Era um degrau acima, disse ele.
Uma oportunidade. Um modo de sairmos do"nosso buraco". Essas foram outras palavras que ele ousou empregar: "nosso buraco".
Eu nem tinha percebido que estávamos num buraco.Ele estava bronzeado, as bochechas rosadas depois de três dias na praia. Eu continuava pálida do inverno em Chicago. Os meus dedos provavelmente cheiravam a manteiga.
Não chorei. Depois que o choque passou, percebi quetinha me importado muito menos do que achava que me importaria. Às vezes, quando Scarlett diz que sou forte, acho que ela quer mesmo é dizer que sou indiferente.
Rachel é uma daquelas mulheres pequenas que de algum modo usam a voz parase fazerem presentes. Ela não fala, exatamente. Ela anuncia as coisas. Pode me chamar de Rachel! Se você quiser acrescentar alguma coisa à lista de compras, peça à Glória! Não seja tímida! Ela tem mãos de fada na cozinha! Eu não sei sequer fazer um ovo cozido! Hoje o pilates foi puxado! Acho exaustivo ficar perto dela. O anúncio de hoje:
– Jantar em família!
Até agora quase sempre consegui não me sentar com todo mundo à mesa para comer. Rachel anda ocupada trabalhando até tarde num filme novo
– um filme de ação e ficção científica chamado Terroristas do espaço – que ela promete que vai "ser um fenômeno de bilheteria!".
Nas noites em que o meu pai não vai aos jantares profissionais com a Rachel – ela gosta de declarar que "conhecer pessoas é fundamental!" –, ele fica grudado no computador procurando emprego.
O Theo também sai bastante, principalmente para a casada Ashby, onde eles roubam as refeições prontas que a mãe dela compra.
Costumo comer no meu quarto. Em geral um sanduíche de creme de amendoim com geleia que eu mesma preparo, ou macarrão instantâneo com ovo.
Não me sinto confortável para acrescentar itens à lista de compras de Glória, que é a "administradora doméstica", seja lá o que isso queira dizer.
"É como se fosse da família!", declarou Rachel quando nos apresentou, mas até onde sei as pessoas da família não usam uniforme. Também parece que há uma equipe de faxina e vários latinos que são pagos para fazer coisas, tipo trocar lâmpadas ou consertar encanamentos.
– Desçam aqui! Vamos todos jantar juntos, gostem ou não! Essa última parte é dita meio de brincadeira, tipo: Rá, rá, não é engraçado vocês dois não quererem fazer isso? Dividir uma casa. Comer juntos. A vida é hi-lá-ria. Talvez eu a odeie. Ainda não decidi. Ponho a cabeça para fora do quarto e vejo que o Theo está descendo usando um par de fones de ouvido enormes. Não é má ideia. Pego o meu telefone, assim posso mandar mensagens para a Scarlett enquanto comemos.
– Fala sério, mãe – diz Theo, com os ouvidos ainda totalmente cobertos, de modo que fala ainda mais alto do que o usual. Esse pessoal não tem noção do volume da própria voz.
– A gente precisa mesmo bancar a família feliz? Já é ruim o bastante eles morarem aqui.Eu me viro para o meu pai e reviro os olhos para mostrar que não estou incomodada em viver ali.
Ele me dá um sorriso minúsculo quando Rachel não está olhando. Se Theo vai ser o rebelde, vou fazer o contrário. Bancar a filha perfeita e deixar Rachel mais sem graça ainda com relação ao seu moleque mimado. Fingir que não estou com raiva pelo meu pai ter me trazido para cá, por ele nem ter tido o cuidado de me perguntar como estou me virando. Dominei o jogo do fingimento.
– Parece delicioso. O que é? – pergunto, porque realmente parece bom. Estou ficando cansada de macarrão e sanduíche de creme de amendoim com geleia. Preciso de legumes.
– Quinoa e refogado de frutos do mar com couve-chinesa – responde Rachel.
– Theo, por favor, tire esses fones e pare de ser mal-educado. Temos uma notícia empolgante.
– Vocês vão ter um filho – diz Theo na maior cara de pau, depois ri da própria piada, que não é nem um pouco engraçada. Ah, não. Será que essa possibilidade existe biologicamente? Quantos anos a Rachel tem? Obrigada, Theo, por acrescentar mais uma coisa à minha lista de piores temores da vida.
– Muito engraçado. Não. Bill arranjou um emprego hoje! – anuncia Rachelcom um grande sorriso, como se o meu pai tivesse acabado de realizar um feito espantoso: dado um triplo mortal para trás na nossa frente e pousado no patamar da escada.Ela ainda está usando a roupa de trabalho
– blusa branca com uma elegantegravata-borboleta e calça preta com uma faixa de cetim descendo de cada lado.Não sei bem por quê, mas acho que ela sempre usa coisas penduradas: gravatas,borlas, colares com medalhinhas, echarpes. Seu cabelo castanho cortado reto é escovado para ficar liso, e a perfeição dele a faz parecer mais velha, apesar do botox bem-feito.
Uma quantidade enorme de linhas retas. Mesmo não estando muito no clima de admitir nada com relação a ela, uma coisa é certa: o entusiasmo de Rachel é contagiante. Provavelmente o salário do meu pai é só um pouquinho maior do que o de Glória, mas mesmo assim fico aliviada. Agora posso pedir mesada para segurar as pontas até conseguir um trabalho de meio expediente.
– Vamos brindar! – diz ela, e, para minha surpresa, serve uma pequena taçade vinho para o Theo e outra para mim. O meu pai não diz nada, eu também não; bancamos os sofisticados e europeus.
– Aos recomeços! A minha taça tilinta, tomo um gole de vinho e depois me entrego aos frutos do mar. Tento não fazer contato visual com o Theo; em vez disso mando uma mensagem para a Scarlett.
– Estou tão empolgada! Não demorou muito, querido! – Rachel sorri para o papai e aperta a mão dele. Ele sorri de volta. Olho para o meu telefone. Não me acostumei a ver os dois juntos, bancando os recém-casadinhos. Tocante. Duvido que algum dia me acostume.
– Onde você vai trabalhar? – pergunto, principalmente porque espero que o meu questionamento faça os dois soltarem as mãos.
Não funciona.
------------------------------------------------------
( 1034 palavras)
Fim do capítulo, espero que tenha gostado, deixe seu like e até o próximo capítulo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Três coisas sobre você ( imagina com Dylan K.)
RomanceE se a pessoa que vc mais precisa for alguém que vc nem conhece?