No segundo dia, tivemos de fazer um desvio que nos obrigou a perder um dia inteiro de viagem. Seguindo a estrada principal que levava à oeste, bastou que saíssemos da cidade para não haver nada além de vegetação e carros abandonados ao nosso redor por muitos quilômetros. Vez ou outra, passávamos por um posto de gasolina ou um restaurante de beira de estrada, mas eles eram muito espaçados.
Ainda havia zumbis. Felizmente, nunca mais do que um grupo pequeno de cinco ou seis, ou apenas errantes junto às concentrações de carros batidos e abandonados. Eu ainda estava com o meu facão e o machado de Leonardo, e Samuel trouxera uma confiável barra de ferro (cujo uma das extremidades Celso envolveu com um pedaço de borracha para não machucar as mãos de quem manuseasse), então as criaturas nunca eram problemas.
Mas o sol implacável ainda era.
Estávamos muito bem preparados, com duas mochilas carregadas de suprimentos (três, na verdade, porque Mei vestia uma bolsa para cachorros e carregava consigo parte dos mantimentos), que iam de comida até material para acampamento. O problema é que nenhum de nós pensou em algo bobo como protetor solar — ou esperava aquele sol maldito.
Já era a metade de junho e eu e Samuel nos preparamos para dias mais frescos, mas ao que tudo indicava, o inverno não seria intenso naquele ano. As noites estavam frias, mas as manhãs e tardes eram insuportavelmente quentes e, logo no primeiro dia, minha pele já estava toda queimada de sol. Além da dor, aquilo nos desidratava ainda mais rápido e não podíamos carregar tanta água como gostaríamos, precisando depender dos estabelecimentos abandonados de beira de estrada para reabastecermos.
Dessa maneira, desviamos o curso por um dia inteiro para chegar em uma cidadezinha constituída por duas ruas principais com casas humildes. Ironicamente, foi o lugar onde mais encontramos zumbis até então, e conseguimos a proeza de quase morrer após sermos cercados por meia dúzia deles.
Mas o único momento em que realmente senti meu coração descompassar, foi quando achei que ainda pudessem haver pessoas vivas lá, quando encontrei sinais de outros sobreviventes. Nosso plano era passar a noite naquela cidade, mas pressionei Samuel para irmos embora o mais rápido possível assim que achamos o bendito protetor solar, então voltamos à estrada principal ainda durante a madrugada.
Apesar disso, os dias seguintes foram tranquilos. Conseguimos manter um ritmo de caminhada superior ao que Samuel estimou em seus cálculos e não perdemos mais do que algumas horas desviando de obstruções no caminho ou de grupos maiores de zumbis. Já estávamos no quinto dia de viagem e, se não encontrássemos mais nenhum problema, dentro de três dias estaríamos perto de Chapecó.
A última cidade do estado a cair para o apocalipse.
Durante as muitas horas livres do nosso dia, lutei contra pensamentos ruins envolvendo as coisas que poderíamos encontrar naquela direção. Já era cansativo até para mim, então me esforcei para não incomodar Samuel com minhas previsões negativas, mas não importava o quanto eu tentasse, não conseguia afastar os pensamentos intrusivos que me perseguiam e me deixavam em extrema tensão.
Pensar que poderíamos esbarrar com outros grupos era aterrador, mas pelo menos era um consenso entre mim e Samuel que não nos aproximaríamos em hipótese nenhuma. Estávamos evitando até mesmo as estradas, aproveitando a cobertura que os matagais ao redor dela ofereciam. O caminho variava entre descampados e florestas (estas evitávamos, com medo de encontrar cobras ou aranhas venenosas) até onde a vista alcançava.
Apesar de estarmos habituados a longas viagens a pé, noites dormidas ao relento e acampamentos improvisados, toda aquela viagem estava sendo um desafio completamente novo para nós. Estávamos mais acostumados a buscar comida em cidades fantasmas, correr pelo asfalto e encontrar abrigos em casas abandonadas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Em Fúria
HorrorLIVRO 3. Mais uma vez o mundo desmorona diante de seus olhos, mas agora Rebeca é uma pessoa diferente. Com um ataque inesperado, um único inimigo é capaz de trazer fim à paz que construiu atrás dos muros do condomínio e separá-la do seu grupo. Dess...