Arthur Pendragon ou Rei Arthur foi um lendário líder britânico que por volta do século V ele liderou a defesa da Grã-Bretanha. ele ganhou popularidade na crônica "histórias dos reis da Bretanha" na qual ele é um grande guerreiro que defendia a Bretanha de inimigos humanos e sobrenaturais, não se tem uma versão canônica das histórias Arturianas só que um clérigo Galês retratou Arthur como um rei que derrotou os saxões e estabeleceu impérios na Bretanha e em alguns locais da Europa. na "histórias dos reis da Bretanha" se tem alguns outros pontos importantes como o pai de Arthur que é Uther Pendagron, o mago supremo Merlin( conselheiro mago e profeta de Arthur Pendragon vulgo Rei Arthur), a esposa de Arthur Genebra, a lendária espada Excalibur e etc. um escritor francês chamado Chrétien de Troyes adicionou na história Lancelote e o Santo Graal, os romances Arturianos influenciaram muitas obras da literatura medieval.
ORIGEM DA LENDA
O chamado "ciclo Arturiano" tem como pano de fundo a Idade média quando a Bretanha estava sendo Cristianizada e por esse motivo se tem crenças pagãs e a magia sendo representada principalmente com Merlin e sacerdotisas como Viviane e Morgana.
NASCIMENTO DE ARTHUR PENDRAGON
Um jovem chamado Uther Pendragon estava perdidamente apaixonado pela duquesa Ingraine que por sua vez tinha 1 filha com Garlois(que é a Morgana), com ajuda do mago supremo Merlin Uther consegue mudar sua aparência para ficar igual a de Garlois só que como troca Merlin iria cuidar da criança, assim Uther vai para o castelo e Ingraine achou que era seu marido que tinha voltado só que em seguida algumas pessoas acabam trazendo o corpo de Garlois, no entanto já era tarde então ela acaba se casando com Uther e 9 meses depois nasce Arthur. Arthur é criado por Merlin e Ector e ele acaba sendo o escudeiro do próprio.
ARTHUR O REI DOS BRETÕES
Em um certo dia Kay(um sagrado cavaleiro e a espada de Arthur) se parte então o jovem Arthur foi buscar uma nova, ele acabou chegando em uma floresta onde havia uma pedra com a seguinte descrição: "Qualquer um que extrair esta espada desta pedra será o rei da Inglaterra por direito de nascimento", ele não hesita em apanhar a espada na qual ele conseguiu ser digno de empunhar a Excalibur e com ela ele participaria de 12 batalhas que conduziriam seu exército a vitória. em um antigo ritual pagão onde lá ele teve relações com sua meia-irmã Morgana, e dessa relação nasceu Mordred(outras fontes citam Mordred como sobrinho de Arthur).
Querendo reforçar suas alianças com os senhores feudais católicos onde lá se casa com Guinevere só que ela era apaixonada pelo melhor amigo de Arthur: o cavaleiro Lancelot. Arthur não conseguiu ter um herdeiro com Guinevere e ela acredita que esta seria sua punição por desejar outro homen. na batalha de Camelot Arthur entra em um confronto com Mordred na qual os 2 morrem nele, o rei Arthur pede ao seu escudeiro Sir Bevedere levasse o seu corpo para um lago junto a Excalibur.
TÁVOLA REDONDA
A Távola redonda eram um grupo de 12 cavaleiros de coração puro e viver com os preceitos cristões(a reunião deles é em Camelot), os cavaleiros são:
°Kay
°Lancelot
°Gaheris
°Bedivere
°Lamorak de Galis
°Gawain
°Galahad
°Tristão
°Gareth
°Percival
°Boors
°Geraint
Em uma dessas reuniões os cavaleiros tiveram uma visão do Santo Graal e isso fez com que eles fizessem uma corrida para pegar ele, apenas 3 cavaleiros conseguiram o objetivo que foram: Boors, Percival e Galahad. as aventuras do Graal são contadas em "prosas de Lancelot" na qual se passaria nas cruzadas estimulando os cavaleiros a combater em Jerusalém.
Podemos considerar todo o Ciclo Arturiano como mitologia Arturiana e com isso alguns de vocês podem perguntar: "se é uma mitologia o Rei Arthur não existiu?" e a resposta é sim, ele provavelmente não existiu junto a todos os outros contos da mitologia. caso queiram saber colocarei aqui os 3 escritos medievais de Rei Arthur que eu posso contar cada um com mais calma.
°História do reino da Bretanha, de Geoffrey de Monmouth, escrita em 1135-38
°Lancelot o cavaleiro da charrete, de Chretien de Troyes, datado por volta do século 12
°Prosas de Lancelot ou Ciclo vulgata, de Robert de Baron, escrita por volta de 1225
muito obrigado por lerem até aqui
https://www.todamateria.com.br/rei-arthur/#:~:text=Origem%20da%20Lenda,nos%20s%C3%A9culos%20V%20e%20VI.&text=Os%20relatos%20do%20Rei%20Arthur,a%20Bretanha%20est%C3%A1%20sendo%20cristianizada.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rei_Artur
VOCÊ ESTÁ LENDO
DEUSES-UMA ENCICLOPÉDIA DE DEUSES
Fantasyisso vai ser semelhante ao bestiário a sua diferença vai ser que isso aborda divindades como: deuses, titãs, semideuses e etc