No inicio dos tempos só existia o caos além de não se ter uma separação entre o céu e a terra fazendo com que eles se unissem em uma massa desforme, até que em um certo momento o céu e a terra conseguiram se separar fazendo com que a luz surgisse no mundo, essa luz gerou uma planta que cresceu e desenvolveu consciência e sendo assim surgiu o primeiro dos deuses que foi conhecido como Kunitokotachi. dá arvore acabou se originando mais 2 deuses que assim criou a Trindade Suprema, esses deuses acabaram criando mais divindades com o tempo e 2 delas se destacaram que foram os irmãos Izanagi e Izanami, os deuses supremos os presentearam com a lança do céu uma arma na qual tinha poderes incríveis, os deuses ordenaram para que os irmãos criassem um lar para eles, e sendo assim ele desceram até a terra por uma ponte celestial.
Izanagi foi e mergulhou sua lança nas aguas do oceano assim criando a primeira ilha chamada de Onogoro-Shima, após criar a ilha duas aves pousaram nela e elas fizeram com que os deuses compreendessem oque é o amor fazendo com que eles continuassem a criação do mundo. eles acabaram criando então um grande pilar na qual eles dançariam ao redor para aumentar suas forças, os dois depois da dança acabaram demonstrando seus interesses e dai eles acabaram gerando um herdeiro, essa criança acabou nascendo desforme e isso fez com que os 2 o criassem por pouco tempo para depois o deixar sobreviver sozinho no mar, eles tiveram mais filhos e o seu segundo foi a ilha de Awa na qual decepcionou de novo os 2, eles acabaram indo consultar os deuses supremos na qual disseram para ele que a dança estava com as ordens invertidas então os 2 foram e refizeram a dança para depois ter um filho, a dança foi um sucesso então os 2 acabaram gerando o Sol, Lua, arvores, montanhas e rios. só que Izanami acabou gerando Kagutsuchi(o deus do fogo) que por sua vez acabou matando sua mãe no parto devido ao seu calor, e esse acontecimento fez com que Izanagi decapitasse seu filho com a Totsuka-No-Tsurugi(uma espada que sela a pessoa que foi cortada por ela). a deusa então acabou indo para Yomi(que é o submundo do Xintoísmo) e isso fez com que Izanagi tentasse ir resgatar a sua esposa de lá.
Izanagi depois de um longo caminho de escuridão acabou achando sua esposa, só que ela estava tentando se esconder dele para que ele não a olhasse, só que ele acabou acendendo uma pequena chama e acabou vendo o rosto podre e deformado e isso fez com que ele fugisse correndo do Submundo selando depois a entrada com uma grande rocha. para se livrar do cheiro de morte Izanagi se banhou em um mar e isso fez com que gerasse os Yokais e Onis(na qual já expliquei especificamente no bestiário e será o primeiro link) e também os humanos, além de ter gerado 3 deuses que são: Amaterasu(deusa do sol), Tsukuyomi(deus da lua) e Susanoo(deus dos mares e tormentas).
https://www.youtube.com/watch?v=vMMKNkCkGPo&ab_channel=FocanaHist%C3%B3ria
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_japonesa
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc