Poseidon é um dos 6 filhos de Cronos e ele é quem cuida dos mares e terremotos. ele nasceu na ilha de Creta(que é a ilha mais populosa da Grécia) mais pelos Romanos Netuno(que é seu nome na mitologia Romana) ele tenha tido origem em Etrusca, Poseidon é considerado um deus supremo pela civilização Minoica(que é uma civilização que surgiu durante a idade do bronze Grega em Creta), Poseidon geralmente era visto com um tridente que os ciclopes tinham feito pra ele e um golfinho.
Poseidon também é considerado o rei dos cavalos pois segundo os gregos esse animal foi um presente criado por ele, por isso ele é mostrado muitas vezes com Hipocampos(que em um resumo é um ser com a parte de cima sendo um cavalo e a debaixo a de um peixe). Poseidon é um cara muito temperamental e por esse motivo ele simboliza e perigo nos mares, por ser muito temperamental ele acabou fazendo muitos problemas na qual os outros deuses já não aguentavam e por isso Zeus decidiu dar a ele uma das filhas de Nereu(filho de Gaia e Pontos) que foi a Anfitrite, só que ela não quis ficar com Poseidon pelo seu temperamento e por isso o próprio Poseidon decidiu mandar o seu mais fiel golfinho chamado Delfim para convencer Anfitrite. ela acabou se casando com Poseidon ganhando o titulo de rainha dos mares representando as aguas calmas, Poseidon acabou tendo um filho com ela chamado de Tritão só que ele não satisfeito decidiu fazer filhos com outras deuses e entre elas foi Deméter que originou Despina. Poseidon já participou de diversas historias Gregas sendo uma delas a da caixa de Pandora na qual ele acabou criando seres marinhos como Caríbdis(que foi uma Ninfa que pertubou vários Heróis).
NETUNO
Netuno ou Neptuno é a versão Romana de Poseidon que se tem poucas mudanças, Netuno também é o deus dos mares e cavalos além de ser filho de Saturno(versão Romana de Cronos) e Opis(versão Romana de Reia).
muito obrigado por lerem até aqui
https://www.youtube.com/watch?v=syZUHxaBSV4&t=509s&ab_channel=GuilhermeAnalisa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pos%C3%ADdon
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantezieisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc