Jamie acorda em Culloden Field em 16 de abril de 1746, com um Jack Randall morto em cima dele. Ele consegue se esquivar de Randall e depois perde a consciência. Ele é encontrado por quatro de seus homens e levado para uma casa de fazenda, mas sua perna está gravemente ferida por uma baioneta e ele sabe que vai morrer. Jamie não se lembra da batalha ou de como Randall estava deitado em cima dele. Ele sabe que Murtagh está morto, mas não se lembra de como ele morreu.
Dois dias depois, um grupo de soldados ingleses, liderados pelo major Hal Gray , encontra os homens na fazenda e diz que todos serão mortos por traição. Quando Hal percebe que Jamie é o homem que poupou a vida de seu irmão John , ele decide que deve honrar a dívida de John e não pode matar Jamie. Apesar de Jamie implorar que ele só quer morrer, Hal o envia para Lallybroch escondido sob o feno na parte traseira de uma carroça.
A viagem de volta a Lallybroch leva dois dias, e Jamie está febril ou arrepiado por todo o caminho. Quando Jamie chega a Lallybroch, ele está meio consciente e quase morto de febre. Jenny pergunta sobre Claire . Jamie diz a ela que Claire se foi e pede a Jenny para não falar seu nome com ele novamente. Ela nunca faz.
Jamie só quer morrer, mas Jenny não desiste e faz tudo o que pode para tratar a perna de Jamie. Quando começa a escurecer, parece que terá que ser amputada, mas Ian não deixa isso acontecer depois de tudo o que Jamie passou. Num último esforço para salvar a perna, Jenny a corta até os ossos, lava-a com água fervente e a costura. Contra todas as probabilidades, o tratamento funciona.
Quando Jamie se recupera, ele se muda para viver em uma caverna na propriedade de Lallybroch.
Entre os anos de 1747 e 1752, Jamie tenta escapar duas vezes para a França, mas os portos são vigiados de perto e, nas duas ocasiões, ele é forçado a retornar a Lallybroch.
Em 1752, Jamie continua a viver escondido na caverna perto de Lallybroch. Ele caça à noite para tentar fornecer comida para sua família, mas durante o dia ele permanece na caverna apenas com livros e pensamentos para mantê-lo ocupado. Uma vez por mês, à noite, ele se arrasta até Lallybroch para fazer a barba, passar um tempo com sua família e acompanhar as notícias da propriedade, do distrito e da situação política em geral. Quando Jamie sai da caverna, ele sempre usa um gorro de lã tricotado de fios ásperos, de cor escura, para esconder seus cabelos.
Em setembro, quando Jamie chega em casa, ele descobre que Ian foi preso pela quarta vez por suspeita de ser um simpatizante jacobita e levado para Inverness . Jenny está muito grávida e é responsável por duas famílias Lallybroch cujos homens foram assassinados por soldados ingleses, bem como por sua própria casa.
No final de novembro, Jamie não ouviu falar se Ian retornou e decide descer mais cedo de sua caverna para descobrir o que está acontecendo. Três dias depois, Ian ainda está na prisão e Jenny entra em trabalho de parto. Ela envia Fergus para dizer a Jamie para não descer de sua caverna, pois há soldados ingleses na área, mas Jamie a ignora.
Jamie organiza a casa enquanto Jenny está em trabalho de parto. Na época em que o jovem Ian nasceu, três corvos voam em direção à casa. Isso é considerado extremamente azar e, quando alguém pousa na árvore do telhado, Jamie atira nela morto com sua pistola.
A parteira aparece e diz a Jamie que o bebê nasceu, e Jenny deseja vê-lo. Jenny discute seus planos de se casar com duas viúvas de Lallybroch e pergunta a Jamie se ele gostaria de se casar com Peggy Murray. Jamie fica muito zangado e diz a Jenny que ele não pretende se casar novamente e abandonar todo pensamento de encontros. Nesse exato momento, soldados ingleses invadem a casa em busca da arma de fogo que ouviram Jamie disparar mais cedo. Enquanto subem as escadas, Jenny diz a Jamie para se esconder no armário.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Outlander. VADE MECUM. A história dos Personagens Principais
FantasíaVerdadeiro VADE MECUM dos books e da série Outlander para quem tem curiosidade do que está por vir. Este volume englobará a história dos principais personagens e irá do primeiro livro, Outlander ao último publicado até o momento, Escrito com sang...