Relacionamentos abusivos: como identificar
Muitas vezes homens e mulheres vivem em relações abusivas e só percebem no fim delas, o que causa extremo dano psicológico e físico que pode ser evitado caso prestem atenção nesses detalhes:
1. Ele (a) reclama das roupas que você usa. Você tem que ter em mente que em um relacionamento se divide muitas coisas, dores, lágrimas, risadas, amor, carinho, problemas. Seu corpo e suas escolhas não fazem parte das coisas que são do casal.
2. Ele (a) te diz coisas como "não quero você falando mais com tal pessoa" ou "vai ter que escolher entre nós dois" e etc. Um namorado, namorada pode sim não gostar de seus amigos ou ficar incomodado com seus relacionamentos passados continuarem na sua vida mas não é uma escolhe dele/dela dizer com quem você pode sair ou conversar. É necessário saber se seu parceiro confia ou não em você.
3. Diz que se vocês largarem, vai se matar, se machucar, se drogar ou qualquer outro tipo de ameaça. Você não precisa carregar a vida de alguém nas costas. É uma escolha dele(a) o que faz consigo, e não é justo que você se culpe por suas decisões. Não é culpa sua.
4. Grita, chora ou fica sem falar com você quando vocês não podem se ver por algum motivo. Você precisa de alguém que te entenda, as vezes imprevistos acontecem e você não precisa mover o mundo por alguém (Em relacionamentos, o certo seria moverem juntos) e se você está cansada (o) ou algo te aconteceu - ou alguém próximo - que fez com que você não pudesse cumprir com os planos com ele/ela, entenda que não é culpa sua e que seus problemas deveriam ser dele/dela também.
5. Te ignora, ridiculariza ou inferioriza na frente dos amigos dele/dela. Uma das coisas mais importantes numa relação é o orgulho que deveriam ter um pelo outro. Amor não te faz se sentir mal, menos ou insuficiente.
6. Faz insinuações de que você o/a traiu. Confiança, novamente, é um ponto necessário. A insegurança do seu/sua parceira não é culpa dele/dela porém também não é sua e você merece ter direito de ver quem você quiser sem ser acusada.
Por último, entenda. Amor não dói, não machuca, não ameaça, não ridiculariza, não incomoda, não bate, não grita. Você merece mais.
Se por acaso você perceber que tem agido assim - por querer ou não - com o seu/sua parceiro/a entenda que é hora de mudar. Relacionamentos são parcerias, não possessão.
Se você perceber que está fazendo mal para alguém por conta de seus ciúmes ou sua insegurança, tente se resolver com você e entenda que esses são seus problemas e não dela/dele mas que você pode sim pedir ajuda e tentar manter a relação de um jeito bom e saudável para ambos.
Nós fomos ensinados que amor dói.
Amor queima.
Amor arde.
Amor é "os opostos".
Amor briga.
Entenda de uma vez por todas que amor é para ser simples e bom.
É para rir, ter paz e se sentir em sua melhor versão.
Amor é todos os sentimentos bons unidos.
Sinta e só.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Para quem ama e chora
PoetryReunião de textos e poemas juntos a reflexões e conselhos para mentes confusas e/ou em conflitos com a dor. Para todos os que perceberam que a melhor forma de se vingar da dor é escrevendo poesias de amor para ela.