Sala de Exposições
10 de fevereiro
17h17min
Dra. Odillez, entretida com as fotos nas paredes, dobrou o pescoço ao notar dois rapazes se unirem ao grupo. Aproximou-se deles ao ouvi-los conversar em português.
– São brasileiros? – perguntou, interessada.
– Sim! – o mais novo respondeu depressa, surpreso com ela.
– Sou professora da USP, Maria Odillez – apresentou-se, apertando a mão de cada um.
– Meu nome é Alex, também sou professor universitário.
– O sotaque de vocês é peculiar – ela comentou.
– Somos do nordeste do país – Alex respondeu. – Está aqui por quê?
– Fui convidada para participar do primeiro passeio aberto ao público. Sou microbiologista de formação. Pediram uma avaliação minha sobre o lugar – ela disse. – Não estão aqui por isso também?
Alex e Éder trocaram olhares.
– Na verdade, não fomos autorizados a falar sobre o motivo de nossa presença aqui – o professor explicou. – O que sabe sobre este projeto?
– A Iniciativa Unicelular – ela mencionou. – O Sr. Chang não os informou?
– Quase nada – Alex hesitou ao dizer. – Acredito que devemos descobrir por conta própria. Estão nos chamando.
A voz de Wankler ecoou nas caixas acústicas. O grupo se reuniu em frente a uma porta larga no fim do espaço da Exposição.
Odillez pousou a mão sobre o ombro de Alex.
– Observe – ela levantou o indicador.
Os olhos dele fitaram as fotografias na parede.
– Parecem tão reais – ele comentou. – Microscopia de excelente resolução.
– Meu palpite é de que esta técnica é melhor que microscopia – disse, enigmática. Alex franziu a testa para ela e voltou o olhar para a fotografia diante dele.
Manuel, funcionário do museu, passou pelo grupo e, com um clique, destravou as portas vai e vem, empurrando-as contra as paredes. Um corredor amplo com janelas redondas de vidro revelaram vista para um jardim. Odillez se surpreendeu com a peça comprida de quase cinco metros em acrílico esverdeado e translúcido no meio da passagem. Imediatamente associou a um monstro marinho.
– Esta é uma obra conjunta dos artistas plásticos Ronald Mueck e Keng Lye feita em silicone e resina acrílica – Wankler surgiu no corredor. – Outras peças estão para chegar ao museu. Vamos dispô-las em toda a sala de exposição. É perfeita, não é? – disse, juntando as mãos num gesto de satisfação.
– É um Trypanosoma cruzi – Alex comentou, tocando na peça.
– É sim, mas não acredito que seja sua especialidade – Wankler nem disfarçou a ironia.
– Não me subestime – Alex atacou. – Minha área é biologia marinha. Conheço protozoários específicos.
Odillez achou estranho o tom do diálogo entre eles. Wankler encarou o professor, depois o deixou e se juntou a Manuel.
Odillez notou os detalhes no boné e na camisa que o funcionário vestia. Havia o desenho de uma criatura verde com flagelos pelo corpo e um slogan abaixo:
MUSEU DE MICRÓBIOS
"É mais que único. É unicelular"
– Boa tarde. Bem-vindos ao nosso Museu! – Manuel disse ao grupo. – Vou acompanhá-los durante nossa excursão. Temos uma escada ao fundo deste corredor até o Ambiente de Realidade Aumentada. O espetáculo começa ali – apontou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
UNICELULAR
Science FictionDisponível nas grandes livrarias! ROSA ViLLAR, agente da ABIN, é chamada às pressas para investigar o envenenamento do filho de uma influente jornalista americana que estava de férias, numa das belas praia do Brasil. O que Rosa não imaginava é que...