5
WUXIAN
A nova marcenaria de Lan Zhan é definitivamente um trabalho em andamento. Passamos a última semana transformando-a em algum tipo de formato. Lan Zhan está praticamente morando lá e eu apareço todos os dias assim que meu dia de trabalho termina.
O espaço está cheio de lixo. Quantidades generosas, que Lan Zhan afirma ser uma bênção disfarçada, e ele passou dias felizmente separando tudo, deixando de lado até os menores pedaços de madeira que consegue encontrar naquela bagunça.
O proprietário permitiu-nos colocar uma divisória que dividiu o espaço em dois. Lan Zhan está planejando usar a frente como uma espécie de escritório. Ele terá ali seu computador e sua mesa para fazer desenhos para seus clientes e encontrá-los para discutir material, custo e tudo o mais que for necessário, e o fundo da sala será a oficina.
Hoje vamos terminar de limpar o local. Resolvemos toda a porcaria e a maior parte das coisas que vamos jogar fora está agora na sala da frente, desde que Lan Zhan já começou a pintar nos fundos. Tecnicamente, eu deveria estar no trabalho, mas encurtei meu dia. Por volta das oito horas ou mais. É um movimento incomum da minha parte.
Geralmente sou um defensor das regras.
Sem Lan Zhan, eu teria aparecido no dia do último ano. Agora que penso nisso, Lan Zhan geralmente é a única razão pela qual me permito me divertir um pouco, então é apropriado que a primeira vez que ligo para o trabalho e minto sobre estar doente seja para ajudá-lo.
Estaciono meu carro na rua e vou até a oficina. A sala da frente parece a mesma da noite passada, mas o barulho alto vindo de trás deixa claro onde o proprietário reside.
Lan Zhan não me nota a princípio. De alguma forma, nos sessenta minutos em que esteve aqui sozinho, ele conseguiu adquirir um monte de cadeiras de jantar de madeira, todas parecendo que seus melhores dias passaram há pelo menos três décadas, e ele já desmontou uma.
Limpo a garganta e arqueio a sobrancelha enquanto ele se vira em minha direção.
—Preguiçoso — eu digo.
Ele coça a nuca e encolhe um ombro com um sorriso autodepreciativo nos lábios.
—Eu comecei a limpar, — ele diz. —Levei alguns sacos de lixo para o fundo e vi estas. Algum idiota achou que usariam a lixeira grátis. — Ele está praticamente vibrando de alegria. —A piada é sobre eles. Você acredita que alguém quis jogar isso fora? Eu sei que elas parecem surradas agora, mas assim que eu tirar a tinta e substituir alguns desses eixos aqui, elas ficarão incríveis. Veja aqueles arcos de lanceta e quadrifólios. É um artesanato requintado. E alguém simplesmente os jogou no lixo. É uma loucura!
Suas bochechas estão coradas e seus olhos brilham de excitação enquanto ele aponta os elementos.
—Claro, — eu digo. —Eu sei o significado das palavras que você acabou de dizer.
Estofado incrível, de fato. Trabalho de primeira linha.
Ele ri enquanto aponta para a parte superior do encosto. —Vê esses círculos aqui?
Isso é quadrifólio. Quatro círculos sobrepostos. Quatro folhas. Estava na moda na arquitetura gótica e é muito bem feito aqui. Delicado, mas resistente.
Estou longe de ser artístico, mas como sempre, quando Lan Zhan me aponta essas coisas, entendo o que ele quer dizer. Essas cadeiras representam exatamente o que Lan Zhan aprecia em seu trabalho. A cadeira vai ficar linda de se ver e ao mesmo tempo é um item funcional que terá um propósito. Devo pensar que o fato de Lan Zhan ter encontrado essas cadeiras e que elas serão os primeiros itens em que ele trabalhará em sua nova oficina significa boa sorte.
Conto isso para Lan Zhan e ele ri. —Eu pensei exatamente a mesma coisa antes. Você não acredita nessas coisas, então o que acontece? Abdução alienígena? Troca de corpo?
Concussão no caminho?
—É apenas a sua má influência geral sobre mim, eu acho. Fingi que estava doente para poder vir ajudá-lo.
Lan Zhan coloca no chão a perna da cadeira que está segurando. —Sério? Eu aprovo. Quero dizer, você não precisava, mas eu aprovo.
—Achei que você faria isso— digo com uma risada enquanto me viro. —Agora vamos. Eu sou todo seu. Coloque-me para trabalhar. Estou pronto para fazer o que você quiser.
Um barulho repentino atrás de mim me faz voltar para Lan Zhan. Levanto as sobrancelhas ao ver Lan Zhan caído no chão, apoiado nas mãos e nos joelhos.
—Tropecei, — ele murmura como explicação antes de se levantar.
Eu franzo a testa e dou um passo mais perto. Ele evita meu olhar enquanto limpa a poeira das mãos.
—Você está bem?
—Tudo bem. — Ele engole em seco enquanto seu olhar se volta para mim, mas ele desvia o olhar com a mesma rapidez.
—Desajeitado, é tudo. Vamos. Devíamos começar a trabalhar. Eles vão recolher a lixeira esta noite, então precisamos limpar este lugar ou terei que pagar por mais uma semana.
Ele está agindo de forma muito estranha, mas antes que eu possa perguntar sobre isso, ele sai pela porta. Lan Zhan lentamente relaxa de volta ao seu estado normal enquanto fazemos inúmeras viagens até a lixeira nos fundos.
Lan Zhan quer reutilizar e reaproveitar, mas nem ele consegue fazer nada com toda a porcaria que está por aqui. Isso não o impede de reclamar o tempo todo sobre desperdício enquanto se pergunta em voz alta se talvez pudesse fazer algo com tudo o que estamos jogando fora naquele momento e ainda não teve a ideia perfeita.
Quanto menos coisas restam, mais ansioso ele fica para salvar pelo menos alguma coisa. Na próxima viagem para dentro, ele olha com saudade para as latas de tinta restantes.
—Eu talvez pudesse tentar e...
—Essa tinta praticamente virou pedra a essa altura— eu digo.
—Os dutos dariam uma boa...
—O que quer que você tenha visto no Pinterest, posso garantir que esses dutos não vão funcionar.
—A respeito...
—Você odeia gesso cartonado.
Ele olha para mim.
—Você simplesmente tem uma resposta para tudo, não é?
Tento esconder meu sorriso enquanto Lan Zhan dá mais uma olhada nas latas e suspira.
—Tudo bem.
São necessárias mais cinco viagens até que o local seja limpo de todo o lixo, deixando apenas possibilidades para trás.
Lan Zhan fica no meio da oficina e se vira lentamente, olhando para as paredes sujas e o chão de concreto de aparência cansada com uma expressão determinada no rosto.
—Acho que agora só falta transformar esse lugar em algo incrível, né?— Ele olha para mim.
Aproximo-me e jogo meu braço sobre seus ombros.
—Você consegue.
Ele sorri e acena com a cabeça. —Acho que você está certo.
Sua excitação é palpável no ar e estou muito feliz por ele. E orgulhoso. Mas também há uma parte notável em mim que está com inveja.
Não posso deixar de comparar minha vida com a de Lan Zhan. Já fui tão apaixonado ou inspirado por alguma coisa na minha vida? Eu sei a resposta para isso, mesmo sem ter que pensar muito sobre isso.
Não.
Já estive tão cheio de vida?
Não.
O futuro já pareceu algo totalmente aberto e cheio de possibilidades?
Não.
A vida já foi divertida?
Não.
Eu quero essas coisas?
A resposta, pela primeira vez na minha vida, é um firme e retumbante sim.
(....)
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Lista
FanfictionExistem algumas coisas em que sou excelente: - Exercer controle rígido sobre todos os aspectos da minha vida - Tomar decisões sensatas a cada passo - Ser organizado, previsível e responsável em um grau anormal Resumindo, sou muito chato e preciso...