A mitologia Polinésia(ou narrativa Polinésia) coloca grande ênfase na natureza especificamente no ambiente ocêanico, eles acreditavam que todas as coisas da natureza continham um poder sagrado chamado MANA podendo ela ser boa ou má tendo também cada ser com quantidades diferentes de MANA. como isso era uma energia sagrada foram aplicadas várias regras para a proteger e dentre elas foram: não adentrar em bosques e templos sagrados e não tocar a sombra de um grande chefe.
Agora falando sobre os deuses. no panteão Polinésio(especificamente o dos povos Maori) os deuses mais conhecidos e os que eram associados a criação são Rangi(o pai céu) e Papa(a mãe terra) sendo que esses 2 seriam os deuses criadores primordiais dessa mitologia, suas contrapartes são Ao(a representação masculina no universo associado ao céu) e Po( a representação feminina ligada a terra, escuridão e noite). de acordo com um mito um deus criador chamado Ku separou Ao de Po e ele também trabalhou com Lono(deus dos céus) e Kane(principal deus do crescimento), além disso Kane criou o primeiro homem e mulher e acabou se irritando por causa de seus comportamentos e decidiu que eles seriam sujeitos a morte só que ele acabou desistindo e foi viver no céu.Rangi e Papa tiveram muitos descendentes e dentre eles se tinham Tangaroa(deus dos mares) e Tawhiri(deus das tempestades), Tangaroa acabou brigando com seu outro irmão chamado Tane(deus da floresta) sempre afundando as canoas que foram feitas das madeiras das florestas de Tane. na mitologia Havaina Tangaroa era chamado de Kanaloa e a contraparte Havaina de Tane seria Kane, e os povos Samoanos e Tonganeses conheciam Tangaroa como Tangaloa. As divindades mais conhecidas da mitologia são Maui(um herói dos povos Maoris) e Pele(a deusa do fogo que é sempre associada a vulcões), outra divindade proeminente na mitologia Havaiana é Kamapua'a(deus porco).
Segundo uma lenda enquanto Tangaroa governava uma vasta extensão do Oceano o seu pássaro mensageiro Tuli procurava incessantemente um local para descansar, sendo assim Tangaroa jogou algumas pedras na água que geraram as ilhas de Samoa e Tonga
Na mitologia Taitiana(que se encaixaria no contexto Polinésio) a divindade criadora seria Ta'aroa(também chamado de Rua-i-Tupra) que teria emergido um ovo cósmico que iniciou o processo de criação, para preencher o vazio ao seu redor ele usou parte do ovo para fazer o céu e a outra a terra, satisfeito com isso ele decidiu encher esse mundo com todas as criaturas existentes e também ele enviava benções e maldições para os humanos.
De acordo com os mitos da criação Maori se tinha 2 seres primitivos: Te Po( a noite) e Te Kore(a escuridão) que existiam em um reino de caos no início do tempo, e deles surgiram Rangi e Papa que por muito tempo tinham sido presos em um abraço além de vários descendentes e deuses também foram presos. os deuses se cansaram desse confinamento e finalmente separaram Rangi de Papa proporcionando que tudo cresça e se mutipliquem. já as origens dos humanos tem várias origens e um deles se Tangaroa após criar o Pacífico ele usou uma videira para cobrir a terra e nua e fornecer sombra, a videira se espalhou e partes delas apodreceram ficando cheias de vermes, ele foi pegou os vermes e transformou em humanos lhes dando um coração e alma. no mito Maori vários dos deuses especialmente Tane-Mahuta(deus da floresta), Tangaroa e Rongo-Ma-Tane(deus das colheitas) desempenharam papel ativo na criação da vida, em uma lenda se diz que todas as criaturas vivas teriam emergidos do corpo de Tangaroa.
Em outro mito Tane foi em busca de uma esposa então ele se uniu a vários seres diferentes produzindo várias coisas vivas e não vivas, então ele decidiu formar uma mulher de areia e soprou vida nela assim formando Hine-Hauone que já tinha uma filha chamada Hine-Titama. mais tarde Hine-Titama descobriu a identidade do pai e decidiu fugir para o submundo levando também seus filhos juntos, da relação de Tane com sua filha acabou gerando a chegada da morte para os humanos. em um mito Havaiano diz que Kane queria um companheiro de sua própria imagem, então a sua mãe Papatuanuku(ou Papa) aconselhou uma imagem de si mesmo feita de barro e depois abraça-lo, a figura ganhou vida e se tornou a primeira mulher.
muito obrigado por lerem até aqui
https://aminoapps.com/c/seres-misticos-e-lendarios-5031651/page/blog/mitologia-polinesia/G5qw_BDjtnuzve3qxaqmk4B3djWnVD5aKMD
http://www.mythencyclopedia.com/Pa-Pr/Polynesian-Mythology.html
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc