Sou desperta por um peso que cai sobre a minha perna. Abro os olhos um pouco atordoada e olho em direção a minha perna, notando a mão de Haymitch jogada de qualquer forma em cima dela. Devo ter cochilado enquanto o esperava cair no sono.
Viro-me para ver o relógio na mesinha de cabeceira ao lado da cama e levo um susto quando percebo que já são quase cinco horas da manhã. Em pouco tempo todos estarão de pé e eu já deveria estar de volta ao meu quarto. Nem quero imaginar o que os outros pensariam se me vissem saindo daqui a essa hora.
Seguro sua mão de leve e a afasto, então saio da cama e a pouso novamente no colchão. Começo a andar na ponta dos pés e não demoro a sair do quarto, dando uma última olhada em Haymitch para conferir se ele realmente está dormindo. Então fecho a porta atrás de mim e continuo andando a passos leves, olhando de um lado para o outro, certificando-me de que sou a única no corredor.
Apesar da hora, quando entro no meu quarto, me jogo na cama e me esqueço dela. Mas parece que apenas se passam alguns segundos e quando volto a abrir os olhos já se passou um pouco das oito horas. E, para a minha felicidade, ninguém veio me chamar até então.
Tomo um banho e escolho um vestido azul. Ponho uma peruca da mesma cor, porém num tom mais claro e faço a maquiagem. Acabo me produzindo bem rápido e saio do quarto, notando a mesa da sala vazia, exceto por uma pessoa.
Haymitch está sentado, tomando seu café da manhã, já acompanhado com sua inseparável bebida. Mas quando encontro seu olhar, uma sensação estranha toma conta de mim e não faço ideia do que possa ter sido. Mas mesmo assim prossigo caminhando em direção a mesa, retribuindo o aceno de cabeça que ele dera.
– Bebendo a essa hora? - indago quando me sento, servindo-me com algumas rosquinhas de chocolate. Haymitch me fita com o cenho franzido.
– Bom dia para você também, queridinha - ele diz e levanta o copo. Observo-o por pouco tempo e volto minha atenção ao meu café da manhã e o ouço pigarrear. Quando volto a olhar para ele, vejo-o também olhando para mim. - Ah... você... conseguiu dormir?
– Mais ou menos - respondo, desviando o olhar. Pego uma taça e despejo suco de morango nela, tomando um gole em seguida. - Acabei dormindo sentada e perdi a hora de voltar ao meu quarto, mas pelo menos não ouvi barulho algum vindo de você - e ao dizer isso, sorrio de leve e ele assente.
– Acho que vou tentar me controlar nas próximas noites - ele diz.
– Bebendo desse jeito? - indago, prendendo uma risada. - Haymitch, você bebe como se tivesse um abismo dentro de si.
– Effie, não é você que vai me fazer parar - ele diz e levanta uma sobrancelha. Bebe mais um gole e faz uma careta.
– Você é ridículo - digo, mas quando penso em me levantar, Cinna e Portia estão em pé, nos observando.
– O que está acontecendo aqui? - Cinna pergunta e senta ao meu lado. Portia, por sua vez, senta na cadeira da ponta.
– Discutindo para não sair da rotina, acredito - Portia diz e lhe lanço um olhar de reprovação. Me pergunto se Cinna contou a ela sobre nossa conversa.
De certa forma ela não deixa de estar certa. Não lembro quando foi a última vez em que eu e Haymitch passamos um dia inteiro sem discutirmos. Nunca me senti à vontade com seu cheiro de álcool emanando o tempo inteiro.
Respiro fundo e volto a me concentrar nas rosquinhas, tentando dar rumo a qualquer conversa que não me leve a discutir com Haymitch.
~*~
Já está um pouco tarde e após conseguirmos sucesso com os patrocinadores mais uma vez, a fim de ajudar Katniss e Peeta, que agora podem vencer os jogos juntos, sinto uma esperança crescer dentro de mim, acreditando que finalmente teremos um tributo vitorioso do Distrito 12. Ou melhor, dois tributos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
You're Always Here - Hayffie
RomanceExistem coisas que apenas o tempo pode nos mostrar. Coisas que estão na nossa frente o tempo inteiro, mas não conseguimos enxergar. Precisávamos um do outro cada vez mais, e essa necessidade de companheirismo acabou se transformando em algo maior.