III. PUNDONOR MENOSCABO DOS BALDAS: O SEGUNDINHO.

6 0 0
                                    

A vaidade nos outros é coisa triste de ser apreciada.


O segundo filho de Dona Ignávia não é mesquinho quanto o primeiro. Ao contrário, é altivo e mantém o olhar sempre acima da linha do horizonte. Agora é hora de conhecer o Sr. Pundonor Menoscabo dos Baldas. Outro nome de escalábrio, mas é assim que ele foi batizado. Tudo bem que em bocas miúdas e nos becos das vidas, ele seja chamado de Vaidade.

Há quem diga que este senhor age para o bem, mas há os que não o veem com bons olhos. Dizem até que o sr. Pundonor está envolto em uma forma de valorização pessoal, familiar e histórica, porque quem é tocado por ele, considera com esmero tudo aquilo que conseguiu construir durante a vida. Não precisa ser um vultuoso castelo de posse, basta que se valorize e zelo pelo que tem.

Por outro lado, existe quem tem o sr. Pundonor como presença maléfica; esses entendem que é por causa deste senhor que muitas vezes se deixa escapar oportunidades e possibilidades na vida, porque não admite perto de si algo que lhe seja considerado inferior. Não se dá com o diferente e o menor porque se entende polido, alto e melhor do que os demais.

De vis a vis, há confusões sobre a personalidade encerrada pelas ações de Vaidade, porque, de fato, ele não é para o bem nem para mau. Aliás, ele, em si, não é nada; o problema está na intensidade e no uso que se faz dele.

-x-x- 

 E quanto a você, em quais situações se deixa tocar pelo sr. Pundonor? Em que coisas/pessoas você deposita a sua vaidade?

SETE EVITÁVEISOnde histórias criam vida. Descubra agora