24

120 35 2
                                    

24
WUXIAN
Mais uma segunda-feira, mais cinco dias de insatisfação crescente com o trabalho que tenho pela frente. Estou começando a pensar que a única razão pela qual meu trabalho parecia remotamente tolerável era o fato de que eu não tinha vida antes, mas agora tenho, e está cada vez mais difícil dizer a mim mesmo que gosto de ser advogado.
Eu me forço a me concentrar, mas quando chega a hora do almoço, saio do escritório tão rápido que quase espero ver uma linha de fumaça em meus calcanhares.
Não há tempo para se preocupar com as aparências, no entanto. Tenho uma hora para pegar alguns sanduíches e ir até a oficina de Lan Zhan e voltar. É claro que, quando chegar lá, só terei tempo de jogar os sanduíches nele da porta antes de voltar correndo para minha mesa, mas não me importo.
Parece que estou com boas vibrações, porque depois de pegar a comida, levo apenas vinte e cinco minutos para chegar até Lan Zhan, o que me deixa uns impressionantes dez minutos de tempo para ficar com ele, supondo que eu esteja disposto a voltar alguns minutos atrasado ao trabalho, o que, depois de um milésimo de segundo de exame de consciência, descubro que estou.
Quando chego lá, é praticamente um caos. Lan Zhan está na sala da frente de sua oficina, gritando com alguém em seu telefone. Paro e fico olhando porque, honestamente, nunca o vi tão chateado, e ele sela essa impressão dizendo: —Bem, vá se foder — antes de desligar.
Ele passa a mão pelo cabelo antes de xingar em voz alta.
—O que houve?— Fecho a porta atrás de mim e me aproximo de Lan Zhan. Dizer que ele parece desgrenhado é um eufemismo. Seu cabelo está uma bagunça. Há uma mancha preta abaixo do lábio inferior. Sua camiseta está amassada como o inferno.
Lan Zhan olha para mim e respira fundo.
—Ei, — ele diz antes de voltar a olhar para o grande pacote coberto de papelão na frente de seus pés. —Você não deveria estar no trabalho?—Ele olha para mim enquanto eu o sigo.
Aceno a sacola de comida com os sanduíches. —Pausa para almoço.
Ele franze a testa. —Sua ideia de intervalo para almoço é passá-lo em um táxi?
—Peguei o T. É mais rápido. — Empurro o pacote que está aos meus pés com a ponta do sapato. —O que está errado?
Lan Zhan cruza os braços sobre o peito e olha para o chão. —A transportadora não apareceu. Liguei para eles apenas para saber que eles não têm ideia de quem eu sou, então tive uma longa briga com eles, e eles acabaram admitindo que fizeram merda, mas agora tenho uma mesa que precisa ser entregue depois de amanhã, no máximo, porque é um maldito presente de aniversário para um casal que está junto há trinta anos, e  ninguém para entregá-la, porque por algum motivo não acho muito confiável quando uma empresa me diz que eles podem  ser capazes de conseguir, então agora tenho que encontrar outro lugar e gastar toda a minha comissão em entrega expressa porque não posso me dar ao luxo de estragar tudo, e ficarei acordado a noite toda, preocupado porque quem pode dizer que o lugar que encontrarei será melhor? Você é inteligente, então me diga, posso contratar aquelas pessoas que reabastecem caixas eletrônicos? Pelo menos eles sabem ser responsáveis. Eu penso.
Ele está praticamente arrancando os cabelos quando termina de falar, então, antes de tudo, vou até ele e gentilmente afasto suas mãos da cabeça.
Lan Zhan olha para mim, mandíbula cerrada, um brilho frenético nos olhos.
— Vai ficar tudo bem — digo enquanto deslizo as palmas das mãos para cima e para baixo em seus braços. —OK?
—Mas…
Eu o paro com um beijo, e Lan Zhan se derrete contra mim como se isso fosse tudo que ele precisava para se acalmar.
Ele engole e solta outra respiração profunda antes de concordar.
—Vai ficar tudo bem. — Ele repete minhas palavras em voz baixa.
—Exatamente.
—Existe uma solução simples para isso. Em algum lugar. Provavelmente — Acrescenta ele, andando em círculos ao redor da mesa coberta de papelão.
—Bem, sim. Na verdade, é relativamente fácil — eu digo. —Alugamos uma van e entregamos a mesa… Para onde exatamente estamos dirigindo essa coisa?
—Toronto, — Lan Zhan responde distraidamente antes de parecer calcular o que acabei de dizer e seus olhos voarem para os meus. —Você está falando sério?
Eu dou de ombros. —Claro. Fico sempre feliz em salvar a reputação de alguém.
Lan Zhan dá um tapa na minha barriga e eu rio antes de esfregar as palmas das mãos, já animado com a perspectiva de passarmos todo esse tempo juntos.
—Você tem trabalho, — Lan Zhan me lembra.
—Merda. Sim. — Caramba, mais um ponto na coluna eu realmente não gosto do meu trabalho.
—Está tudo bem, — Lan Zhan diz enquanto estica o pescoço de um lado para o outro e esfrega a nuca. — Ainda é uma boa ideia. Alugarei a van e dirigirei até o Canadá. Parece uma solução fácil. Eu gostei dessa.
—Não, não, não. Eu vou com você — digo, já me sentindo um pouco frenético com a perspectiva de ser deixado para trás.
—Só… preciso contar a Cheng, e então podemos seguir nosso caminho. Farei isso agora mesmo se você cuidar da van?
—Tem certeza?—Lan Zhan pergunta.
—Em todos os anos que trabalhei para Cheng, só tirei uma licença médica. Tenho certeza de que isso aqui se qualifica como uma emergência. Tudo ficará bem. Encontro
Você aqui em, digamos, duas horas? Vou arrumar algumas roupas para nós em casa enquanto estou nisso.
—Eu... — Lan Zhan fecha a boca. Por um momento ele parece assustado. Mas então ele acena com a cabeça.
—Você é o melhor, — ele diz.
—Só agora você está descobrindo?—Pergunto rindo.
Mas Lan Zhan nem sorri mais; ele apenas olha para mim com a mesma expressão assustada que vi em seu rosto momentos atrás, antes de virar as costas para mim e dizer:
—É melhor irmos andando.
Ele ainda parece estranho, mas acho que é natural. Ele está preocupado. Faz sentido.
Corro para fora da porta. Um rápido desvio para o escritório e estaremos prontos para ir.
Entro no escritório de Cheng sem me preocupar em bater. Ele me lança um olhar por cima da tampa de seu laptop.
—Onde você esteve?
—Almoço.
—Você não está atrasado, nesse caso?— ele pergunta com uma sobrancelha arqueada.
—Sim, desculpe-me. Eu estava com Lan Zhan. Ele tem uma emergência.
Os ombros de Cheng imediatamente enrijecem com a menção de Lan Zhan.
—Claro que tem — ele murmura.
Eu franzo a testa. —O que isso deveria significar?
Cheng tira os olhos da tela por um segundo. —Claro que você vai ser irresponsável no momento em que algo tiver a ver com Lan Zhan.
—Ok, — eu digo lentamente. É sempre difícil conseguir uma boa leitura sobre Cheng. Ele aperfeiçoou sua fachada estóica ao longo dos anos, então não tenho certeza se ele sabe o que sente na maior parte do tempo.
—Preciso tirar folga o resto do dia — digo. —E amanhã também. Vou reorganizar minha agenda.
—Você não pode simplesmente tirar dois dias de folga do nada — diz Cheng.
—Eu percebo que é em cima da hora...
—Para ser justo, isso aqui é praticamente nenhum aviso — Cheng insere e faz aquela irritante inclinação de sobrancelha que sempre me faz sentir como se fosse uma criança.
—Tudo bem, — eu digo lentamente.
—Minhas sinceras desculpas, mas não tenho reunião amanhã. É apenas um monte de papelada e qualquer outra coisa que precise da minha atenção, poderei cuidar depois de amanhã.
—Não é assim que funciona — é a resposta calma de Cheng. —Você deveria me avisar com antecedência. De preferência com duas semanas de antecedência.
—Sim. Porque é assim que as emergências funcionam — eu digo. Eu tenho que ir.
Não tenho tempo para ficar aqui e discutir. —Geralmente recebo um e-mail com antecedência, informando-me sobre circunstâncias insuspeitadas que ocorrem em uma ou duas semanas.
—Você sabe, só porque você é meu irmão não significa que você receberá tratamento especial.
—Quando é que esperei isso de você? Você me fez entrevistas toda vez que pedi um estágio aqui.
—É assim que deveria ser— Cheng diz.
—Para encontrar a melhor pessoa possível para o trabalho, você entrevista todos os candidatos.
—Sim, tudo bem. Isso não é importante agora. Neste momento, seu funcionário com um histórico perfeito está pedindo que você lhe dê um dia de folga por causa de uma emergência familiar.
—Só que não é uma emergência familiar, então meu funcionário perfeito está basicamente mentindo na minha cara — Cheng diz em um tom irritantemente calmo.
—Lan Zhan é a pessoa mais importante para mim no mundo inteiro— eu respondo. —Ele é minha família.
A mandíbula de Cheng aperta. Tenho certeza de que magoei os sentimentos dele, mas, novamente, é quase impossível dizer. Eu não me importo agora. Eu tenho que ir porque Lan Zhan precisa de mim.
Meu irmão se aproxima de sua mesa e aperta uma tecla em seu laptop.
—Não, — ele diz.
—Não?—repito.
—Não, você não pode tirar folga amanhã. Tenho certeza de que seja o que for, Lan Zhan pode lidar com isso sozinho. Ele é um adulto. Não creio que sua presença faça muita diferença.
Quase rio.
Isso é o que está mais longe da verdade porque sei que para Lan Zhan minha presença faz toda a diferença. A raiva chia sob a superfície, ameaçando romper a superfície. Nunca a calma imperturbável de Cheng me irritou tanto quanto agora. Um pouco de empatia é realmente pedir demais?
E de repente isso me atinge. Por que estou aqui? Por que estou teimosamente me apegando a um trabalho que odeio, quando na verdade poderia fazer algo que adoraria?
Ainda não tenho ideia do que seja. Zero alternativas para ser advogado. Mas se eu ficar agora, nunca descobrirei o que são.
Nunca saberei como é acordar de manhã e realmente ansiar pelo dia seguinte. Nunca saberei o que é ter orgulho do que faço. Nunca saberei se posso ser ótimo em alguma coisa. Não apenas adequado porque eu trabalho muito, mas na verdade é ótimo.
Tenho caminhado pela vida imaginando que minha felicidade era uma espécie de projeto de vaidade. Algo com que lidar quando eu tivesse muito tempo disponível, e isso claramente nunca vai acontecer, então por que pensar nisso?
Quando esse tipo de raciocínio se tornou a norma para mim?
Dou uma olhada distraída para Cheng. Acho que não tive o melhor modelo, não é?
Ou talvez esta aqui seja a definição de felicidade para Cheng, e eu simplesmente... adotei-a em algum tipo de tentativa imprudente de ser mais parecido com meu irmão mais velho? Afinal, foi ele quem proporcionou algum tipo de normalidade em nossa turbulenta vida familiar, onde nossos pais constantemente se traíam, faziam as pazes e saíam em viagens de meses por capricho, deixando-me com a governanta. E então eles morreram, e Cheng deu um passo à frente, e tenho tentado ser como ele desde então. Só que não está funcionando. Eu não sou Cheng, e ele ficará desapontado comigo, e será difícil de aceitar, mas as coisas não podem continuar assim. Eu ficarei infeliz se ficar.
—Wuxian! Você está me ouvindo?
Eu me viro para meu irmão. Ele está olhando para mim, mas não há nada lá. Nem mesmo um indício de emoção.
—Sim?
—Você não deveria estar em algum lugar?
Bem, ele está certo. Eu definitivamente deveria. Ainda preciso ir para casa fazer as malas e não quero demorar muito. Aposto que Lan Zhan ainda está pirando.
—Como no seu escritório?—Cheng pergunta, olhando para mim como se eu fosse um idiota.
—Não. — Endireito os ombros. —Não. Acabei de te falar. Preciso dos próximos dois dias de folga.
—E eu acabei de dizer que você não pode tê-los.
Inclino minha cabeça para o lado enquanto olho para Cheng. Para todos os efeitos, eu deveria estar mais apreensivo agora. Talvez até com medo. O medo tem me impedido de fazer mudanças esse tempo todo, então eu teria imaginado que estaria sentindo...
Alguma coisa.
Em vez disso, estou mais calmo do que nunca. Isso parece certo. Esmagadoramente assim.
—Eu me demito. — As palavras ressoam entre Cheng e eu, seguras e fortes.
—O quê?— Parece que consegui surpreender meu irmão. Eu me sinto meio realizado.
—Eu me demito, — repito. —Efetivo imediatamente.
—Você não pode fazer isso.
—A menos que você esteja planejando me sequestrar, eu diria que posso. Estou.
Fazendo isso, quero dizer.
Cheng apenas me encara por um longo tempo antes de balançar a cabeça e soltar uma risada áspera. —Típico. Então... assim mesmo? Você vai escolher Lan Zhan? Você vai ser irresponsável como nossos malditos pais? Acho que a maçã realmente não cai longe da árvore.
—Quando fui irresponsável? Toda a minha vida é uma sequência de decisões acertadas. E sabe de uma coisa? Como resultado, eu realmente não tenho vivido nada. Eu tenho estado infeliz. Além disso, este momento aqui? Isso não sou eu sendo irresponsável. Sou eu colocando as pessoas acima de tudo, e é assim que deveria ser. Meu trabalho não deve ser algo que priorizarei acima de tudo na minha vida. Este escritório não deveria ser o princípio e o fim de tudo, porque no final das contas, quero voltar para casa e encontrar alguém. Quero conversar, rir e, de vez em quando, fazer coisas estúpidas só porque é divertido, e isso nunca acontecerá se eu continuar a seguir seu exemplo.
A cada palavra que sai da minha boca, a respiração fica mais fácil.
Cheng, por sua vez, parece que engoliu algo rançoso. Ele apenas me encara por um longo tempo antes de voltar seu olhar para seu laptop. Tomando isso como sugestão para sair, me viro e vou em direção à porta.
—O trabalho não estará esperando por você quando você voltar. — A voz de Cheng é, mais uma vez, desprovida de qualquer emoção.
Suspiro enquanto olho para ele por cima do ombro. —Eu não espero que isso aconteça.
Ele balança a cabeça uma vez, ainda se recusando a olhar para mim, então saio pela porta sem dizer mais nada.
Canadá, aqui vamos nós.

(....)

A ListaOnde histórias criam vida. Descubra agora