Perdendo Contato

35 10 64
                                    

Querido Diário,

Sabe aquele jogo que concretizamos desde crianças?

Onde pegamos uma flor, e arrancamos pétala por pétala, e falamos "Bem-me-quer, mal me quer". Novamente fiz isso com alguns contatos que tive recentemente, algumas pessoas desta lista eu queria apagar apenas num estalar de dedos, mas infelizmente isso não está no meu alcance. Ainda bem...

As pessoas falsas geralmente são boazinhas, simpáticas, gentis, prestativas e estão sempre realizando tudo pelos outros. Quando viram as costas, porém, falam mal, criticam e difamam a imagem dos indivíduos. Afinal, o que existe por trás desses comportamentos tão contraditórios? A falsidade é uma traição.

Já as pessoas tóxicas tendem a tirar a ilusão diante de qualquer evento positivo que lhe ocorra, subestimam suas realizações ou, simplesmente, agem com indiferença diante delas. Geralmente tentam desencorajar o outro, encontrando sempre uma falha ou um, mas nas suas ideias, planos, decisões.

E sinceramente na minha vida deveria ter evitado esses tipos de amizade.

Enfim, eis a burrice de Kate, mais uma vez...

DICAS DA KATE

Dica 1: A melhor técnica para lidar com a influência de seus amigos tóxicos e falsos, é estabelecer e manter limites através da comunicação clara. Os seus amigos verdadeiros respeitam esses limites. E caso o ultrapassem, eles pedirão desculpas e farão questão de não ultrapassá-los novamente.

Dica 2: Desenvolva a confiança em você mesmo/a: lembre-se que não é bom contar com um amigo falso para assuntos de confiança, é possível que eles cheguem a te atraiçoar e essas situações são dolorosas. Para evitar tanto mal-estar, é importante que você desenvolva a suas forças pessoais e assim, não depender tanto dos outros.

Dica 3: Seja neutro. A primeira coisa a fazer é não tentar desmascarar a pessoa: ela é tão manipuladora que acabará revertendo a situação e colocando a culpa em você.

Bem agora proponho falarmos sobre do porquê devemos às vezes nos afastar de algumas amizades.

Quando temos amigos, nós sempre achamos que vamos tê-los para o resto da vida. Pode ser que isso aconteça, mas às vezes temos aqueles amigos que parecem que fazem questão de nos esquecer. E perder o contato com essas pessoas, pode acabar sendo saudável para você.

Mas afastar-se de alguém pode ser também uma grande demonstração de amor. Porque nossa presença às vezes não ajuda, e sim o contrário. Afastar-se não quer dizer que o outro deixou de ser importante para nós. De fato, pode ser um indicativo de que gostamos demais dele, já que queremos que cresça por si só.

Para isso acontecer: Explique porque não está tendo tempo, e tente marcar algo, por mais breve que seja o encontro. O importante é demonstrar que mesmo distante ainda se importa com a pessoa. Isto é um dos primeiros passos para resgatar a amizade. O importante é não deixar que isso impeça você de ter novas amizades, e criar vínculos.

Pode ser doloroso fazer isso, pois se for uma amizade de longa data, — como tive durante a época de escola, por exemplo —, pode ser mais complicado do que imaginamos, mas seja forte e lembre-se que o tempo cura tudo.

Mas já naqueles casos onde é o amigo que pode acabar se afastando de você...

Assim, se a pessoa se afastar, em primeiro lugar, não entre em desespero. Em segundo, analise os motivos que causaram o afastamento, pois vai te ajudar a entender o que houve de errado, mas, principalmente, a traçar a melhor estratégia de reaproximação.

Se isso também não acabar dando certo: cerque-se de pessoas que gostam de você! Pessoas que, tendo a liberdade de escolher, escolheram ficar perto de você.

Minha sugestão: conheça novas pessoas, faça novas amizades e siga a sua vida! Deixe ir embora quem não se encaixa mais! Você não precisa especificamente dessa "ex-amiga" para ser feliz!

Por enquanto é apenas isso que falarei Diário, talvez eu volte e fale sobre isso mais para frente, então...

Kate Miller.

O Diário De Bordo De Kate MillerOnde histórias criam vida. Descubra agora