Tal qual o caminho que foi indicado para fugir à Dona Ignávia, aqui também há a preocupação em deixar uma dica para não ser pego pelo Sr. Edacidade: convívio.
Isso mesmo: conviver, isto é, viver com as demais pessoas faz com que a avareza diminua. Não adianta acumular coisas e objetos, pessoas, sentimentos e ideias se elas não servirem para tonar a convivência melhor. Diferentemente das redes sociais onde o número de seguidores diz que a pessoa é sociável, na convivência real, é a qualidade das pessoas que nos faz sermos melhores.
Não é aquilo que se acumula que diz quem se é. Ao contrário, é o quanto se consegue espalhar dessas pessoas, coisas, objetos e ideias que torna alguém conhecido, valorizado e querido. Se para a preguiça o remédio é o "abrir-se às novidades", para a avareza é "convívio".
Não existe um pensamento único e puro que seja seu ou dele. É sempre do coletivo, porque se vive imerso em um inconsciente coletivo, tanto é verdade que não foi mais preciso inventar a roda, porque ela já foi inventada e apenas se faz uso dela. Contudo, o que se pode e se deve fazer, é contribuir para que ela seja reinventada, quer na troca de ideias, no dar opinião, no expor-se aos demais, contribuir com aquilo que foi juntando para agregar valor ao que já existe.
Todavia não é fácil abrir mão do que se juntou, mas por outro lado é gratificante participar de um projeto, de uma nova empreitada ou quem sabe de um desafio. Ainda que seja o mesmo pensamento ou objetivo, cada um tem a maneira própria de enxergar e imaginar uma solução, ou não. O fato de querer participar já tira a pessoa da própria individualidade costumeira e a lança em algum grupo.
Quando duas pessoas, no mínimo, conversam, passam a existir três opiniões. Sim, é verdade! Tem a opinião daquele que propôs o assunto ou desafio; tem a opinião do interlocutor com quem se discute e, como resultado, tem a opinião formada a partir da opinião dos dois debatedores – e isso é uma riqueza! É algo que contraria aquelas duas regrinhas básicas do avaro: somar e dividir.
Se o avaro teme o dividir, para sair da avareza é justamente a divisão que lhe trará riqueza e abrirá portas. Dividir aqui significa tomar parte, expor-se, contribuir, dar de si e do que vem acumulando em favor de outrem.
-x-x-
E quanto disso você seria capaz? Ainda que seja difícil no começo e sem sentido no meio, ao final será visto que se produziu grande diferença para si e para os demais. Comece com algo simples e logo estará dividindo o que jamais esperava fazê-lo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
SETE EVITÁVEIS
Ficção GeralVocê conhece os Sete Pecados Capitais? Então dá uma olhadinha nesta história e aprenda um pouco (ou relembre deles) sobre estes sete vícios e como eles entram em nossas vidas e nos vão consumindo dia a dia. SETE EVITÁVEIS é a tentativa de exposição...