala onde ocorreria o vestibular. Agora eu estava confiante, e pude ouvir a voz de Deus me dizendo "Não foi eu que te ordenei? Seja forte e corajosa, não temas e não desanime, eu sou teu Deus".

E afinal, a vida não acabaria se eu fracassasse em um vestibular aos 19 anos, e eu tinha pessoas que me apoiariam para tentar novamente.
Me dei conta que no fim a vida não é sobre a platéia, é sobre os bastidores. E que ter para onde voltar para renovar as forças é um verdadeiro alívio, me senti grata e abençoada por Deus, porque eu tinha isso.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Uma segunda chance Onde histórias criam vida. Descubra agora