Ainda que a Ira possa ser temerosa, ela tem seus encantos. Sim, porque são tantas as pessoas que a acompanham que só pode haver algum encantamento nela – ainda que não se pôde identificá-los aqui. Mas, seria possível escapar dos encantos lançados pela Srta. Âscua? Sim, é certo que sim, apesar de não ser fácil.
Primeiro, ter-se-ia de lembrar, sempre, que não existe um dono do mundo ou da verdade e os demais têm de se submeter a esse dono, mesmo porque, sempre haverá algum que tenha mais conhecimento, mais força, mais experiência do que quem se arroga ao título de melhor e maior. Claro, que há também aqueles que estão na outra ponta da métrica, os menos capazes, mas nem por isso eles seriam obrigados a se submeter. Então, a ação-chave para isso é abrir mão de ser dono do poder.
Segundo, uma vez que ira é uma força vital para todos os seres vivos, então, ninguém pode usá-la como desculpas para cometer atrocidades, ou, em caso contrário, cometer abusos e jogar a culpa na ira, porque o outro também a tem e nem por isso sai por aí quebrando tudo e todos. Ira associada a poder causa um estrago muito grande, e neste caso, a ação-chave é: quando algo lhe parecer insuflar ira, mude de foco.
Terceiro: não, as pessoas não existem para serem ignoradas, pisoteadas ou submetidas. Ao contrário, os outros estão aí para nos ajudar e não para servir de escadas. Afinal, não foi uma pessoa quem fez o mundo, logo ela não tem que fazer tudo sozinha ou levar tudo no peito. Tem ouvir a opinião dos outros e, no mínimo, respeitá-la.
E por fim, e talvez o mais complicado em tempos atuais, é valorizar as pessoas! Em nossos dias o individualismo, a competição, o se sobrepor ganha muito mais luzes do que gentilezas, cuidado e valorização do outro, talvez seja por essas e outras que esta ação seja tão pouco praticada.
-x-x-
E você em relação às pessoas: você tem mais submetido ou as têm elevado? Por que é tão difícil se preocupar com o bem estar de alguém?
VOCÊ ESTÁ LENDO
SETE EVITÁVEIS
General FictionVocê conhece os Sete Pecados Capitais? Então dá uma olhadinha nesta história e aprenda um pouco (ou relembre deles) sobre estes sete vícios e como eles entram em nossas vidas e nos vão consumindo dia a dia. SETE EVITÁVEIS é a tentativa de exposição...