3.2. As ações vaidosas do Sr. Pundonor.

6 0 0
                                    


A Vaidade não tem limites. Ah, e também não há preço que a impeça. Todos pagam altos valores para continuar com o toque do Sr. Pundonor Tacanhez, e vou explicar o porquê.

Todas as pessoas gostam de ter uma ideia superlativa delas mesmas: quando e se fazem algo de bom, acham que são as melhores; quando se sabe que tem uma presença agradável, então acham que devem ser o centro das atenções, e isso vai para qualquer campo da vida: quer no social quer no privativo.

E por que fazem isso? Simples, porque sempre que fazem uma escolha, escolhem primeiramente a si, muito embora inconscientes dessa sutil escolha. De todas as possibilidades, veem quais são aquelas que dão conta, que lhes são favoráveis, que cabíveis e assim por diante.

Geralmente fazem isso porque não gostam de cometer falhas, erros ou não dar conta daquilo que escolhem. É-lhes dolorido ouvir alguém dizer "eu avisei você...". E para evitar essas e demais observações, fazem escolhas suas escolhas pautadas por este parâmetro. O que começa com uma escolha, aos poucos vai se tornando uma bola de neve.

É desde aqui que fica em sintonia com o Sr. Pundonor e cada vez mais vai entrando em seus domínios. Vai se enchendo de autoconfiança e acabam sendo pedantes em seus próprios fracassos, porque não conseguem mais aceitar que podem errar nem ser perdoados pelos erros – e para evitar isto, nem chegam perto de quem comete erro ou se mostra fraco. Vai se envolvendo tanto de orgulho e nem percebe que ele o leva longe, porém o deixa lá (onde quer que seja). Sozinho.

-x-x- 

 Qual o grau de orgulho em você? O Sr. Pundonor influencia muito em suas escolhas?

SETE EVITÁVEISOnde histórias criam vida. Descubra agora