Javert
Agora, prisioneiro 24601
Acabou a pena
E a sua condicional começou
Sabe o que isso significa?Valjean
Sim, significa que estou livreJavert
Não!
Que deve seguir á risca
O seu itinerário
Este distintivo da vergonha
Você vai mostrar até morrerLook Down de Les Misérables
Nathália andou pela casa. Não demorou muito para notar que estava na Vila Cruzeiro. Um lugar que fazia parte do Complexo do Alemão. O que obviamente não era estranho que haviam as piores pessoas da sociedade ali presente, pelo menos para os políticos e a polícia.
Pela lógica, as favelas só tinham pessoas que não poderiam pagar por um lugar bom e protegido contra futuras bombas atômicas. Logo ali existiam muitos pobres abandonados.
A favela era como coração de mãe, sempre cabe mais um e os políticos gostam de pensar assim.
Para entender todo o processo das favelas é necessário ir para os anos 70 e 80 e para entender os anos 70 e 80 é necessário ir para a época que a república estava perto de surgir.
A Vila Cruzeiro faz parte da Penha, um importante bairro nobre do Rio de Janeiro. Fica na Zona Leopoldina, que por sua vez é um lugar muito tradicional. Mesmo assim, a Vila Cruzeiro é um lugar pobre. Por mais que não faça sentido um lugar pobre em uma zona rica e num bairro rico, essa era a realidade do lugar.
A Vila foi construída ao redor da Igreja da Penha. Ainda na escravidão, um certo padre Ricardo recebia escravizados fugidos na igreja e os protegia. O local acabou sendo considerado um quilombo. Até hoje a Vila Cruzeiro está em terras da igreja, embora predomina a cultura afro-brasileira.
Com o fim da escravidão e a chegada da República, quase nada mudou. O local passou a abrigar os ex-escravizados que buscavam um lugar para viver.
Embora a Penha e toda a Zona da Leopoldina crescesse em investimentos, o mesmo não acontecia com a Vila Cruzeiro, pelo menos não no mesmo nível. A igreja sempre fazia o máximo que podia, porém nunca era o suficiente e por isso a necessidade do básico para viver predominava.
A Vila Cruzeiro também não foi a única que surgiu. Todo o Alemão foi tomado por vilas na mesma situação e isso levou a um problema normal. Com a falta do básico, cresceu os roubos. Mas a justiça não se importa com a necessidade. Para a justiça a fome não justifica nada e por isso os criminosos são jogados nas prisões.
E a mais famosa era o Instituto Penal Cândido Mendes, localizado na Ilha Grande em Angra dos Reis. Era para lá que eram levados os presos comuns.
Mas nem sempre foi assim, em 1884 era um local conhecido como lazarento, um lugar para receber pessoas com cólera que chegavam em navios. Já em 1903 surge a primeira colônia penal no lugar, mas durou só 10 anos. Em 39 é reaberto para ser alojamento dos fuzileiros navais. Em 1940, o nome é mudado para Colônia Penal Cândido Mendes e passa a receber os presos comuns e políticos que estavam em Fernando de Noronha que passaram para os americanos em um acordo entre o Brasil e EUA para parceria na guerra.
Em 1954, o governador Carlos Lacerda demoliu o antigo hospital e os presos foram transferidos para outro local na mesma ilha, mais precisamente na colônia. O local passou a ser o Instituto Penal Cândido Mendes e ficou até 1994 quando Leonel Brizola fechou de vez e implodiu o local.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Conselho dos Deuses - A Maldição De Sísifo
General FictionRio de Janeiro, Brasil, 2025. Quando uma Guerra Nuclear destrói mais da metade da vida humana no planeta Terra, não foram só os humanos que sofreram. Do outro lado do véu que separa o nosso mundo do mundo sobrenatural, outra bomba nuclear atingiu. C...