Traumas Deixados

9 0 0
                                    

Querido diário,

Há muitos relatos aqui já contados sobre relacionamentos. É um dos assuntos mais abordados por aqui. Mas sinto que preciso continuar desabafando sobre isso, afinal, relacionamentos são feitos de fases, tanto boas, quanto ruins.

E não importa o quanto tentamos fugir disso, por ser algo que volta a tona e continua nos perseguindo até o final de nossos dias. Se existe uma verdade imutável na vida, é que, com frequência, ela é mais cruel do que justa.

Durante o inverno descobri, senti e vivi várias coisas. Experimentei vários sentimentos, entre eles, entre tudo o que vivenciei, encontrei o amor, e junto dele mentiras que veio junto na bagagem.

Pode parecer um bom clichê, uma boa história para se contar aos filhos num futuro próximo, mas também pode nos fazer relembrar de dores passadas que pensamos que com o tempo havia ficado esquecida, mas elas surgem as tona e nos leva o fazer uma única pergunta: "O que eu poderia ter feito de diferente?" 

Muitas vezes queremos mudar algo que foi inevitável de acontecer, e sempre ficamos naquele "E se?" Mas se tentarmos a continuar a buscar por respostas a dor irá ser maior ainda. Voltar a se apaixonar não estava em meus planos, infelizmente foi inevitável, e mesmo o quanto eu ainda esteja sofrendo, tento não lembrar dos momentos ruins, e sim apenas dos bons, pois irá ser dai que eu vou tirar forças para seguir em frente, sem olhara para trás novamente. 

E apesar de tudo, eu ainda tendo que encontrar um ponto de paz, algo tangível que justifique os acontecimentos, e o que o levou a fazer a cometer tantos erros por futilidade. Mas cavucar ou desenterrar velhos fantasmas pode ser um erro fatal. Então eu analiso e pendo o quanto esse relacionamento foi um grande trauma em minha vida, e o que me resta é apenas aprender ou a superar, ou a viver com ele. 

Sim, Estou com um grande trauma que alguém me deixou, e que me deixou com um grande bloquei tanto emocional, quanto mental, mas aqui vamos discutir sobe isso.

Muitas pessoas vêem os relacionamentos de forma muito tranquila: conhecem pessoas, namoram, casam, têm filhos... No entanto, outras pessoas convivem com traumas de relacionamento, preferindo ficar sozinhas do que se envolverem novamente.

É claro que ninguém é obrigado a casar ou algo assim, muitas pessoas até preferem ficar sozinhas. Entretanto, essa opção nem sempre é feita por um motivo saudável, mas sim porque você passou por um, o que gerou diferentes traumas de relacionamento. Esses traumas podem ser resultados de abusos emocionais, físicos ou sexuais sofridos durante relacionamentos passados, gerando duradouros, que atrapalham a nossa vida.

Portanto, vou começar dizendo como começamos a identificar os sinais para entender se é disso mesmo que podemos sofrer.

Flashbacks: Os flashbacks são aqueles pensamentos vívidos e intrusivos que surgem na sua mente, mesmo que você não queira pensar neles. Quando você tem flashbacks, pode ficar muito angustiado, por ser como se estivesse revivendo aqueles momentos.

Medo ou angústia: Quando você sofre com traumas de relacionamento, pode sentir raiva, medo, estresse ou ansiedade. Esses são sintomas que você dificilmente consegue controlar. No entanto, alguns hábitos simples, como a auto-hipnose, podem te ajudar a vencer esses sentimentos ruins.

Culpa e vergonha: Obviamente você não tem culpa nenhuma por ter traumas de relacionamento. Mas esses sentimentos podem aparecer, fazendo com que você acabe isolado, com medo de comentar sobre suas relações e não ser compreendido.

Muitas vezes, por conta dessa culpa, você prefere ficar sozinho e não se envolver novamente por achar que não será um bom parceiro. No entanto, esses sentimentos são enganosos, afinal, se você foi vítima de um relacionamento tóxico, a culpa nunca é sua.

Pesadelos: Traumas de relacionamento podem causar, como insônia, pesadelos ou até mesmo dificuldade para acordar e levantar de manhã. Se você sonha constantemente com o trauma que passou, este é um sintoma de que os traumas de relacionamento estão prejudicando sua vida e sua saúde.

Dificuldades para confiar nos outros: Quando você passou por um relacionamento ruim, pode ter dificuldades para confiar novamente nas outras pessoas, mesmo nas amizades. Por isso, vive desconfiado, achando que será traído ou abusado. Além disso, você pode acabar não confiando em si mesmo, sempre com medo de que vai "cair no mesmo erro" novamente.

E quando esta em um novo relacionamento, acaba espelhando o antigo relacionamento no atual, achando que as mesmas coisas, situações e momentos sempre irão retornar de alguma forma, para assombrar novamente, como um fantasma, mas nem sempre isso irá acontecer. 

Mas também temos que aprender a lidar com esses traumas e velhos fantasmas. Existem diversas formas de tratar e se curar dos traumas de relacionamento, como, por exemplo:

Psicoterapia;Terapia ocupacional;Ioga;Meditação;Hipnoterapia.

Embora todos esses tratamentos sejam eficazes, nenhum é tão rápido e certeiro, e leva tempo até você estar bem com o mundo, mas principalmente consigo mesmo. Então se cuidem para não ter que lidar com ansiedade, depressão ou doenças que possam a vir afetar o seu emocional, o físico e o mental. 

Kate Miller.

O Diário De Bordo De Kate MillerOnde histórias criam vida. Descubra agora