03

242 34 1
                                    

3
WUXIAN
A genética é uma coisa estranha. Veja minha avó. Ela está sempre confortável consigo mesma, sempre confiante, e ainda não a vi perplexa com uma situação social. Ao que tudo indica, meus pais eram iguais.
E então há Cheng e eu.
O gene social pulou completamente a nossa geração, e é especialmente terrível no caso de Cheng, e é por isso que ele muitas vezes parece tenso, reservado e muito brusco para ser simpático logo de cara. Ele é uma pessoa difícil.
Eu não me importo, no entanto.
O que me importa é que ele bata na minha porta logo no domingo de manhã.
Abro a porta da frente e olho para ele.
—Por quê? Só... por quê? — Minha voz está toda áspera por causa do sono. São apenas cinco da manhã e só cheguei em casa há cerca de quatro horas, depois de deixar Lan Zhan na casa de sua irmã. Ele vai ficar lá por alguns dias antes de vir morar comigo.
Cheng franze a testa.
—Porque o que? Eu nem disse nada ainda.
Eu deixo passar e faço sinal para ele entrar. Ele me segue até a cozinha e se senta à mesa.
—Café?— pergunto.
—Não, obrigado. Não posso ficar muito tempo.
—Por quê? Você tem mais gente para acordar de madrugada? — pergunto enquanto olho para a máquina de café, desejando que ela acelere.
Cheng franze a testa. —É manhã.
—Não são nem cinco horas.
—Sim, bem, tenho um dia agitado pela frente.
Suspiro e pego o copo assim que a máquina termina. Bebo um gole saudável do líquido bem quente. Afinal, quem precisa de papilas gustativas?
—E aí?— pergunto enquanto me sento no lado oposto da mesa, tentando ignorar a dormência latejante em minha língua.
—Achei que devíamos discutir ontem à noite — diz ele.
Oh. Diversão.
—O que sobre ontem à noite?— pergunto com cuidado.
—Presumi que você gostaria de algum conselho sobre como consertar essa coisa — Diz Cheng, e devo dizer que meu irmão mais velho, vestido de terno, não sorridente e puritano, não é exatamente Cupido.
Também não estou acordado o suficiente para o seu nível de eficiência.
—Acho que não há nada para consertar — digo.
Ou seja, acho que não quero consertar nada. Eu não digo isso em voz alta, no entanto.
Para mim sempre foi difícil manter minha posição quando se trata de Cheng. O fato de ele ter me criado desde quando eu tinha doze anos significa que ele se considera mais uma figura paterna para mim do que um irmão mais velho, então raramente o contradigo.
Em parte por hábito, e em parte porque me sinto culpado por ele ter tido que transferir a faculdade e mudar toda a sua vida para voltar para casa e cuidar de mim depois que nossos pais morreram, o que significa que o filho obediente e bem-comportado agirá em conjunto.
—Isso é simplesmente estúpido. Vocês estão juntos há dois anos. Qing é inteligente e realizada. O que mais você poderia querer? — Cheng parece genuinamente perplexo.
Esfrego a palma da mão no rosto. Essa é uma pergunta difícil que não sei responder.
Qing e eu não éramos infelizes juntos. Longe disso. Mas também sei que faltava algo entre nós.
Ou talvez haja algo fundamentalmente errado comigo. Um ou outro.
—Wuxian? — Cheng pergunta.
—Não sei — digo em resposta à sua pergunta anterior.
—Queremos coisas diferentes da vida, então não teríamos dado certo no longo prazo.
—Claro que não, com uma atitude dessas — Cheng zomba. —Vocês dois precisam conversar e resolver isso.
—Desde quando você é um guru de relacionamento?
—Só estou tentando ajudar.
—Você só está tentando fazer aquilo que acha que sabe o que é melhor — digo, cansado.
Cheng parece ofendido.
—Eu só quero o que é melhor para você.
—Nem eu sei o que é isso, então é uma atitude muito corajosa pensar que você sabe.
Cheng franze os lábios por um segundo antes de se levantar.
—Você deveria dormir mais um pouco. Você está sendo mal-humorado e irracional.
—Eu me pergunto por que isso acontece?—murmuro.
Cheng me ignora. Eu o sigo até o corredor e o observo calçar os sapatos.
—Você nunca me contou quais eram aquelas tarefas urgentes que te tiravam da cama de madrugada — digo.
—Vou trabalhar — diz ele e se endireita.
Eu fico boquiaberto para ele. —Às cinco da manhã de um domingo.
—Como se você não estivesse planejando passar por lá mais tarde, — ele zomba.
Cheng se despede com a cabeça e vai embora, mas fico paralisado no corredor por muito tempo.
Eu estava planejando parar no escritório e trabalhar. Esse é o meu ótimo plano de domingo para mim. Bem, agora é mais como uma rotina. Eu também estava no trabalho no fim de semana passado. E no fim de semana anterior.
Jesus, porra, Cristo.
Quão triste é isso?
..........
—Cheng está pedindo os contratos da Westhill Sporting Goods.
O som da voz do assistente de Cheng me faz piscar e erguer os olhos da tela em branco do meu laptop que estou olhando há muito tempo... o tempo que leva para meu laptop adormecer por vontade própria.
—O Westhill?— pergunto, tentando compreender o que ele acabou de dizer.
—Os contratos que você deveria estar avaliando. — Jamie caminha até minha mesa com a testa franzida enquanto eu acordo meu laptop novamente e começo a procurar o arquivo que preciso.
—Você está bem?—ele pergunta depois de um tempo.
Olho para seu rosto carrancudo e aceno com a cabeça.
—Sim. Por quê?
—Normalmente, a essa altura eu já estaria de volta ao escritório de Cheng, entregando tudo o que ele exigiu que eu entregasse a Sua Alteza.
—Estou bem. Só um pouco distraído.
Ou muito distraído, para ser honesto comigo mesmo, o que ouvi dizer que é algo que as pessoas deveriam fazer.
Jamie hesita por um segundo. —É por causa da Qing?
Já se passou uma semana desde que Qing e eu terminamos. Ou ela me largou. Ou eu terminei com ela. Os detalhes sobre quem reivindicará o status de chutador ainda estão em negociação. Não que eu vá fazer qualquer reclamação. Também não importa. Mesmo assim, a notícia se espalhou pelo escritório e, sempre que caminho por algum lugar, sou seguido por sussurros e sorrisos dolorosamente estranhos. Todo mundo já ouviu falar do que eu fiz, e as pessoas estão tentando decidir de que lado devem estar.
Estranhamente, essa não é a razão pela qual não consigo me recompor. Deveria ser.
Mas, em vez disso, estou tendo uma crise existencial sobre a maneira como vivo minha vida.
—Talvez você devesse tirar uma folga?— Jamie sugere, claramente com a impressão de que meu desgosto não está me permitindo funcionar adequadamente.
—Isso realmente não é necessário.
Ele cantarola pensativamente enquanto eu tento o meu melhor para descobrir onde estão esses malditos contratos.
—Ainda é uma grande mudança— ele continua.
Não acho que estou emitindo a vibração de que quero falar sobre isso. As pessoas fazem isso? Alguém termina com a namorada de maneira muito pública e depois quer discutir o assunto com os colegas?
—Uh-huh,— eu murmuro. Estou a dois passos de começar a digitar para fazê-lo sair do meu escritório.
—Bem, se você precisar de alguém para conversar, estou aqui — Jamie diz.
Ele tem boas intenções, tenho certeza disso, mas de jeito nenhum vou aceitar essa oferta.
Finalmente localizo o arquivo que preciso, mas então me lembro que imprimi os contratos porque tive dor de cabeça ontem à noite e a luz da tela me fez sentir como se alguém estivesse cortando minhas têmporas com uma picareta, então os arquivos no meu computador não será útil para mim. Eu realmente não estou no meu melhor hoje.
As pilhas de arquivos, pastas e papéis soltos em minha mesa significam que a busca pelos contratos provavelmente continuará por mais algum tempo. Lembro-me vagamente de ter jogado a pilha de papéis na minha mesa pela manhã, mas isso foi há pelo menos três bagunças atrás, então quem sabe em que pilha devo olhar primeiro.
—Você pode dizer a Cheng que vou deixá-los em um minuto, — digo a Jamie, mas ele apenas se senta em uma das cadeiras em frente à minha mesa.
—Não tenho nenhum lugar para estar — ele diz encolhendo os ombros.
—Não deixe Cheng ouvir você dizer isso.
Ele ri. —O que ele vai fazer? Me demitir?
—Ele ameaça demitir você regularmente. Quem sabe? Talvez um dia ele siga em frente?
—Duvido. Todos vocês ficariam indefesos como recém-nascidos sem mim.
—Alguém está muito confiante hoje.
—Estou bem familiarizado com minhas melhores qualidades.
Jamie sorri para mim e não posso deixar de rir.
—Algum plano para o fim de semana?— pergunto enquanto minha busca pelos documentos esquivos continua.
—Estou tentando descobrir a faculdade. Prevejo diversão ininterrupta.
—Eu não sabia que você estava pensando em voltar para a faculdade.
Ele dá de ombros. —Há anos que penso em me candidatar e, no fim de semana passado, tive uma conversa séria comigo mesmo. Fui severo, mas amoroso, ao dizer:
‘James, se você não fizer isso agora, nunca fará, então levante-se e resolva essa porcaria.’
Eu concordo. —Bom para você.
—Você não parece tão feliz por mim. Não vou tomar o seu emprego, então você não precisa se preocupar com isso, — ele brinca. —Sem ofensa, mas direito societário não é a opção de carreira mais estimulante.
—Ufa. Minha segurança no emprego foi a primeira coisa que me veio à mente. Posso também lembrá-lo de que você trabalha para um escritório de advocacia?
—Sou apenas um mísero assistente. Além disso, isso aconteceu totalmente por acidente. Eu poderia muito bem ter acabado sendo assistente do... Papai Noel.
—Papai Noel tem assistente?
—Dã. Um bilhão de crianças e apenas uma noite para entregar a mercadoria? É melhor que ele tenha um exército de assistentes para fazer tudo funcionar. Aposto que por baixo de toda aquela energia alegre, o Papai Noel seja totalmente Meryl Streep em O Diabo Veste Prada.
—Estou muito grato por você ter nos escolhido. — Pressiono a palma da mão no peito.
—Não me agradeça. Eu precisava de um emprego e vocês foram os primeiros a me dar, então aqui estou. O fato de eu trabalhar para um grupo de advogados é apenas uma triste reviravolta de fé.
—Você tem feito cursos paralegais — aponto.
—E eu odiei cada momento em que passei por isso desde que Cheng me fez inscrever.
—Você está demitido— digo sem emoção.
—Finalmente. Já foi tarde.
—Pensando bem, manter você por perto e se afogando no trabalho é um castigo muito melhor. Você foi recontratado.
Ele esfrega o peito.
—Droga. Isso dói.
—Tenho que encontrar Cheng e dizer a ele que quebrei você. Ele ficará muito satisfeito.
Jamie apenas ri e se acomoda enquanto continuo movendo os papéis de uma pilha para outra.
—O que você gosta no direito societário?—Jamie pergunta depois de um tempo.
Essa pergunta sempre está na minha cabeça.
—Eu... eu... — gaguejo antes de me endireitar.
—Gosto do desafio de analisar situações difíceis e fazer escolhas que resultem no melhor resultado possível para meus clientes. — Recito a resposta idiota que dei em minha entrevista para a faculdade de direito. Isso tem sido realmente útil ao longo dos anos, sempre que alguém faz a temida pergunta por que você gosta do seu trabalho.
Jamie franze a testa.
—Essa é sua resposta final?—ele pergunta.
—Sim?
—Ok, — ele fala lentamente e me lança um olhar desconfiado.
—O quê?— pergunto.
Ele levanta as palmas das mãos. —Nada.
Deixo cair as pastas que estou segurando. —Você claramente quer dizer alguma coisa, então vamos lá. Desembucha.
—Nada — ele repete, mas quase imediatamente depois acrescenta: —Parece apenas uma daquelas respostas convencionais. Qual é a sua maior falha? Ah, sou perfeccionista e sou fisicamente incapaz de receber dinheiro para horas extras.
—No fundo, sou um solucionador de problemas — protesto.
Se eu fosse meu empregador agora, me demitiria.
Jamie apenas levanta as sobrancelhas para mim. Deixo as pastas sobre a mesa e me sento, sentindo-me subitamente cansado.
—OK. O negócio é o seguinte — eu digo.
—Não sou uma daquelas pessoas que se entusiasma com seu trabalho como se sua carreira fosse a segunda melhor coisa desde o Wi-Fi gratuito. Mas também não é algo que me deixa angustiado. Na verdade, não acho que esteja sozinho em meus sentimentos indiferentes em relação ao meu trabalho. Você ama seu trabalho? — Olho para Jamie.
Ele dá de ombros. —Já estabelecemos que esta não é a carreira dos sonhos para mim, mas é por isso que estou tentando fazer mudanças.
—Certo, — eu digo, mesmo que isso pareça um desrespeito contra mim, porque estou fazendo tudo para mudar alguma coisa, na verdade.
—A questão é — continuo—, os programas de TV e os filmes tornaram a profissão de advogado muito mais interessante do que realmente é. Aposto que muitas pessoas na minha área, em um momento ou outro, se imaginaram na sala do tribunal, fazendo um discurso apaixonado, tomando uma posição e fazendo uma mudança.
—Você nem precisa ser advogado para fazer isso — diz Jamie. —Na verdade, posso ter gritado Você está fora de si para minha vizinha idosa, Magda, na semana passada. Ela teve um ataque cardíaco logo depois. Tenho cerca de sessenta por cento de certeza de que pode ter sido culpa minha. Você nunca deveria assustar uma pessoa de oitenta anos.
Apenas dizendo.
—Por favor, me diga que não é uma daquelas histórias que termina com e então ela morreu.
Jamie bufa. —Magda? Por favor. A mulher é indestrutível. Ela estava batendo a vassoura no teto e no chão da minha sala dois dias depois. Disse que escapou do hospital porque os médicos eram um bando de sabe-tudo e que ela beberia o maldito café se quisesse.
—Bom para Magda.
—Claro. O que estou fazendo, minha melhor impressão de Dustin Hoffman para minha vizinha octogenária tem a ver com direito, exatamente?
—Só… as pessoas acabam se desiludindo muito rapidamente. Muito poucas pessoas acabam bem no meio de uma dramática batalha judicial, e imagino que o mesmo princípio se aplica a muitos outros empregos também.

A maior parte do meu trabalho é realizada fora do tribunal e inclui muita leitura, escrita e papelada. Pode ser, e muitas vezes é, tedioso, chato e monótono. Principalmente em direito societário, que coincidentemente é minha especialidade, então uma boa escolha, Wuxian do passado. Eu o elogio por sua tolerância ao tédio.
Ocupo-me empilhando alguns papéis para não ter que ver o olhar perspicaz de Jamie.
—Você ainda é jovem — digo, usando meu melhor tom de avô. —Tudo o que estou dizendo é: não crie expectativas muito altas no que diz respeito à sua carreira. A maioria dos empregos é muito mais chata na vida real do que nos folhetos distribuídos durante as feiras de empregos.
Jamie franze a testa.
—Parece suspeito que você odeia seu trabalho — é sua avaliação contundente.
—Não. — A negação é imediata.
Eu não... eu não amo meu trabalho. Mas sou bom nisso. Gosto de fusões corporativas e de redigir documentos todos os dias? Talvez não, mas a satisfação no trabalho geralmente existe de alguma forma, pelo menos.
—Oh sério? Qual é o seu aspecto favorito do seu trabalho? — Jamie desafia.
—Eu...
Eu fico num completo vazio.
—Sim?—Jamie diz.
—Gosto de ajudar. — Pareço deliciosamente incompetente. Se eu fosse uma foto, seria a figura masculina genérica que eles colocam em porta-retratos que vendem no shopping e que as pessoas jogam fora assim que chegam em casa.
Não sei o que isso diz sobre mim, mas na verdade sou muito bom quando se trata de lidar com a rotina e me forçar a realizar tarefas pelas quais talvez não seja totalmente apaixonado. Nunca fui uma daquelas pessoas que tem dificuldade de concentração.
Tenho muita prática quando se trata de me forçar a realizar tarefas chatas. Não sou tão inteligente quanto Lan Zhan, então, para ficar em primeiro lugar na turma, tive que fazer um grande esforço. Horas e horas de estudo todos os dias, às vezes até altas horas da noite. Então não, não tenho problemas em me forçar a me aplicar.
Embora, nesta última semana, eu tenha apenas arrastado os pés e não tenha feito nada. Enquanto costumo encarar meus dias com a eficiência de um robô, marcando itens da minha lista de tarefas com facilidade e eficiência, depois da minha conversa com Cheng no domingo, fico inquieto.
—Bem, acho que as empresas também precisam de ajuda — Jamie diz diplomaticamente.
—Sim. — Nós nos encaramos. Jamie quase parece estar desapontado comigo.
Não espero mudar o mundo com meu trabalho, mas não deveria haver pelo menos algum tipo de sentimento de realização envolvido no processo?
Agora que penso na minha carreira, alguma vez senti que estava fazendo algo que valia a pena? Acho que é bom que as pessoas não se deixem ferrar por causa de contratos defeituosos, mas o problema é que trabalho para um dos principais escritórios de advocacia de Boston. Meu avô começou isso há muito tempo, e minha taxa horária é tão alta que atendo exclusivamente grandes corporações e pessoas que têm dinheiro suficiente para trazer seus negócios para nós, o que se traduz em uma tonelada de riqueza pessoal em termos leigos, então não é como se eu estivesse ajudando ativamente os necessitados. Na verdade, sou provavelmente aquele que ajuda essas corporações e indivíduos ricos a ferrar outras pessoas.
—É um trabalho honesto. — Levanto mais o queixo. Há uma suspeita crescente dentro de mim de que Jamie possa estar no caminho certo aqui, o que é assustador pra caralho. Não quero pensar nisso agora.
—Claro. — Jamie assente. Eu aceno também.
Felizmente, consigo localizar os contratos. Empurro-os para Jamie com um desespero mal disfarçado. Só preciso que esta voz da verdade saia do meu escritório neste segundo.
Jamie bate o rolo de contratos na palma da mão e faz um gesto com a cabeça em direção à porta. —Acho que irei então.
—Uh, hum.
Desta vez eu faço um tipo falso. Todo orgulho deixou o prédio.
Três horas depois, coloco minha jaqueta e arrumo minha bolsa. A conversa que tive com Jamie ainda está em algum lugar no fundo do meu cérebro, mas, apesar disso, meu humor está melhorando a cada segundo.
Estou indo ajudar Lan Zhan na mudança para morar comigo. Ele está hospedado com a irmã e o marido dela há alguns dias e eles adorariam que ele ficasse permanentemente, mas como MianMiam e Huan moram em Northampton, o trajeto até Boston seria muito longo. Além disso, Lan Zhan é um cara urbano. Ele ama muito a irmã, mas não há como permanecer são em Northampton.
Demoro duas horas para dirigir até a casa de MianMiam. Lan Zhan fica com Mian e Huan sempre que ele os visita entre suas viagens, então a maior parte de suas coisas está lá, embalada em caixas na garagem.
Estaciono a van que aluguei na rua e saio do carro. A porta da garagem está aberta e posso ouvir palavrões e barulhos altos saindo dela. MianMiam e Huan estão descansando
Em duas cadeiras de vime em frente à garagem. É março, então eles estão embrulhados em casacos de inverno e cachecóis, e ambos parecem não achar nada estranho em ficar na entrada da garagem.
MianMiam se levanta quando me aproximo deles.
—Ei, estranho!— Ela joga os braços em volta do meu pescoço e começa a me abraçar.
E então ela me dá um tapa no peito com a mão enluvada. —Por que é a primeira vez que vemos você este ano?
—Você me viu no Ano Novo, então isso é uma mentira descarada.
—Pssh. Aspectos técnicos.
—Vivo para isso. — Abraço Huan também, antes de me dirigir para a garagem. — Presumo que o xingamento seja cortesia do seu irmão?
—Ele decidiu vasculhar suas coisas. Ele parecia pensar que seria a coisa mais educada a fazer. Com base nos níveis de frustração em sua voz, ele não está feliz com a decisão. Ele já está nisso há dois dias. Os palavrões têm se tornado cada vez mais criativos. Você deveria pegar uma cadeira. É muito divertido. Temos cerveja.
Balanço a cabeça enquanto olho para a entrada da garagem.
—Acho melhor ir dar uma olhada.
—Seja cuidadoso. É como entrar em uma caverna de ursos — Huan grita atrás de mim.
—Você pode nunca mais voltar vivo.
Eu levanto meu punho no ar enquanto passo por eles. —Eu como perigo no café da manhã.
A risada deles me segue até dentro, onde Lan Zhan está escondido atrás de uma montanha de caixas. Parece que ele criou seu próprio labirinto aqui.
Eu sigo os palavrões e o encontro no fundo da garagem, olhando para o chão, onde ele obviamente derramou algo que parece uma tonelada de bolas de gude misturadas com folhas de cadernos velhos que parecem desgastados o suficiente que eu acho que tenha havido um problema de ratos em algum momento.
O cabelo de Lan Zhan está bagunçado como se ele ainda não tivesse penteado hoje.
É um tom de  que nunca vi em ninguém antes. Não exatamente castanho brilhante, não exatamente preto. É uma mistura dos dois, criando uma espécie de tom suave.
Quando éramos mais jovens, Lan Zhan odiava o cabelo dele, mas combinava com ele. Isso o faz parecer quase etéreo. Nunca disse isso em voz alta, temendo parecer estúpido. Mas ele parece.
Ele está vestido com uma calça esportiva e meu moletom favorito da faculdade que ele pegou emprestado uma vez e convenientemente se esqueceu de devolver. De qualquer maneira, cabe melhor nele. Lan Zhan é alguns centímetros mais baixo que meu um metro e oitenta e cinco e tem uma força vigorosa.
De repente, fico impressionado com o quanto senti falta dele, e como não quero agir como uma idiota e começar a abraçá-lo sem motivo aparente (afinal, já fiz isso), me concentro novamente na tarefa em questão. Mudança. É por isso que estamos aqui.
—Como vai?— pergunto.
Lan Zhan olha para mim, franzindo a testa com tanta força que parece que ele tem uma única sobrancelha.
—Estou tentado a incendiar este lugar.
—Legal. Acusações de incêndio criminoso. Eu não entendo muitos desses, então pelo menos será interessante encontrar uma maneira de contornar isso.
—Posso largar tudo?—Lan Zhan choraminga.
—Não pode ser tão ruim. Você tem viajado na última década. Quanta porcaria você pode ter acumulado?
—Aparentemente muito. — Ele abaixa a voz e olha em direção à entrada da garagem.
—Não acho que seja tudo meu. Acho que Mian tem escondido suas próprias coisas aqui só para mexer comigo, então tenho escondido algumas dessas merdas em seus armários e prateleiras. Não abra a porta daquele armário. — Ele aponta para o canto. —Na verdade, nem passe por isso. Você causará uma avalanche.
Não vou tocar naquele ninho de vespas. Quero poder alegar ignorância quando MianMiam, inevitavelmente, for se vingar.
Lan Zhan, por sua vez, parece extremamente orgulhoso de si mesmo. Sim, ainda não vou lá. Arregaço as mangas e pego uma das caixas. —Vamos. Vamos acabar logo com isso para podermos ir para casa.
Lan Zhan sorri.
—O quê?— pergunto.
—Nada. — Ele olha para os pés por um segundo, como se estivesse envergonhado.
—Eu simplesmente gosto do som disso. Casa.
Sinto uma sacudida estranha no meu estômago. Eu ignoro enquanto empurro outra caixa em sua direção.
—Vá trabalhar então.
MianMiam e Huan ficam ao lado da van enquanto Lan Zhan empurra seus últimos pertences e bate a porta de correr com um baque forte. Fizemos bons progressos e agora as caixas que levamos contêm apenas itens necessários.
Huan finge enxugar uma lágrima do olho.
—Parece que estamos mandando nosso único filho para a faculdade. Eles crescem tão rápido.
—É verdade, — MianMiam reflete. —Você teve uma conversa sobre sexo com ele e colocou as camisinhas na bolsa dele?
—Logo depois de dar a ele seu primeiro gole de cerveja depois de terminar de dizer que ele agora era um homem.
MianMiam dá um tapinha na bochecha do marido. —Você é um bom pai.
—Quer dizer, eu não discordo — diz Huan com fingida modéstia. —Além disso, deveríamos ter mais filhos agora que tiramos o primeiro de casa. Olhe para o nosso garotinho, já crescido. Acho que ele se tornou... adequado. Certo?— MianMiam balança a cabeça enquanto Huan continua. —Claro, ele é um pouco confuso, mas é o primeiro.
Você sabe, como a primeira panqueca. Você sempre bagunça tudo. Os próximos serão melhores.
Lan Zhan parece ofendido. —Com licença. Sou pelo menos uma terceira panqueca.
Se alguém é a primeira panqueca horrível, é MianMiam.
MianMiam ignora Lan Zhan enquanto bate o dedo no queixo e olha para Huan. —Sabe, agora que penso nisso, foi muito inteligente da nossa parte testar nossa paternidade nesse caso. — Ela aponta o polegar para Lan Zhan. —Agora, quando tivermos nossos próprios filhos, eles podem simplesmente florescer porque já cometemos todos os graves erros de criação dos filhos.
Eles cumprimentam enquanto Lan Zhan dá um passo à frente e diz: — Ei, ei, ei. O que você quer dizer com erro? Sou perfeito. Além disso, pensei que tivéssemos concordado que MianMiam é a primeira panqueca?
Encosto-me na porta do carro. Isso vai demorar um pouco. Sempre invejei os irmãos Lan. Eles perderam muito em suas vidas, mas de alguma forma saíram do outro lado sem nenhum arranhão visível e têm intacta a capacidade de rir de si mesmos.
—Posso ter algumas bordas queimadas, mas ainda sou comestível — MianMiam diz encolhendo os ombros.
Huan passa o braço em volta de MianMiam e balança as sobrancelhas. —Você é uma delícia. — Ele se aproxima e murmura no ouvido dela. —Especialmente com um pouco de chantilly por cima.
Imagino que tenho a mesma expressão de horror no rosto que vejo no rosto de Lan Zhan.
—É assim que se sente quando você pega seus pais fazendo sexo?— pergunto.
Lan Zhan faz uma careta. —Ah, que bom. Você piorou tudo.
Huan passou a sussurrar o que presumo serem coisas indecentes no ouvido de MianMiam e a beijar seu pescoço, então Lan Zhan e eu nos despedimos apressadamente.
Antes que Lan Zhan possa entrar no carro, Mian corre em direção a ele e o abraça.
—Não consigo… respirar… — Lan Zhan ofega depois de um tempo, mas Mian não o solta ainda.
—Obrigada por fazer isso, — ela murmura na lateral do pescoço de Lan Zhan.
—Fazer o que?
—Se mudar de volta. Eu senti tanto sua falta.
Lan Zhan a abraça um pouco mais forte e beija a lateral de sua cabeça.
—Você não precisa me agradecer por voltar. Já era hora de fazer isso. — Eles sorriem um para o outro e Lan Zhan passa o polegar na bochecha de Mian. —Todos que eu amo estão aqui.
Tudo fica quente dentro de mim quando Lan Zhan olha para mim por cima do ombro de MianMiam. Esse sentimento de pertencimento verdadeiro é algo que só associei a Lan Zhan.
Lan Zhan limpa a garganta e dá um passo para trás. —Ou, você sabe, todos que eu amo. E Huan.
—Ei!
Lan Zhan ri e se afasta de Mian. —Agora vá e comece a fazer esses bebês que você ia me substituir.
—Jantar no próximo fim de semana, — MianMiam nos chama pouco antes de Lan Zhan fechar a porta do passageiro. Ele a saúda e então partimos.
—É muito bom que eles estejam tão apaixonados depois de quase dez anos juntos,
— Lan Zhan reflete enquanto saímos de Northampton olhando pelo espelho retrovisor.
—Eles têm sorte de terem um ao outro, — eu concordo.
Posso sentir os olhos de Lan Zhan em mim e, quando olho para ele, ele parece imerso em pensamentos.
—Você acha que algum dia vai ter isso?—ele pergunta depois de um tempo.
Eu bufo. —Acabei de recusar uma proposta de casamento. Estou pensando que um feliz para sempre não está nos planos.
—Mmm, — ele cantarola pensativamente, mas parece estar novamente distante em sua mente.
—Você quer isso?— pergunto depois de um tempo.
Ele fica quieto por um longo tempo, mas eventualmente apenas dá de ombros.
— Veremos o que acontece.
Eu quero saber mais. Isso não acontece com frequência, mas agora tenho a sensação de que Lan Zhan está deixando algo não dito. Estou prestes a perguntar, mas ele se vira para mim e sorri, mudando de assunto.
—Joguei as bolinhas de gude na cama de Huan e MianMiam. Todas elas. Sob os lençóis. Você acha que o convite para jantar ainda vale depois que eles as encontrarem?
—Com base nas preliminares que acabamos de testemunhar, eu ficaria extremamente surpreso se eles conseguissem chegar ao quarto.
—Bem, você estragou tudo agora.
Eu rio enquanto faço a próxima curva para a rodovia. O resto da viagem é rápido. O
Tempo sempre voa com Lan Zhan. Nós brincamos e rimos das merdas mais estúpidas,
Que é praticamente a única vez que me permito fazer algo assim. É normal quando estamos juntos. Lan Zhan é a única pessoa que vê abaixo das rígidas camadas externas e me aceita como eu sou.
Nunca fui bom em fazer amigos, e é provavelmente por isso que Lan Zhan é o meu único verdadeiro. Ele me pegou antes da adolescência chegar, então mergulhei em nossa amizade com a facilidade que todas as crianças fazem e, de alguma forma, quando a maioria dos amigos de infância se distanciaram ao longo dos anos, ficamos ainda mais próximos. O fato de termos seguido caminhos separados depois do ensino médio, com Lan Zhan viajando pelo mundo e eu indo para a faculdade e depois para a faculdade de direito, também não mudou isso. Mesmo quando Lan Zhan estava do outro lado do mundo, ainda conversávamos e trocávamos mensagens de texto o tempo todo.
Chegamos ao meu apartamento pouco antes de começar a escurecer e passamos mais trinta minutos arrastando todas as coisas de Lan Zhan para o quarto de hóspedes.
Meu apartamento tem uma configuração estranha onde o quarto principal é bastante decente quando se trata de tamanho, mas o segundo quarto é mais como um armário, o que significa que mesmo que Lan Zhan não tenha muitas coisas, o quarto imediatamente parece que um acumulador se mudou.
—Pensando bem — digo, inspecionando o que me rodeia –, deveríamos ter deixado suas coisas na sala de estar.
—Está tudo bem. — Lan Zhan abre caminho até a cama com algumas dificuldades.
—Vou empilhar as caixas umas em cima das outras e fingir que é uma parede.
—Você também pode desempacotar tudo — sugiro secamente.
—Ah, a abordagem tradicional. Bem, acho que veremos amanhã qual opção me chama a atenção. — Lan Zhan olha em volta e franze a testa. —Tem certeza que concorda comigo ficar aqui?
—Claro, — eu digo. Meu batimento cardíaco acelera desconfortavelmente. E se ele não gostar da minha casa? Ele já está pensando em se mudar? Mas acabei de recuperá-lo!
Eu forço meu tom para algo neutro. —Por quê? Você mudou de ideia? Porque estou avisando agora, não vou levar todas as suas porcarias de volta para Northampton, então se quiser ir embora, está por sua conta.
Lan Zhan ri. —Isso decide, então. Acho que vou ficar.
Ufa. Crise evitada.
—Legal, — eu digo.
Lan Zhan bufa.
—Legal, — ele ecoa revirando os olhos.
Pela primeira vez em anos, sinto que tudo está exatamente como deveria estar no mundo.

(.....)

A ListaOnde histórias criam vida. Descubra agora