Dizer que o André foi "apertado" pela imprensa é ser simpática. Não sei como ele se manteve tão estoico, sério e com as mesmas respostas aos jornalistas. A melhor técnica de comunicação para fugir à perguntas é dar sempre a mesma resposta. Mas ele está tenso. Só pelo que vi na televisão... A apresentação já terminou há algum tempo. Mas eu sei como são estas coisas... demoram sempre...
O Tiago está na sala entretido com o puzzle, enquanto eu acabo de fazer um bolo mármore. Amanhã a minha irmã e o meu sobrinho vêm visitar-nos e quero ter algo para lhes oferecer.
Retiro o bolo do forno.
- Mamã, o pai?
Sorrio.
- O pai está a chegar não tarda... querias ajuda para a brincadeira, não é? Posso ir contigo?
- Sim! - o Tiago encolhe os ombros, eu limpo as mãos e vou com ele para a sala. Sento-me com ele e juntos completamos o puzzle. O barulho no carro soa e eu sei que o André já chegou. E o Tiago também o sabe.
Pego no meu filho ao colo e vou até à porta que dá para a garagem.
- Vamos fazer uma surpresa ao pai? - O Tiago acena e eu sorrio. Abro a porta. Talvez recebê-lo seja bom.
Em pouco tempo, o André chega ao pé da porta. Num ápice consigo perceber como ele está exausto e o meu coração aperta de preocupação.
- Papá! - Tiago diz entusiasticamente e lança os braços ao André. Ele esboça um sorriso e pega no filho.
- Campeão... - Eles abraçam-se e eu apenas fico a admirá-los por um pouco.
- Está tudo bem? - O André pergunta-me e eu apenas aceno, movendo-me para dentro da casa. Eles seguem-me.
- Papá, amanhã o primo vem cá!
- Hum... daí este cheirinho a bolo... Mármore? - Ele sorri-me.
- Conheces-me bem. Comeste alguma coisa?
- Pouco. Mas não tenho grande fome - André vira-se para o filho - Vamos ali ao puzzle?
- Sim!
Suspiro, enquanto o vejo a sentar-se com o filho no chão.
—
Estou na sala a terminar de rever um texto que o Jorge me pediu. Continuo a colaborar com ele esporadicamente. O André quis deitar o filho e eu fiquei a adiantar trabalho. Paro o que estou a fazer. Enquanto não falar com o André não fico bem. Decido preparar-lhe um chocolate quente. Alguma coisa, ele terá de comer.
—
Coloco na mesa da sala o chocolate quente e uma fatia do bolo mármore. Quando me sento, oiço os seus passos a descer as escadas.
- O Tiago já está a dormir - ele diz-me ao mesmo tempo que se aproxima - Estava cansado e não parava de me dizer que me tinha visto na caixa dos bonecos.
Sorrio.
- Bela descrição do que é uma televisão...
- Sim... Aquele miúdo é demais - os seus olhos caem naquilo que lhe preparei.
- Come alguma coisa, vais sentir-te mais aconchegado...
Ele pega na caneca e senta-se ao meu lado.
- Hum... O chocolate quente funciona sempre - Ele bebe um pouco do chocolate quente.
Sento-me com as pernas à chinês e encosto-me ao sofá.
- Tudo foi uma treta - ele acaba por dizer.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Vida em Livro II
RomanceContinuação da história de André Almeida e de Luísa. Juntos há quatro anos, com um filho de três, Tiago. André Almeida assume um novo desafio no SL Benfica como representante do clube, ao mesmo tempo que termina a sua licenciatura em gestão. Tudo pa...