TIAMAT- A DEUSA DRAGÃO PRIMORDIAL/INICIO DA MITOLOGIA BABILÔNICA

17 0 0
                                    

Tiamat é uma deusa primordial da mitologia babilônica que era retratada como uma serpente marinha ou um dragão com múltiplas cabeças na qual cada uma delas teria um poder diferente(na qual é a versão mais conhecida), sua historia começa quando Apsu( deus das águas doces) e Tiamat usaram os seus poderes para criar o universo e todos os outros deuses, os 2 primeiros deuses foram Lachmu e Lachamu e uma prole acabou produzindo a outra, a existência desses 2 irritaram Apsu na qual se juntou a Mummu(seu auxiliar) para dizer a Tiamat matar as suas proles para que houvesse tranquilidade de novo, Tiamat por mais que estivesse perturbada com a bagunça dos 2 ela os perdoava, as crianças-deuses descobriram que Apsu queria os matar então os 2 enviarão o deus Ea para mata-lo primeiro. Tiamat não apoiava os planos de Apsu de destruir seus filhos mas, diante da morte de seu esposo, passa a lutar contra seus filhos, Tiamat acabou encontrando um novo parceiro que foi o deus kingu na qual ela gerou vários filhos monstros. Assim acabou ocorrendo uma guerra entre os deuses primordiais e seus filhos.

Tiamat fez com que Kingu fosse líder de seu exercito e lhe entregou as tábuas do destino, Marduk(filho de Ea na qual matou o Apsu) decidiu lutar contra a Tiamat pois se ganhasse ele seria coroado como o rei dos deuses, então Marduk foi e apanhou Kingu junto ao seu exercito na qual logo depois eles foram jogados no submundo, Marduk foi então atrás de Tiamat. ele foi e a cegou com seu disco mágico(pois Marduk era um herói solar) e depois a acertou com uma lança(que era um símbolo da vontade e procriação) e ainda usou os 7 ventos para a destruir ele acabou fazendo o céu com uma metade e a terra com a outra, tomou sua saliva para fazer as nuvens e deus olhos se formaram os rios Tigre e Eufrates, além de seus seios sairão as montanhas e os humanos se originaram do sangue de Kingu. Marduk foi e criou uma civilização para os deuses no céu fixou as estrelas e regulou a duração do ano.

Se tem outros casos em que acham que a criação se deve por um fluxo de energia originadas do sangue menstrual de Tiamat, que estaria em um mar de seu mesmo nome, por esses mitos na Babilônia tinha sido implantado o calendário menstrual que celebrou os abates e mudou o nome dos meses do ano para as fases da lua.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

muito obrigado por lerem até aqui

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

muito obrigado por lerem até aqui

https://www.youtube.com/watch?v=KeH6uCkax-4&t=257s&ab_channel=MYSTERIUMTV

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiamate#:~:text=Tiamate%20ou%20Tiamat%20%C3%A9%20uma,%2C%20associado%20a%20%C3%A1gua%20doce).

http://mitos-lendas.blogspot.com/2011/06/tiamat.html

DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA  DE DEUSESOnde histórias criam vida. Descubra agora