Há bilhares de anos atrás uma alquimista estava transformando elementos leves como Hidrogênio e Hélio em elementos pesados como Cálcio e Carbono em seu núcleo. E em algum dia, por caso ou acaso, a alquimista não aguentou o seu próprio peso e colapsou. E numa espetacular explosão de cores ela jogou todos os seus elementos no universo, todos se espalharam em uma nuvem gigante de cores vibrantes.
Dessa nuvem surgiu mais uma alquimista, igualmente viva, e igualmente brilhante.
Essa nova alquimista pôs sua magia para funcionar e criou novos amigos. E por caso ou acaso, esses elementos disseminaram-se em seus amigos que eram compostos de planetas e luas; e em um deles em especial, um planeta, que, por caso ou acaso, estava na distância mais ou menos certa para não queimar nos brilhos da sua amiga alquimista e nem distante o suficiente para congelar.Nesse planeta, o terceiro na brincadeira, esses elementos leves e pesados começaram a brincar entre si e descobriram um novo jeito de se divertir: viver. Com o Carbono tudo ficou mais fácil de se combinar em coisas maiores e complicadas. Mas no começo a vida era simples, porém grandiosa.A sinfonia começou com poucas notas, e com o passar do tempo, a sinfonia ficava maior e mais bonita. A vida ficava mais complexa. E há alguns bilhares de anos a vida deixou o planeta mais bonito, o céu ficou azul, os oceanos que eram verdes ficaram azuis e os continentes que eram feios, ficaram bonitos, ficaram verdes e ricos.O caos do planeta deixava as coisas mais perigosas, porém isso só alimentava a aventura. E apesar das catástrofes, das erupções vulcânicas, dos meteoros, dos terremotos, furacões e congelamentos, a vida sempre encontrou o seu caminho.Muita coisa ficou para trás, porém, muita coisa permanece, e embora a música da vida tenha se modificado com o tempo, a sinfonia só ficou mais grandiosa.
A memória ainda existe. Embora os tempos estejam difíceis, a vida ainda busca por seu caminho, e como sempre, com certeza encontrará.Quando olhar para o céu noturno e notar as estrelas, saiba que foram esses alquimistas, mesmo estando na escuridão e no meio do vazio absoluto, que trouxeram a luz para abraçar e esquentar a vida. E, ainda mais, quando olhar para o céu, lembre-se da grande história que partilhamos. Nós também somos o universo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Segredo do Universo
PoesíaUm livro sobre pensamentos, ideias, eternidades, memórias e emoções. -Escrito por Maurício Júnior, ortônimo. Foto de Sam Kolder no Pexels: https://www.pexels.com/pt-br/foto/natureza-ceu-noite-espaco-2387877/