ORIXÁS IORUBÁS

8 0 0
                                    

OS Orixás num geral foram mandados por Olum para a criação e pós-criação. se tem humanos que conseguem se tornar Orixás por terem feitos extraordinários e uma grande sabedoria, alguns Orixás nascem com poderes sobrenaturais além de controlar a natureza.

Orisala: descrito com poderes criativos similar ao de quem moldou a humanidade sendo também colaborador de Olorun, os seus devotos usam apenas vestes brancas e eles eram proibidos de consumir e usar vinho para sacrifícios

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Orisala: descrito com poderes criativos similar ao de quem moldou a humanidade sendo também colaborador de Olorun, os seus devotos usam apenas vestes brancas e eles eram proibidos de consumir e usar vinho para sacrifícios.

Ori: a divindade doméstica universal adorada como deus do destino. a boa e má sorte depende da vontade desse deus portanto o seus devotos sempre tinham boa sorte, quando algum de seus devotos morria a Casa de Ori(uma barca que guarda a coroa de Ori) junto a representação dela eram destruídos.

Exu: é um Orixá da ordem e disciplina criado a partir da primeira estrela de Olorum. a crença é de que sua ira seria muito difícil de conter e os seus devotos seguravam uma imagem esculpida em madeira do guardião do deus supremo.

Erinle: foi um caçador nativo de Ajagbusi na qual diz ter sido levado pela correnteza de um rio. seus seguidores se distinguem por usarem correntes e braceletes feitos de ferro.

Oko: também foi um caçador na qual viveu muito e tempo e levou esse costume para seus seguidores. diz que Oko teria sido levado para uma caverna pelo demônio Polo e lá ele praticava sua magia.

Ogum: é o Orixá do ferro e guerra sendo uma pessoa bem raivosa. especula-se que ele tenha sido a primeira divindade pelos povos Iorubás, no Candomblé ele seria um Orixá ferreiro sendo meio irmão de Exu sendo considerado também o dono de todos os caminhos.

Oxóssi: é o Orixá da caça e floresta. ele protege aqueles que trabalham para o sustento, ele rege o revoar dos pássaros.

Logunedé: ele é um Orixá caçador e guerreiro da cidade de Edé. ele é bem temperamental tendo características similares de Ogum(na religião Candomblé ele é o contrario).

Xangô: é o Orixá da justiça dos raios e trovões. sendo o Orixá do poder ele é a representação máxima do poder de Olorum.

Airá: é um Orixá considerado irmão gêmeo de Xangô e graças a isso ele era tratado de forma diferente tendo seu assentamento na casa de Oxalá.

Obaluaiyê: é o Orixá da cura e terra. ele é confundido com o Sapatá(definição do panteão da terra).

Oxumarê: Orixá que liga o céu e a terra. ele nunca se nega a ajudar alguém quando realmente precisa dele, dentro do Candomblé ele tem 2 fases sendo uma macho(na qual é representado por um arco-íris) e a outra chamada de Frekuem(representada por uma serpente) .

Osanyin: ele é o Orixá das folhas e ervas sagradas. ele é detentor do axé na qual os Orixás não podem se privar, ele é o companheiro de Ifá.

Oyá: é o Orixá dos ventos femininos e relacionado com os raios. é o vento personificado na tempestade e está relacionada ao culto dos mortos, ela guiou Xangô aos nove céus.

Oxum: é o Orixá que reina sobre as aguas doces e da fertilidade. representada por uma linda mulher Africana na qual induziu a cortar a orelha de Xangô.

Iemanjá: é a Orixá dos Fébas associado também com rios. em Ifé ela é celebrada como a divindade dos mares que na diáspora Africana é assimilada a agua salgada, ela é filha de Olokun(senhora dona do Oceano).

Nanã Buruku: é um Voodoista e Orixá da sabedoria responsável pelos portais da reencarnação e descarne. Nanã era a rainha de povos Voodoistas, ela teve um filho que por causa de suas maldições ele saiu todo deformado.

Yewá: é o Orixá feminino do rio Yewá(curso d'agua no estado de Ogum).

Obá: Orixá do rio Oba sendo também a primeira esposa de Xangô.

Axabó: é um Orixá feminino cultuado na Bahia sendo bem pouco conhecido.

Ibeji: é o Orixá da divindade gêmea. ele representa também o Jeje-Nagô(termo usado pra fusão das criaturas Jeje e Nagô).

Iroko: é o Orixá da árvore sagrada. ele é tido como Orixá raro(que possui poucos filhos) e ele é guarda estreita dos Ajés(senhoras do pássaro).

Egungun: é um ancestral cultuado após a morte em casas separadas de Orixás designando também os espíritos da pessoas mortas especiais.

Iyami-Ajé: é a sacralização da figura materna que guarda o segredo da criação.

Onilé: representa a Terra-mãe tanto na vida e morte. todo terreiro possui o assentamento de Onilé denominado como fundamento da casa.

Oxalá:(já foi dito no capitulo deuses de mitologia Iorubá)

Obatalá:(já foi dito no capitulo deuses de mitologia Iorubá) 

Ifá: é o porta voz de Orunmila sendo também o Orixá da adivinhação.

Oduduwa:(já foi dito no capitulo deuses de mitologia Iorubá)

Oraniã: filho mais novo de Oduduwa

Baiani: foi um rei fraco que quase não reinou.

Olokun: senhora dona do Oceano 

Olossa: Orixá dos lagos e lagoas tendo crocodilos como seus mensageiros.

Oxafulan: é um Orixá muito velho que tem um grande bastão de metal branco na qual fica encima de um pássaro, é ornado por discos e pequenos discos.

Oxaguian: é um jovem Orixá guerreiro.

muito obrigado por lerem até aqui

https://pt.wikipedia.org/wiki/Orix%C3%A1


DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA  DE DEUSESOnde histórias criam vida. Descubra agora