1ª Fase
•Estudos da Iluminação (1924-1927)
2º Fase
•Estudo do grupo de montagem de relés(1927-1928)
3ª Fase
•Estudo do programa de entrevistas (1928-1930)
4ª Fase
•Estudo do grupo de montagem de terminais (1930 1932)
Conclusões da experiência de Hawthorne
->A integração e o relacionamento social incentivam condições de trabalho que favorecem o aumento dos níveis de competência e de produtividade dos funcionários.
->O comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas regras e orientações estabelecidas pelos grupos, principalmente os grupos informais.
->O fator psicológico pesa mais do que a capacidade física ou fator fisiológico das pessoas para o nível de produtividade.
->O volume de produção depende da restrição ou do incentivo proporcionado pelo grupo ao qual pertence, e não de sua habilidade, força física ou inteligência.
->As inovações e melhorias técnicas são, normalmente, rejeitadas pelos funcionários das organizações, pois consideram que simplesmente estarão produzindo mais e ganhando o mesmo salário.
->O nível de satisfação ou de insatisfação dos funcionários das organizações tem elevada influência no nível de produtividade e de relacionamento social.
->Os períodos de pausa no trabalho contribuem diretamente para o maior nível de produtividade, mas o seu efeito é melhor identificado quando a sua aplicação ocorre conjuntamente com outros fatores motivacionais nas organizações.
->A natureza e o conteúdo dos cargos dos funcionários das organizações têm influência direta na motivação e na produtividade desses funcionários.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Princípios e Teorias da Administração
Não FicçãoPara quem quer conhecer esse universo amplo da administração que contém diversas situações e evoluções, sejam bem vindos e espero que se tornem grandes administradores ou apreciadores da carreira.