Antes de começar a falar sobre a própria mitologia queria citar que a mitologia Romana é uma versão um pouco diferente da Grega, vários deuses são iguais os da Grega a única diferença é os nomes, mais enfim agora começando a falar.
A mitologia Romana tem uma maneira de explicar acontecimentos e coisas de uma forma bem semelhante a dos Gregos ou seja de um modo politeístas(que é a crença em vários deuses) que poderiam se classificar em duas formas: os Di Indigentes(que são os deuses de território Romano) e os Di Novensides(que são uma versão mais adaptada dos deuses estrangeiros sendo a maioria Grega). os deuses eram cultuados das mais diversas formas como rituais, festas, danças e etc. colocarei uma tabela na qual mostrará os deuses Romanos e Gregos
ainda falta alguns então vou falar aqui
Céu na forma Romana e Urano na Grega, Deus do tempo espaço e do universo, pai de Saturno
Terra na forma Romana e Gaia na Grega, Deusa da terra e da fertilidade do solo, mãe dos Titãs, Ciclopes e Gigantes.
Tártaro na forma Romana e na Grega é a mesma coisa, Marido de Gaia e também a parte mais profunda da terra.
sim vários deuses tem os nomes de planetas, isso porque os planetas que foram nomeadas com base nos deuses Gregos e Romanos. na Roma se tinha escolas de sarcedócio e grupos relacionados a deuses que apresentava um conjunto de mitos acerca de glória e da fundação de Roma(é um evento ainda pesquisado por arqueólogos e historiadores) envolvendo personagens humanos com intervenções divinas. as divindades que surgiram antes da analogia grega eram: Abeona(deusa da eram divindades romanas que presidiam as viagens), Ana Perena(deusa da abundância e alimento), Belona, Carmenta(filha de Mercúrio), Fama(voz pública), Fames(deusa da fome), Fauna(deusa do campo e das matas), Flora(deusa das flores e primaveras), Fornax(deusa dos fornos), Fortuna(deusa do caso e da sorte), Jano(deus das mudanças e transições), Juturna(uma deusa menor que protege lagoas, as nascentes, os poços e os rios), Lares( nome coletivo para indicar os espíritos que poderiam proteger ou prejudicar uma família Romana) e etc.
muito obrigado por lerem até aqui
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_romana
https://www.todamateria.com.br/mitologia-romana/#:~:text=A%20mitologia%20romana%20%C3%A9%20o,e%20dos%20fen%C3%B4menos%20da%20natureza.
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc