---
O grupo de humanos voltou à cidade, especificamente para um lugar chamado Colônia, que outrora, antes do vírus, provavelmente era um zoológico.
Lá, eles conversam sobre o ocorrido na floresta com um homem chamado Dreyfus, o provável líder da colônia.
- Atirei nele. Me assustei e reagi. E então ela atirou em mim - fala Carver, com dificuldade por causa da dor das feridas.
- Santo Deus! Quantos eram? - pergunta Dreyfus, assustado.
- Dois humanos e... macacos? Eu não sei. Setenta? Oitenta? Noventa? - fala Malcolm, olhando de relance para Ellie.
- No mínimo! - Ellie fala, concordando com Malcolm.
- Não entendeu o que ele disse. Eles falavam! - Carver grita, alterado, mesmo com dor.
- Isso é impossível - fala Dreyfus, descrente nas palavras deles.
- Dreyfus, eles falaram. Foi incrível - Malcolm, impressionado, tenta convencer o mais velho.
- Incrível? - pergunta Carver, descrente sobre o que havia ouvido Malcolm dizer. - São macacos falantes! - grita, alterado, e é possível ver uma veia pulando em sua testa. - Com lanças gigantes! - continua.
- Por favor! Não sei o que pensam ter visto ou ouvido, mas precisam se acalmar - fala Dreyfus. - E o vírus, Ellie? Risco de contágio? - pergunta, olhando para a mulher.
- Somos imunes geneticamente, ou estaríamos mortos há muito tempo - fala a loira.
- Não tem certeza - fala Carver, olhando para a mulher ao seu lado.
- Ela trabalhou no CDC! - fala Malcolm, defendendo a mulher.
- O que faremos a respeito? - pergunta Ellie para Dreyfus.
- Eu não faço a mínima ideia - fala Dreyfus, balançando a cabeça negativamente. - Precisamos de energia - continua e suspira, frustrado.
- Eles podiam ter nos matado - Malcolm fala, se referindo a César, Luna e Liam.
- Podem ter nos deixado viver para nos seguir até aqui - Carver começa a falar, mas logo para ao sentir dor em sua perna ferida. - Descobrem onde estamos, quantos somos e, então, matam todos nós - ele termina sua fala.
- Eles quem? - pergunta Dreyfus, confuso.
- É o que estamos tentando dizer - começa Malcolm. - Foi diferente de tudo que já vimos. A mulher parecia pronta para nos matar. E o adolescente nem hesitou em atirar no Carver. E tem o líder - ele dá uma pausa antes de continuar. - Era impressionante - continua, deixando Carver chocado com suas palavras.
- Jura? Impressionante? - pergunta Carver. - Foi isso que achou? - continua, descrente.
- Foi o que vimos - fala Ellie, apoiando Malcolm.
- Todos nós vimos - fala Alexandre, que estava sentado ao lado de Ellie, até então quieto, apenas ouvindo a conversa dos adultos.
- Não digam nada sobre isso a ninguém, entenderam? - pergunta Dreyfus, olhando para todos os presentes. - Nenhuma palavra até decidirmos - continua, insistindo.
- Está de brincadeira? - pergunta Carver, não acreditando que o homem havia falado aquilo.
- Não estou - diz Dreyfus com convicção. - Não quero causar pânico na colônia - diz Dreyfus, e a conversa se encerra ali, com cada um indo para um lado.
Mas, afinal... Carver não estava tão errado. Koba e outros dois macacos os seguiram até a cidade... até a colônia, observando todos aqueles humanos reunidos.
---
Arrogância - Lourandes
"Não sou religiosa
Eu só curto a arte da igreja católica
Não curto o vinho, eu pefiro usar droga
Você sabe que a humildade
Não vai te levar para fora"
VOCÊ ESTÁ LENDO
PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO
Bilim KurguDezessete anos após a revolução, Luna e seu filho partem em busca de César. Eles descobrem que ele agora tem uma nova família. Em meio a essa explosão de sentimentos, uma guerra se inicia: humanos contra macacos, lutando pela sobrevivência. Uma trai...