Capítulo 5

96 10 0
                                    


Três dias depois, depois do seu marido ter voltado, Isabel e Ian estavam fechados na biblioteca para ter uma conversa.

- O que queres dizer-me? - Perguntou Isabel, contrariada.

Ian sentou-se numa poltrona e serviu-se de um pouco de cerveja, antes de dizer:

- O clã MacAlister vem amanhã para verificar as cabeças de gado. Quero que te comportes... e até é melhor que não digas muita coisa para... não armar confusão.

Ela proferiu um som indignado e cruzou os braços sobre o peito, visivelmente zangada.

- Achas que não me comporto? Sou uma vergonha, é? - Inquiriu ela, dilatando as narinas.

Ian suspirou e olhou para ela com aborrecimento. Mas que mal fizera ela a Deus para ter de levar com uma mulher furiosa como aquela.

- Não é nada disso. - Disse, com calma. Mas, antes que ele pudesse explicar, ela perguntou:

- Então, o que é?!

- És inglesa! – Vociferou, cansado das suas investidas violentas contra ele. - Os escoceses odeiam os ingleses! Principalmente, os MacAlister.

Ela encolheu-se com o grito dele, mas não mostrou parte fraca. Levantou a cabeça e olhou fixamente nos seus olhos.

- Odeias-me?

Ele empalideceu. Engoliu em seco e baixou a cabeça.

Não, pensou ele.

Ela assentiu com a cabeça, percebendo o seu silêncio de forma errada, achando que ele a odiava.

- Ok, está bem! - Disse, respirando fundo. - Eu vou comportar-me.

- Ótimo! - Respondeu, olhando para ela. - Queres alguma coisa? - Perguntou, passados alguns segundos de silêncio, vendo que ela não se ia embora.

- Quero. - Replicou ela, recuperando a sua perseverança. - Preciso de falar contigo.

Ele endireitou-se na cadeira e olhou para ela, desafiante e expectante.

- Quero dizer-te que... que devias contar-me para onde vais quando sais da fortaleza e ficas fora durante muito tempo. - Disse, cerrando os dentes.

- Porquê? - Indagou Ian, franzindo o sobrolho, receoso e intrigado.

- Porque, quando eu perguntei onde estavas a Edith, ela achou estranho, não me teres dito nada! - Gritou, frustrada. - É frustrante, as mulheres olharem-te de lado, só porque não sabes onde está o teu marido, porque ele não confia em ti ou está-se a marimbar para ti! Estou frustrada, Ian! Ao menos podias dizer para onde vais e quanto tempo vais ficar fora! As pessoas ficaram a olhar de lado e a fazer conspirações acerca de nós!

- E o que é que te interessa isso? - Perguntou ele. E, ao fazer essa pergunta, notou que ela ficava ainda mais zangada. - Porque querias saber ondo eu estava?

- Queria falar contigo.

- Sobre...?

- Acho a Tarah simpática. – Disse, mais calma. - Podias falar um pouco com Tarah e um dia sair com ela num passeio. Meteres-te com ela.... Cortejá-la. Vê se gostas dela. Acho que é uma boa mulher!

Ian assentiu. Estava empenhada em arranjar-lhe uma mulher e ir-se embora. Incrível!

- Está bem! - Replicou Ian, respirando fundo. - Vou fazê-lo!

Casados temporariamenteOnde histórias criam vida. Descubra agora