No inicio dos tempos existia uma divindade chamada Caos que era o tudo e o nada, e em um certo momento da existência ele acabou criando Gaia a deusa do planeta terra e a própria terra, Tártaro O inferno que futuramente seria onde os mortos vão, Erebus o deus da escuridão e Nix a Deusa da noite, Eros o amor( e esses são seres que podem ser considerados como os primordiais). Nix acabou originando 12 filhos e dentre os mais importantes estão: Éris a deusa da discórdia, Hipnos o deus do sono, Thanatos ou tânatos que é o deus da morte.
Gaia então acabou gerando Urano o deus dos céus, Oreas o deus das montanhas e Pontus o deus do mar. dessa maneira os deuses decidiram ter descendentes entre si e não de forma assexuada( de forma incestuosa), Gaia acabou tendo 12 filhos com Urano que foram os chamados Titãs, e entre eles estão:
Depois de ter esses filhos ela decretou que não iria ter mais herdeiros só que isso não adiantou e ela continuou tendo filhos só que dessa vez acabaram saindo monstros que são: 3 ciclopes Brontes, Esteropes e Arges e 3 Hecatonquiros Briareu, Coto e Giges que são monstros com 50 cabeças e 100 braços.
Urano acabou sentindo repulso dos seus próprios herdeiros e decidiu os mandar para o (lembrando que o Tártaro fica no centro de Gaia) fazendo com que Gaia sentisse muita dor, Gaia acabou tramando uma vingança se juntando com Nix para poder achar um mineral muito resistente na gaia que foi o adamante e com esse material ela acabou fazendo uma foice para castrar Urano, e quem iria fazer isso seria um dos filhos de Gaia e o escolhido foi Cronos que foi o único que aceitou, o plano seria que quando Urano fosse fazer sexo com Gaia ele iria aparecer e castrar o seu pai.
Depois disso Cronos acabou ganhando o apelido de seu pai de "rei dos titãs", Gaia achou que depois desse plano seus filhos iriam ser libertados só que Cronos não fez, Gaia acabou percebendo que Cronos só fez esse plano para tomar o lugar do pai, Gaia então falou que o mesmo que ele fez com seu pai aconteceria com ele. sendo o soberano dos titãs Cronos decidiu escolher Reia como sua rainha e assim começou o reinado de Cronos.
Cronos tinha decidido não ter filhos para não cair no conto de Gaia mais seus irmão acabaram tendo vários, citando um deles que é Prometeu o fogo que fez com que essa fosse a primeira geração da humanidade. Réia depois de um tempo acabou ficando gravida mesmo seu marido não aceitando, Cronos decidiu aprisionar seus descendentes dentro de si(os devorando) e isso foi para cada um de seus filhos que são: Héstia que é a deusa do lar, Deméter a deusa da agricultura, Hera a deusa do casamento, Hades o deus do submundo, Poseidon o deus dos mares e Zeus.
Réia não aguentava ter seus filhos devorados então ela escondeu Zeus a sexta criança e no lugar da criança ela deu uma rocha enrolada em um cobertor. Zeus estava sendo criado por Gaia as escondidas na ilha de Greta, depois de décadas de treino ele decidiu confrontar seu pai o Rei dos titãs, libertar seus irmãos e concretizar a profecia de Gaia e assim se inicia A guerra dos Titãs.
A GUERRA DOS TITÃS
Após seu treinamento em Greta uma mulher se apresentou a ele, essa mulher era Métis a deusa da saúde( e ela é filha de Tétis e Oceano), ela explicou que nem todos os titãs são a favor de Cronos e eles não se rebelaram por que tinham medo dele, e eles apenas toleravam o Rei dos titãs. Métis estava desposta a tirar Cronos do poder, Métis até questionou a Réia como que ela ainda estava casada com um tirano, Réia percebendo que ela era uma aliada decidiu contar a localização de Zeus e Gaia. Métis e Zeus passaram dias pensando em um plano para acabar com Cronos(e com esses vários dias os 2 acabaram criando uma relação), Zeus para concretizar o plano precisaria de aliados e ele foi atrás dos ciclopes e Hecatonquiros pois a maioria dos deuses não poderiam por vários motivos.
A primeira parte do plano era libertar eles de dentro de Gaia lá no submundo, quando ele foi abrir os portões ele viu Camp que era uma criatura metade dragão e metade mulher encarregada de proteger a entrada do submundo, Zeus então lidou com a criatura e libertou as criaturas e os convenceu a o ajudar, os ciclopes acabaram produzindo uma arma enquanto estavam presos e não conseguiriam usar por não ter forças e então chegaram a decisão de que só algum deus conseguiria usar a arma, e foi assim que Zeus obteve os poderes do trovão, relâmpago e raios.
Zeus volta para a ilha e se prepara para a segunda parte do plano, Métis desde quando chegou a ilha estava preparando uma poção para dar a Cronos para vomitar os filhos. na segunda parte do plano ele foi em direção ao reino dos titãs, ele acabou se encontrando com Cronos e por ele não o conhecer decidiu fazer os mais diversos serviços para ganhar a confiança de Cronos, um dia Zeus ouviu Cronos conversando com Atlas(que era o gigante condenado a carregar o universo nas costas) que tinha alguma coisa ruim no submundo e que iria mandar alguém investigar, uns dia depois Cronos falou para Zeus que teria um campeonato de quem bebia mais e essa foi a oportunidade para que ele usasse a poção, depois do horário de serviço dele ele foi para ilha para ver se tudo que ele pediu estava pronto para o próximo dia, e eles disseram que sim.
no próximo dia Zeus discretamente colocou a poção na bebida do pai, Cronos bebeu e depois de alguns minutos ele vomitou libertando assim seus irmãos, ele se revelou a Cronos e falou para todos os titãs ali se revoltarem contra a tirania dele só que apenas um deles se levantou que foi Prometeu. todos dali fugiram para se encontrar com os ciclopes e Hecatonquiros já com os titãs o perseguindo. Um dos ciclopes acaba dando o raio para Zeus e um tridente para Poseidon(esqueci de citar mais os ciclopes se tornaram os ferreiros de Zeus) e um elmo da escuridão para Hades que a partir desse ponto começou a Titanomaquia(que é a guerra dos titãs).
Cronos tinha como aliados seus irmãos: Crios, Iapeto, Ceos e Hipérion e também tinha ajuda de Perses o deus da destruição, Menoécio o deus da fúria e Atlas.
já Zeus tinha Hades, Poseidon, Hecatonquiros, Prometeu, Cratos o deus da força(que foi a inspiração pro Kratos de God of War) e Nike a deusa da vitória.
Se teve vários conflitos como Hades se infiltrando na base inimiga devido ao poder de seu elmo, Perses atirando bombas de lava e etc. a guerra durou cerca de 10 anos na qual a luta decisiva foi de Zeus e Hades contra Cronos e Atlas na qual os 2 titãs fossem derrotados, os titãs no fim da guerra foram aprisionados no submundo com exceção de Atlas que teve o julgamento de carregar o mundo nas costas, e Cronos foi aprisionado no submundo onde os Hecatonquiros viraram os agentes penitenciários do submundo para garantir que ele não escape.
Zeus e seus irmão criaram um novo lar no topo do monte Olimpo e lá eles decidiram o que cada um dominaria, Zeus ficou com os céus Poseidon o mar e Hades o submundo.
e esse foi um ponto de partida para outras histórias da mitologia grega que podem ser contadas aqui, muito obrigado por lerem até aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=jM6sT6iL9S4&t=55s&ab_channel=GuilhermeAnalisa
https://www.youtube.com/watch?v=PsE4HMJcNYI&ab_channel=GuilhermeAnalisa
https://www.youtube.com/watch?v=r2O6rbGDxfE&ab_channel=Voc%C3%AASabia%3F
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc