Capítulo 4

3.7K 412 92
                                    

─── Minha nossa, o que foi que aconteceu?

A tia de Ana deixou a panela sobre a mesa e foi na direção da sobrinha quando a viu entrando na cozinha, mancando, com o Capitão ao lado.

─── Ela se desequilibrou ao descer a escada e caiu, eu estava por perto e a ajudei. ─── explicou o homem fardado enquanto ajudava Ana a se sentar em um dos banquinhos que rodeavam a mesa.

─── Minha nossa, menina. Eu falei para você tomar cuidado. ─── disse Eva.

─── Eu estou bem. Só doeu um pouco, quando a cadeira bateu, mas já está passando.

A tia parou de se morver apressada, olhou para Ana.

─── Cadeira? Mas você não caiu na escada?

─── Eu disse cadeira? Que distraída eu sou. Eu quis dizer "madeira", tia. Bati a perna na madeira do corrimão quando cai. ─── disse Ana certa de sua distração.

O capitão estreitou os olhos para a moça, um reprovação silenciosa por ela não ser uma boa mentirosa.

─── Eu falei para o Sílvio que não devia ter te dado uma tarefa tão exigente para fazer. Arrumar o quatro em que o príncipe está. Isso è muita pressão para você, deve ter ficado nervosa, coitada. E olha no que deu.

─── Titia, não foi nada de mais, já estou melhorando ─── insistiu Ana.

Eva estalou a lingua como quem briga com uma criança.

─── Foi muito gentil em trazer Ana aqui, capitão. Aceita um pãozinho torrado?

─── Terei que recusar. Com licença. ─── assim Don deixou a cozinha.

Eva fez uma cara de poucos amigos para a porta que o homem robusto acabara de sair.

─── Que homem mais estranho.

Dois minutos depois de o capitão sair da cozinha, Sílvio entrou.

─── Ah, que bom que a achei, Ana. A senhorita Tereza vai precisar de alguém que a ajude com o vestido novo. Clodete está ocupada limpando o terceiro andar ─── disse o Mordomo. Ana se levantou do banquinho e Sílvio percebeu que a garota mancava. ─── O que aconteceu com a senhorita?

─── Eu cai, mas já estou bem.

Ana não esperou Sílvio ou Tia rebaterem. Estava mesmo diminuindo a dor. Comparado com quando a cadeira se chocou em seu osso e sentiu vontade de chorar, já estava bem melhor. Se ficasse muito tempo ali com a tia a perguntando a todo momento se estava bem, ela acabaria se convencendo de que não estava.

Era melhor descansar um pouco enquanto o pé desinchava.

─── Vou dizer a Tereza que espere Clodete terminar.

─── Eu posso ajudá-la daqui a pouco, só preciso de uma tempo para descansar.

A compressa com ervas e uma boa massagem fizeram aliviar a dor enquando ela descansou por um tempo no quatinho. Depois subiu até o quarto de Tereza. Bateu na porta e a garota a mandou entrar.

Ana quase não entrava no quarto da patroa mais nova. Era Clodete quem cuidava da moça, a ajudava a se vestir, e tudo mais.
Ana só entrava ali para servir comida ou bebida. Muito raramente para ajudar Tereza a se vestir, como desta vez. Ana era mais familiarizada com os outros cômodos da casa do que com aquele ali.
O quarto era todo delicado, assim como a dona dele. branco e renda predominava em quase tudo ali.

─── Com licença. Eu vim ajudá-la, senhorita ─── disse Ana.

Tereza, que estava parada de costas, com metade do vestido no corpo, se virou para a porta.

Dança Do Destino - Livro 1Onde histórias criam vida. Descubra agora