Capítulo 4 - O detetive revelador:

11 4 14
                                    

P.O.V – Narradora:

A noite estava serena, mas o Gabriel Santiago estava inquieto. Depois do assalto à sua mansão e da breve luta com o Leo e a Isa, ele sabia que havia algo mais naquela situação. Aquela invasão não parecia ser um mero roubo. O Gabriel, intrigado e querendo respostas, contratou um dos melhores detetives particulares da cidade, Ricardo Valente, para investigar o caso. O Ricardo era conhecido pela sua discrição e pela sua eficiência, e o Gabriel esperava que ele conseguisse desvendar o mistério por trás do ocorrido.

O Ricardo começou a investigação da maneira que sabia melhor: observando e escutando. No pouco tempo que ele esteve a fazer a primeira parte da investigação, ele conseguiu descobrir o nome completo da Isa e do Leo e começou a reunir informações sobre eles. A princípio, parecia que a Isa e o Leo eram apenas jovens comuns, sem antecedentes criminais. No entanto, conforme o Ricardo aprofundava a investigação, ele descobriu algo surpreendente e perturbador.

Após dias de trabalho cansativo, o Ricardo voltou ao escritório do Gabriel com um relatório detalhado. Ele entrou, e com ele carregava uma pasta grossa de documentos e, com um aceno breve, sentou-se na cadeira em frente ao patrão.

- O que você descobriu? - perguntou o Gabriel, ansioso.

O Ricardo abriu a pasta e começou a explicar o que havia descoberto.

- Isabel ou Isa Carter é uma jovem sem antecedentes criminais. Inteligente, mas com um passado recente bastante turbulento. E aqui está o que descobri que você talvez ache mais interessante - ele fez uma pausa, olhando diretamente para o Gabriel. - Ela está muito doente. A Isa foi diagnosticada com uma condição rara e grave, que requer tratamento médico caro. Pelo que pude apurar, ela está a lutar bastante para pagar as contas médicas e, ao que parece, isso pode ter motivado o assalto.

O Gabriel ficou em silêncio, absorvendo a informação. A ideia de que a jovem havia invadido a sua casa não por ganância, mas por desespero, o tocou profundamente. Ele nunca imaginara que a sua vida pudesse cruzar-se de tal forma com a de alguém numa situação tão difícil.

- Então ela fez isso para tentar conseguir dinheiro para o tratamento? - murmurou ele, mais para si mesmo do que para o Ricardo.

- É o que tudo indica. Ela e o Leo, pelo que parece, estão numa situação financeira bastante complicada. Não consegui descobrir todos os detalhes, mas o suficiente para entender que eles estavam desesperados. - explicou o Ricardo, fechando a pasta.

O Gabriel sentiu um nó na garganta. A imagem da jovem assustada e a lutar pela sua vida agora fazia mais sentido. Ele sabia que, se fosse em outras circunstâncias, poderia condená-los facilmente, mas a empatia que sentia o impedia de tomar uma decisão precipitada.

- Eu quero ajudá-la – disse o Gabriel, decidido. - Mas como posso fazer isso sem parecer... condescendente ou controlador?

O Ricardo, surpreso com a reação do cliente, ponderou por um momento antes de responder.

- Acho que o melhor seria abordar isso com sensibilidade. Talvez você possa oferecer uma ajuda financeira como uma forma de... acordo para não prosseguir com acusações. Pode ser uma forma de ajudá-los a resolver essa situação sem humilhá-los.

O Gabriel assentiu. Era uma situação delicada, mas ele sentia que precisava fazer algo. Não podia simplesmente ignorar o que sabia agora. Além disso, havia uma parte dele que admirava a coragem e o desespero da Isa para salvar a própria vida.

- Certo, vou fazer isso. Mas antes, preciso garantir que ela aceita a ajuda sem sentir-se obrigada a nada. Vou pedir para você encontrar uma maneira de contactá-la. Mas sem pressão. – disse o Gabriel, concluindo a reunião.

O Ricardo levantou-se, deixando o Gabriel sozinho com os seus pensamentos. O Gabriel olhou pela janela, a mansão imponente ao seu redor, e decidiu que faria o que pudesse para ajudar a Isa, não importando o que isso significasse para ele. Afinal, às vezes, as maiores lições de humanidade vêm de onde menos esperamos.

Segredos e paixões.Onde histórias criam vida. Descubra agora