Quando estiver em uma crise de ansiedade.
1. Tome alguma bebida que você goste - com exceção de álcool e café que podem intensificar a crise - e sinta o percurso que ela faz, sinta o quente ou o frio descendo pela garganta até alcançar sua pele. Sinta. Preste atenção no movimento de seus dedos pelo copo, feche os olhos. Conte quanto tempo demora até que você esquente ou esfrie. É importante perceber que você e o seu corpo são um mundo só, e estar em contato com ele te lembra o quanto ele precisa de cuidados - as vezes você precisa estar só para saber que se tem.
2. Ouça músicas que você não ouve faz tempo. Tente se focar na letra, se lembrar o que diz - não importa sobre o que é - e cante junto. Quando eu digo cante eu não quero dizer baixo ou sussurrado. Grite. Não tenha medo da sua voz - sinta ela saindo de você como quem esperou por muito tempo - e entenda que sua dor precisa (e merece) sair.
3. Tente não focar no que está sentindo - foque na sua respiração, se necessário conte quando inspira e expira - e perceba o movimento dos seus pulmões, o modo como eles inflam e soltam ar. Entenda que existem coisas incríveis em você e no mundo e que você merece senti-las. (Mesmo que seja apenas a respiração, você não faz ideia do quanto é importante se conectar consigo)
4. Imagine uma porta, um vaso, um quadro. Qualquer coisa que possa ser facilmente alterada. Imagine detalhes, ferrugens, a marca do sol, desenhos, textura, velhice. Foque no fato de que existem mais coisas no mundo, coisas bonitas, e que você precisa estar aqui para vê-las. Se concentrar em outras coisas lembra sua mente que existe mais do que o agora, você vai ver muito mais do mundo.
5. Fale. Não, não peça conselhos. Fale sozinho. Grite. Cante. Esperneie. Entenda que sua dor pode ser arte e precisa ser expressada. Quando falamos das coisas, vimos melhor como elas são. Entenda o que pensa, o que sente. Fale sozinho na rua, no shopping, em casa, na escola. Só fale. Você merece ser ouvido - aliás, você merece se ouvir.
6. Por último, lembre que momentos passam. Está doendo e tudo bem. Vai passar e você vai sorrir. Não tente se lembrar do passado, veja o agora - e o quão passageiro ele pode ser. Não se esqueça que a cada segundo existem outros dez sentimentos bonitos que você pode sentir. Paz é o início de quase todas as boas emoções - e paz sempre começa com esperança. (Espere e veja)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Para quem ama e chora
PoetryReunião de textos e poemas juntos a reflexões e conselhos para mentes confusas e/ou em conflitos com a dor. Para todos os que perceberam que a melhor forma de se vingar da dor é escrevendo poesias de amor para ela.