Querido Diário,
Enquanto estava no banho, logo após nadar em um lago que fica atrás de minha casa, com as breves manias que tenho. Talvez seja pelo simples fato de gostar muito de ficar sozinha, em total silêncio. Então mais, uma vez comecei a refletir sobre a solidão que vivemos. Ao todo existem dois tipos de solidão: a boa e a ruim.
A ruim, é quando existem várias pessoas ao seu redor, sejam amigos ou parentes, e você está lá, totalmente entediada fazendo algo, como observando o sorvete enquanto derrete no calor do dia; lendo um livro; ou até mexendo no celular, o que pode acabar provocando um sofrimento causado pela reclusão e o isolamento, podendo causar outros sentimentos como sensação de abandono, rejeição, ansiedade.
Já o lado bom da solidão, é que quando você está sozinha, você sente paz e pode estar no lugar que desejar. Quando se está sozinho, o cérebro tende a relaxar e focar em coisas realmente importantes, pois não há distrações, como pessoas, trânsito, rádio ou televisão. Assim, a pessoa se torna mais produtiva, consegue realizar as tarefas mais facilmente e com mais certeza do que está fazendo.
Mas ambas podem ser consequências para a nossa saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.
E aqui vai algumas dicas sobre alguns tratamentos para evitar a solidão.
DICAS DA KATE
Sobre o autotratamento: Praticar trabalho voluntário, participar de eventos comunitários ou religiosos, ou fazer um curso pode ajudar a criar amizades e diminuir a solidão. Sair para comer fora, para tomar um café ou para fazer uma caminhada com familiares ou amigos também pode ajudar.
Em relação à assistência médica: Procurar um profissional pode ajudar muito também. Consulte um médico nas seguintes circunstâncias: tristeza por várias semanas ou mais, desinteresse em atividades que antes eram prazerosas, incapacidade de dormir ou desfrutar de atividades diárias, ou até quando tiver pensamentos intrusivos.
Espero que de alguma forma, eu tenha ajudado alguma pessoa que está lendo isso no momento.
Kate Miller.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Diário De Bordo De Kate Miller
Teen FictionDo mesmo universo de Lágrimas de Ferro "Seja forte, a vida exige isso de você!" Kathleen Miller, é uma garota que ainda está passando pelas aprovações da vida. Mas de um modo um tanto diferente. Pois, com apenas 20 anos, sempre aparentou ser uma pes...