2.2. O que teme o Sr. Edacidade

5 0 0
                                    


Em poucas palavras: di - vi - dir!

Quem já sentiu o toque da avareza e deixou levar por ela, tem horror em dividir, compartilhar, fazer uso comum. Jamais peça a alguém assim que divida as posses, os seus bens ou ideias. Que fique bem claro que AQUILO QUE PERTENCE AO AVARO, pertence a ele e pronto. Não venha com essa historinha de que dividir faz bem, porque não é bem assim.

Quem sofre de avareza, entende apenas duas regrinhas matemáticas: a soma e a divisão. Quando se refere a si mesmo, a soma é a melhor das operações. Não é aquela que vem para agregar valor, mas uma acumulação de coisas, muitas vezes sem sentido. Na avareza, a pessoa vai acumulando tanto que não tem como se haver com tudo o que juntou. Junta coisas e objetos; junta pessoas e sentimentos; junta ideias e junta teias de aranha.

Tudo se resume a uma junção de coisas. Digo coisas porque não tem valor, a não ser na conta da avareza. Coisas que poderia ter serventia, ficam guardadas porque não são usadas. Objetos pegam pó, porque são tantos e podem ser que um dia sirvam para algo, mas nunca são postos a serviço. Pessoas também são cumuladas em uma grande lista, e quase nunca são visitadas ou mencionadas em bons comentários; os sentimentos não são demonstrados porque corre-se o risco de alguém sugerir uma cura e o avaro perder algum deles. Assim também as ideias, que de suas não têm nada, porque não passam de junções de aqui e acolá e não são expressas, por medo de que alguém as possa conhecer.

-x-x-

Triste viver na avareza,não é? E quanto a você, você tem medo de dividir? Gosta de acumular por acumular? Tem algum quê de Edacidade vivendo em você?

SETE EVITÁVEISOnde histórias criam vida. Descubra agora