MARIA NÃO !

1 2 0
                                    

Dandara Lueji Ramos Narrando :

Acorda menina Lueji, você precisa, se não...

- CALA A BOCA MARIA !- mas que saco, não posso nem ter um sono de beleza

- Muito obrigada Maria, pode deixar que eu cuido dela- ouço a voz do meu pai

- Dandara Lueji Ramos, pode começar se levantando !

- Mas pai, eu não quero- digo com voz manhosa

- Ok. Prepara as malas, você vai para a África fazer companhia a sua mãe

- Não é necessário paizinho, já estou levantando mesmo- forço o sorriso

- É assim que eu gosto. Te encontro lá em baixo em 20mins.- ele deposita  um beijo em minha testa e retira-se.

Oi miseráveis, eu sou a Dandara Lueji Ramos, a menina mais bonita que vocês já viram nessa estória. Eu sei sou arrogante e blá blá blá, não vamos perder tempo com falácias desnecessárias. Sou modelo, e estou estudando na N.Y.U. Já se passaram 3 semanas desde que as aulas começaram e eu já estou exausta, estou no meu penúltimo ano na Universidade, mas parece que faltam séculos.
Como a fofoqueira da Yuna já disse o meu pai é milionário, não sei como, mas também i don't even mind... Desde que tenhamos conforto e luxo.
Sou africana por parte de mãe, ela é de Moçambique e o meu pai é brasileiro. Detesto aquele continente, ainda mais por a minha ter deixado a mim e meu pai, por ser uma fanática religiosa, alegando Deus tê-la enviado lá como missionária, vê se pode !
Mas, eu não a odeio num todo, só é mesmo raiva desse Deus aí que ela insiste em adorar.

Fico pronta e decido descer e tomar  café da manhã, passo vários funcionários sem saudar algum ( não sou obrigada a nada mesmo ), e chego a cozinha e vejo Maria, a governanta da casa, a única pessoa que se importa comigo de verdade, embora eu nunca ter admitido. Essa senhora é incrível.
Ela cuida muito bem de mim, desde que eu me conheço por gente, sempre me suportando apesar de eu não tratar ela da melhor forma. É o meu anjo.
Chega de tanta melação, faz o meu estômago revirar, eca...

- Menina Lueji, bom dia- Maria me saúda, como sempre

-  1°, Quantas vezes tenho de dizer que o meu nome é Dandara.
E 2°, cadê meu pai ?

- Ele saiu faz 30mins

- Mas porquê ? Porquê ele não me esperou como de hábito ?

- Ele disse que você tava demorando muito, e que já estava atrasado. Um dia você tinha que aprender a andar sozinha, e pelos vistos esse dia chegou.  Resumindo você fez 45mins lá em cima, no caso foi o tempo recorde, normalmente são 2hrs.

- Já percebi- digo meio exaltada-  Agora a questão é, Como eu vou para a universidade ?

Maria me olha no maior deboche,e diz :

- A PÉ!

- HÃM ?

- É ISSO. A PÉ.

- COMO ASSIM UÉ ?

- A PÉ, DO TIPO ANDANDO, PORQUE A MÃO NÃO RESULTA NÃO.

- Mas é longe Maria- choramingo

- Deixa de frescura Dandara

Mas esses empregados de hoje em dia andam muito folgados.
Pego as minhas coisas e saio.

- Mas já não existe mais hierarquia, não ?! - digo saindo de casa.

- Boas aulas chica- grita Maria com tom de ironia

- vai pro inferno- digo baixinho

-  É feio dizer palavrões- diz um homem que eu nem conheço, em frente a minha porta

- Quem é você ?

- Quem é você ? Quem é você ... Sabia que é a pergunta que é a pergunta que mais me foi feita só em 3 semanas ?- diz o homem que ainda não sei o nome

- Sabia que não me interessa ? - digo com ironia

- Você tem um ótimo sentido de humor, e beleza também.

- Eu sei, tenho espelho em minha casa - digo convencida

- Mas de nada adianta tanta beleza, se na vem com outros atributos.

Olhei para ele sem entender, mas respondi.

- Eu não sou só bonita. Eu sou inteligente, modelo, rica... Eu já citei rica ?

-  Você citou tudo superficial... Bem, tirando a inteligência, mas de nada a adianta se não tiveres qualidades mais importantes.

- Discurso de pobre- reviro os olhos

- É, até pode ser né, mas eu acho que todos nós somos pobres.

Olho para ele e rio.

- Você deve estar brincando. Eu ? Pobre ?

- O que é a pobreza ?- pergunta o estranho.

- Escassez de bens e recursos- respondo vitoriosa.
No caso, o que não me faltam são bens.

- Até aí sim, mas eu sei que conheces outra definição.

- Vamos, deixa-me lá ver- arregaço as mangas do meu blazer, começo a citar-  Improdutividade, aridez, esterilidade, infencundidade, pouca abundância de.

- Bravo, top demais, incrível, super inteligente- exclama, batendo palmas e faço vênias.

-  Então, pouca abundância de humildade, simpatia, empatia, solidariedade entre outros aspectos, é pobreza ?

- Ok,  eu já entendi. Todos nós carecemos de algo.
Então, eu... eu sou pobre- afirmo com desgosto e vergonha.

- Digamos que sim.

- Mas que m#rd@- grito com raiva- Como é que eu, Dandara Lueji Ramos, sou mais pobre do que rica.

- Mas você sabe como mudar esse quadro, não sabe ?

- Óbvio que sei !

- Ótimo ! Então tens tudo em suas mãos.
Outra coisa Dandara, liga para ela e diz o quanto você a ama, porque amanhã pode ser tarde. A vida é que nem uma neblina, que aparece por um tempo e logo depois desaparece.
Boas Aulas Menina.

Quando dou por mim já estou na portaria do N.Y.U
Fui pensando no que aquele homem disse durante o dia todo, e penso no como ele sabia aquilo tudo.

Decido quando chegar em casa ligarei para a mãe, e pedirei alguns conselhos a Maria, sobre como deixar de ser pobre... interiormente. Ainda é estranho dizer isso. Aproveito e peço desculpas a Maria, acerca da maneira como eu a tratei hoje de manhã.

Horas Depois :

Chego em casa, a pé, de novo, e vejo um monte de policiais. Acabo não entendendo.

Um deles se aproxima e diz :

- Senhora Dandara Ramos, certo ?-  balanço a cabeça positivamente.

- Recebemos una ligação anônima informando que havia uma emergência nessa morada.

- Acho que foi um engano.- afirmo

- O pior é que não. Encontramos um corpo no chão. Pensamos no início que estava desmaiado. Mas ao analisarmos percebemos que já não...

- QUEM É ?- pergunto sem paciência e nervosa.
O policial mostra o corpo e eu fico aterrorizada.

- MARIA NÃO !

 

Kahal-The PurposeOnde histórias criam vida. Descubra agora