SATANISMO

15 0 0
                                    

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AVISO: ESSE CAPÍTULO NÃO TEM NENHUM INTUITO DE CONVENCER E MUITO MENOS CONVERTER A RELIGIÃO, E ISSO VALE PARA TODAS AS OUTRAS RELIGIÕES QUE EU FALAR AQUI. EU CITO DE MANEIRA MAIS NEUTRA.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Satanismo é um conjunto de crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns do Satanismo seriam a associação simbólica, admiração e veneração á Satanás e também a outras figuras similares como Belzebu. Se tem diferentes vertentes dentro do Satanismo, e em cada uma delas tem suas diferentes crenças e práticas.

Alguma das origens do Satanismo se dão pelos rituais de adoração e honra ao titã Prometeu(Patrono da Humanidade), também se tinha ao deus Egípcio Set(Deus da guerra), o deus Sumério Enki(deus da criação) e Moloque( um deus amonita). Satanás é um nome usado para se referir a Lúcifer, que é a divindade seguida na religião. Só que o nome Lúcifer seria usado mais para referir ele antes da queda ao inferno, enquanto Satã/Satanás/Diabo seriam os nomes usados após a queda.

Após o período Iluminista, algumas obras como "O paraíso perdido" foram tomadas pelas descrições e romantismo ao Satã bíblico como uma alegoria a coisas como crise da falta de fé e individualismo. Se tem poucas obras( pelo menos a que temos acesso) que demonstram Satã como um personagem heroico, e todas essas obras são antes da concretização do Satanismo sem significados do Cristianismo.

-----------------------------------------------LÚCIFER, SATÃ, DIABO--------------------------------------------

(Lembrando que eu já fiz um capítulo sobre ele e pode ser reescrito em breve)

Lúcifer de acordo com os Gregos seria o filho de Eos com Aurora sendo assim irmão de Héspero. Já no Cristianismo o termo é associado a Satã devido a uma falta de interpretação de uma profecia no livro de Isaías, que diz sobre a queda de um dos reis da Babilônia(provavelmente seria Nabucodonosor segundo). A ligação é difundida na concepção popular, na qual o termo não se referia primordialmente ao nome original de um anjo do mal que teria desafiado a Deus.

Satã ou Satanás seria um termo aplicado à personificação do mal em religiões monoteístas. Após várias comparações no que se refere as traduções sobre a origem das palavras Satanás e Diabo, atualmente é consensual entre religiosos seu significado: acusador, sedutor ou enganador para Diabo; e opositor ou adversário para Satanás. Todavia ainda há divergências sobre sua literal existência; alguns simplesmente a ignoram, outros fazem demonstrações lógicas de sua existência dentro dos parâmetros bíblicos, partindo do fato de que a Bíblia o menciona como "Querubin ungido" que se tornou opositor ao criador, assim então sendo jogado para o Inferno(Sheol) onde se tornou um Querubin caído(em outras versões se dizem que ele era um Serafin).Nesse caso Satã seria apresentado como um líder de uma rebelião de anjos, que futuramente vieram a ser chamados de "Demônios".

DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA  DE DEUSESOnde histórias criam vida. Descubra agora