Em Eldar, existe uma regra entre os moradores que é chamada de "direito do hóspede". Joey conhecia bem essa regra popular que diz que, um hóspede que estiver debaixo de seu teto, comendo de sua comida, independente se for nobre ou plebeu, nada pode ser feito contra a vida dessa pessoa. Mesmo que seja inimigo, deve-se manter a honra e o respeito perante a pessoa.
Claro, há exceções durante toda a história de Eldar. Muitas mortes de hóspedes foram feitas, mas a maioria delas tiveram consequências devido tal desrespeito. Mesmo assim, Joey não se sentia seguro em Jardim Solar, castelo e fortaleza de Lorde Félix Falcon, protetor da entrada do Vale que Joey usou.
Assim que o Lorde reconheceu o Herdeiro do Vale, fez questão de hospedá-lo, e a sua pequena comitiva, em seu humilde castelo. Mas o Lorde manteve um comportamento hostil a Joey, como de indignação.
Dava para imaginar o porquê.
Depois de anos, o herdeiro finalmente regressou para seu lugar de direito, mas será que não foi tarde demais?
一 Aqui 一 disse o Lorde, apontando para uma porta após um lance de escadas encaracoladas. Tinham subido uma das cinco torres esguias do castelo. 一 Esse será seus aposentos.
一 Obrigado, senhor. 一 Disse Joey, ainda meio sem jeito. Envergonhado.
一 Senhor? 一 Félix deu um riso áspero. 一 Acho tão irônico eu ser chamado de senhor por aquele que eu deveria me ajoelhar assim que visse. Afinal, você é o soberano do Vale, não? Veio finalmente arrumar essa bagunça que você deixou para trás.
Joey afinou os lábios e manteve a cabeça baixa. Félix tinha razão em tratá-lo dessa forma.
一 Eu sei que fui irresponsável. Mas vou arrumar tudo assim que possível.
一 Assim que possível?! E quando será isso, senhor?! Quando o inverno acabar e a primavera começar para fazer os festivais em nome do retorno do rei desse vale? 一 Félix franzia a testa, com os olhos castanhos claros flamejando em raiva.
一 Se você age dessa maneira, por que quis nos ajudar? Poderia deixar minha comitiva e eu em nosso acampamento simples no frio.
O questionamento fez o Lorde rir.
一 Talvez, por que o respeito que seus pais conquistaram de mim ainda permanece. Não deixaria o filho dos meus antigos soberanos no frio em minhas terras. 一 Félix fitou-o de cima a baixo. 一 Você se parece com seu pai, mas há traços da sua mãe no rosto. Espero que a sua aparência familiar ajude a restabelecer a ordem nesse vale.
Antes que Joey falasse algo, Félix entregou uma grossa chave bronzeada e meio enferrujada. Era grossa e fria, assim como o vento do lado de fora que soprava nos tijolos, fazendo um uivo dentro daqueles corredores escuros iluminados por arandelas antigas.
一 Amanhã te quero na sala do trono. 一 Ordenou o Lorde. 一 Discutiremos nossos assuntos lá. Por hoje, descanse.
Quando Félix passou por Joey e pisou nos primeiros degraus para descer aquele enorme lance de escadas, o príncipe se virou.
一 O que você quer comigo? Não é só pôr as ordens nesse reino. Cê quer algo a mais, não?
O Lorde parou antes de fazer a primeira curva e desaparecer nas sombras. Com um rosto mal iluminado, ele olhou para Joey de baixo, mas parecia tão superior em vários sentidos. Era forte, apesar de magro e da idade avançada, dedurada pelos cabelos brancos e longos e no cavanhaque que era estava ficando cinza.
一 Você é esperto, apesar de eu deixar claro que tenho segundas intenções, sim. Mas, isso é coisa que discutiremos amanhã. 一 Ele voltou a caminhar e, quando desapareceu, sua voz soou a distância: 一 Boa noite, príncipe Joey Andorim!
VOCÊ ESTÁ LENDO
SANGUE SOBRE A NEVE
FantasyLazuli Alastair tem sua vida alterada por causa de um casamento arranjado para o fortalecimento de uma aliança entre duas Casas nobres. O que ela não sabe, é que vai descobrir coisas sobre si mesma e sobre seu passado, tudo isso com a ajuda e proteç...