INICIO DA MITOLOGIA EGÍPCIA

15 2 0
                                    

No inicio dos tempos o universo consistia em um oceano caótico até que em um certo momento surgi das aguas Ben-Ben um monte em forma de pirâmide, de Ben-Ben surge Atum um deus primordial que gerou os corpos celestes como o sol e tomou a forma de(deus do sol) que teria vindo do desabrochar de uma flor de Lótus, sozinho ele fez Shu(deus do ar) Tefnut(deusa da chuva) que acabaram mergulhando nas aguas primordiais para explorar, temendo que eles não voltem Rá enviou seu mensageiro para os buscar, os 2 voltaram o que fez com que Rá chorasse de alegria e de suas lágrimas vieram os seres humano. os 2 acabaram gerando Geb(deus da terra) e Nut(deusa do céu) que por sua vez criaram o céu e a terra, Rá governava de forma soberana oque o atribuiu o título de primeiro Faraó que depois encheu o Egito com diversos seres e também o rio Nilo, Rá acabou tendo um pressagio de que seus futuros netos colocariam fim em seu reinado então ele proibi que Geb e Nut tivessem filhos, os 2 negaram isso e acabaram gerando 4 filhos: Osíris(deus do julgamento), Isís, Seth(deus da seca e da guerra) e Néftis(Deusa do céu) que acabaram destronando Rá e fazendo Osíris ser o faraó e Seth está apto a tomar o trono.

 os 2 acabaram gerando Geb(deus da terra) e Nut(deusa do céu) que por sua vez criaram o céu e a terra, Rá governava de forma soberana oque o atribuiu o título de primeiro Faraó que depois encheu o Egito com diversos seres e também o rio Nilo, Rá a...

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Osíris já como o deus supremo escolheu Isís como sua esposa, Osíris fez com que a civilização avançasse ensinando agricultura, pincelagem e a cozinhar. enquanto o reino de Osíris dava certo o seu irmão Seth tinha um reino no meio do deserto bem menos evoluído do que o de seu irmão, Osíris acabou se envolvendo com Néftis(esposa de Seth) gerando Anúbis(o deus dos mortos), Seth enfurecido foi atrás de seu irmão o convidar para uma festa em sua homenagem, na festa Seth disse que  ia presentear  um ataúde(uma espécie de caixão)  a quem coubesse nele então Osíris o experimenta, Seth prende seu irmão dentro do caixão e o joga em um rio. Isís e Néftis foram atrás do corpo levado pelo rio na qual tentaram o esconder mais Seth os achou e esquartejou o corpo de Osíris em 42 pedaços que estariam por todo o Egito, com ajuda de Anúbis Isís mumifica Osíris e consegue o ressuscitar só que ele reinaria o mundo da pós vida na qual julgaria quem entrasse no mundo dos mortos. Osíris acaba tendo um filho com Isís chamado Hórus(deus dos céus e dos vivos) na qual jurou derrubar Seth na qual tinha tomado o trono de seu irmão, já adulto Hórus desafia Seth pelo trono com vários desafios, um deles foi que eles tinham que se transformar em Hipopótamos e ficar submerso por 3 meses, Isís deveria aproveitar a vulnerabilidade de Seth para o matar mais ela acabou tendo simpatia  com ele e devido a isso Hórus ataca sua mãe e a matando, mais Toth(deus do conhecimento) salva a deusa colocando uma cabeça de vaca no lugar. em um dos conflitos Seth arranca o olho de Hórus na qual depois pede ajuda a Hator(deusa do amor). 

o duelo já estava durando muitos anos fazendo com que o tribunal dos deuses exigisse que eles se reconciliassem e com toda má vontade Seth convida Hórus para seu palácio, mais tarde Seth tenta abusar Hórus o tornando indigno para o trono mas Hórus se defende da semente venenosa e com ajuda de Isís ele se vinga colocando sua semente divina em folhas de alface que são oferecidas a Seth. Seth come a alface e se deteriora na frente de todos na qual sai um disco brilhante de sua testa na qual Toth pegou o disco e fixou em sua cabeça, e após 80 anos o tribunal declara Hórus como o rei supremo, Seth foi condenado a viajar pelos céus junto a Rá na qual seus gritos de fúria podiam ser ouvidos nos trovões. 

 

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


muito obrigado por lerem até aqui

https://www.youtube.com/watch?v=yd-HOoeo9aM&ab_channel=FocanaHist%C3%B3ria

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_eg%C3%ADpcia

DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA  DE DEUSESOnde histórias criam vida. Descubra agora