No começo dos tempos o mundo era em uma forma pantanosa não tendo ninguém, só que no céu se tinha Olorum(ser supremo) e os Orixás(divindades representados pela natureza) na qual desciam para se divertir, eles desciam através de uma teia de aranha preso em nada. em um certo dia Olorum chamou Oxalá(um ser associado a vida humana) na qual o apresentou a ideia de criar terra firme ao mundo, Olorum foi e deu uma concha com terra além de uma pomba e galinha para Oxalá. Oxalá foi e desceu colocou a pomba e a galinha na qual ciscaram até a terra ficar firme, depois de terminar o serviço ele foi avisar Olorum na qual mandou um camaleão até embaixo na qual não conseguiu andar na terra por não ser firme o suficiente, Olorum falou que a terra era grande mais não seca, só que em uma segunda vez deu certo. o local ali seria conhecido depois como Ifé e o Oxalá teve que voltar lá para colocar as plantas e alimentos para o homem, e foi em cerca de 1 semana de 4 dias Oxalá criou o mundo.
Se tem outra historia que definiria a criação do mundo de acordo com os povos Iorubás. no começo dos tempos se tinha Olorum e Olocum(dona dos oceanos) na qual tiveram 2 filhos que foram: Oxalá e Oduduwa(divinização da terra). Olorum deu a Oxalá o dever de criar o mundo, sendo assim ele foi até Orunmilá(deus da profecia) para ver como seria a criação, Orunmilá falou que ele precisaria de oferendas só que ele acreditava em seu poder e não ouviu o conselho de Orunmilá. Oduduwa também foi consultar Orunmilá na qual decidiu seguir o conselho e as oferendas necessárias são: 400.000 correntes, um pombo, uma galinha e um camaleão. no dia da criação Oxalá acabou indo para o caminho da fronteira do além onde tinha Exu(um tipo de espírito que pode estar em diversos níveis de luz) na qual estava magoado por ele não ter feito a oferenda fazendo ele ter uma vontade de se vingar, Oxalá então chegou perto de uma bandeira e a tocou com um bastão na qual tinha soltado muito vinho, ele bebeu e dormiu ali mesmo. Oduduwa contou tudo isso para Olorum e percebendo que ele tinha todas as oferendas decidiu passar a missão pra ele de criar o mundo, Oduduwa foi e juntou todas as correntes até fazer apenas uma na qual descia sobre o mar, sobre o mar ele colocou a terra e sobre a terra a galinha na qual ciscava expandido a terra, foi lá que Oduduwa declara "a terra se expande", depois ele soltou o camaleão para ver se a terra estava firme. Oxalá quando acordou foi falar para o seu pai oque aconteceu, seu pai já sabia e ele o disse que tinha perdido a oportunidade pelo mundo já ter sido criado, e como castigo Oxalá e seus descendentes foram incapazes de beber vinho. Oxalá então através de uma modelagem de barro ele deu a forma para os humanos e Olorum através de um sopro lhes deu a vida, e depois disso todos louvaram Oxalá. Olorum depois de um tempo já não sabia oque fazer Exu foi e deu a ideia de sacrificar alguns pombos para purificar as anomalias.
muito obrigado por lerem até aqui
https://www.youtube.com/watch?v=-FEO1Xgh07o&ab_channel=MdeMythology
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc