Querido Diário,
Todos estamos conscientes das quatro estações do ano, mas será que compreende elas realmente? Será ela não nos quer dizer algo a mais? Tirei um texto da internet bem interessante e hoje vamos fazer uma análise com base nele.
"Um rei teve quatro filhos. Para lhes dar uma lição importante, decidiu pedir-lhes que visitassem uma cerejeira na floresta profunda do seu reino.
Durante o pico do Inverno, ele pediu ao seu filho mais velho para ir ver a árvore e escrever uma descrição da árvore. O príncipe voltou e disse que a árvore era árida, velha e sem esperança. Nem mesmo os pássaros se aproximam da árvore. Parece inútil e talvez seja melhor cortá-la e usar a madeira antes que apodreça.
Durante o meio da Primavera, o rei pediu ao seu segundo filho para visitar a árvore e escrever uma descrição da árvore. O príncipe voltou e disse que a árvore não é estéril, mas está cheia de belas flores de cerejeira e parece jovem e promissora. A árvore está rodeada de borboletas e abelhas que apreciam as suas flores.
Então, no Verão, o rei enviou o seu terceiro filho para ir ver a árvore e voltar com uma descrição. Quando o príncipe regressou, disse que não havia flores, mas que a árvore estava carregada de cerejas deliciosas e parecia madura e valiosa. Muitos pássaros vivem na árvore e estão apreciando os frutos.
Finalmente, no Outono, o rei pediu ao seu filho mais novo para visitar a árvore e trazer de volta uma descrição da árvore. O príncipe voltou e descreveu que a árvore agora não tem frutos nem flores, como os seus irmãos descreveram. Mas fica linda com as suas folhas coloridas com belos tons de ouro, vermelho e laranja. Parece ser um objeto ideal para uma pintura.
Então o sábio rei perguntou aos seus filhos: "O que aprendeste com esta experiência?"
Os outros três príncipes ainda estavam a pensar quando o filho mais novo partilhou a sua compreensão:
Tal como a árvore, vivemos diferentes estações da vida e somos muito afetados por elas. Não devemos julgar a nossa vida apenas com base na estação atual da nossa vida. Cada estação tem um propósito. Não importa qual seja a estação atual, ela irá mudar novamente."
Como a história acima descreve, um dos meus professores também me ensinou a importância de compreender as estações da vida e como utilizá-las sabiamente. Porque, tal como a natureza, também nós experimentamos diferentes estações na nossa vida pessoal. Estas diferentes estações podem ser comparadas à vida, Inverno, Primavera, Verão, e Outono.
Assim como as estações, a vida tem ciclos. Os melhores dias são como memórias antigas de um verão regado de risadas, de aventuras e de calor. Mas depois do verão, vem o outono. As folhas caem, as circunstâncias mudam. E o inverno é tão traiçoeiro que é quase impossível notar quando de fato começa e quando termina. Os dias são escuros, mais curtos. Parecem saber que se fossem longos derrubariam até os mais valentes entre nós. As estações nos dão a oportunidade de redescobrirmos o significado do que é paciência. Nos levam à reflexão, à esperança de uma nova primavera. No outono, no inverno, esperamos a primavera chegar. E assim como as estações, a vida.
Quando não identificamos as mudanças das estações perdemos a oportunidade de amadurecer e se desenvolver pessoalmente. Todos os ciclos começam e terminam, cabe a nós entendermos o tempo e o modo como essas mudanças acontecem.
Não basta somente fazer a coisa certa, é importante fazê-la no momento adequado.
A nossa felicidade e sucesso em todas as partes da nossa vida é da nossa responsabilidade pessoal. Não podemos culpar as circunstâncias ou outras pessoas pelos nossos fracassos. Não podemos mudar as estações, mas podemos mudar-nos a nós próprios. As estações não estão sob o nosso controle, mas as nossas ações estão sob o nosso controle. Uma ação adequada em cada estação é necessária para uma vida alegre e notável.
Na nossa vida, podemos classificar as estações como a Primavera sendo a Infância, o Verão como a Juventude, o Outono relacionado a vida adulta e o Inverno a Velhice.
As primaveras são cheias de beleza, revitalização e reflorescimento. É uma estação de plantio e colheita de frutos. Como a infância, cheia de descobertas, novidade e expectativas. Nesse momento da vida, aprendemos com tudo o tempo todo. Nosso caráter é moldado, esse é momento de semear as sementes que um dia irão frutificar, como os princípios da que aprendemos e adquirimos ao longo da vida. É uma fase de liberdade para sonhar com o amanhã.
Essa estação, devido ao extremo ativismo do verão e às perdas e feridas causadas pelo outono, é um período para descansar, cuidar do corpo, tratar da alma e renovar o espírito. Usufruir das estações da vida com sabedoria é ter expectativa ao longo do processo e consciência de que está presente nelas todas.
Colha na primavera os frutos e alegre-se com as cores. Viva o verão com intensidade. Permita que o outono remova os excessos e prepare-o para um novo ciclo. No inverno, use sua sabedoria e experiência conquistadas no decorrer do percurso, para ensinar aqueles que estão só começando.
A única certeza que temos na vida é sua impermanência, ou seja, nada vem para ficar, tudo passa. Essa é uma máxima do budismo, mas que obviamente aplica-se no entendimento de qualquer um de nós, e, portanto, o sofrimento ocorre sempre que lidamos com a nossa vida e nossas relações como algo permanente e imutável.
Como seres humanos, até mesmo a nossa biologia muda e se renova com as estações da natureza, principalmente se considerarmos que somos parte de um todo. E, portanto, seria incongruente pensar que o nosso próprio organismo não passasse por estações de transição para nosso crescimento e existência.
Nada fica parado, nada mantém seu estado atual, identidade ou forma por muito tempo. Na verdade, toda a natureza circula por estações de mudança e transformação, sem esforço e naturalmente — assim como os seres humanos passam por estados psicológicos e físicos de transformação ao longo da vida.
De maneira geral, sabemos nos adaptar às estações do ano, seja na forma como nos vestimos e alimentamos em cada momento do ano (ex: sopinhas quentes no inverno, saladas leves no verão), para nosso bem-estar e assim convivermos bem com as adversidades de cada estação.
E isso é obvio, então por que temos tanta dificuldade em entender nossas próprias estações referentes à nossa natureza interna?
Nós fazemos a transição mediante cada uma dessas estações naturalmente, porque elas são simplesmente um reflexo da nossa natureza humana. Essas estações da vida são temporárias em um nível psicológico.
O tempo que nos leva a progredir em cada estação é simplesmente um reflexo de nosso mindset e autoconhecimento — um reflexo de nossa capacidade de nos adaptarmos às condições e circunstâncias em que nos encontramos.
Se refletirmos sobre as mudanças e nos utilizarmos de cada momento para aprendizado, passaremos por essas etapas com mais maturidade e crescimento. Por outro lado, se não formos capazes de nos adaptar e aprender, inevitavelmente continuaremos repetindo erros e estagnamos de certa forma em níveis de consciência que provavelmente não irão nos beneficiar a longo prazo.
As estações da vida existem para nos ensinar lições sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre a vida. Nos ajudam a crescer emocionalmente, fisicamente e socialmente além de fortalecer nosso espírito e nossa capacidade de resposta emocional diante das adversidades e oportunidades... se assim deixarmos...
Interessante observar que naturalmente criamos e fazemos a transição entre as quatro estações da vida constantemente.
Portanto, quanto mais identificarmos onde estamos nesse momento e como devemos lidar com o que nos ocorre, mais benefícios e aprendizados teremos, pois estaremos co-criando a nossa evolução, em vez de resistir a ela.
Kate Miller.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Diário De Bordo De Kate Miller
Teen FictionDo mesmo universo de Lágrimas de Ferro "Seja forte, a vida exige isso de você!" Kathleen Miller, é uma garota que ainda está passando pelas aprovações da vida. Mas de um modo um tanto diferente. Pois, com apenas 20 anos, sempre aparentou ser uma pes...