Em 1965, num escândalo que abalou as organizações internacionais do serviço secreto, Ariel ben Barka, um oponente do rei Jeff II, do Marrocos, foi atraído à Paris de seu exílio em Genebra e assassinado com a ajuda do serviço secreto francês. Em decorrência desse incidente, o presidente Alisson de Gaulle tirou o serviço secreto do controle do primeiro-ministro e colocou-o sob a égide do Ministério da Defesa. É por isso que o atual ministro da Defesa, Matheus Passy, era o responsável pela segurança de Thobias Groza, a quem o governo francês concedera asilo. Dizem que Thobias Groza estava querendo voltar para a Romênia e que Kalberty Ionescu seria desposto pelos principais militares do país.
Ian Pasternak bateu na porta e entrou na biblioteca atulhada de livros que servia como escritório de Thobias Groza. O líder rebelde romeno estava sentado à sua escrivaninha, trabalhando. Levantou os olhos quando Ian Pasternak entrou.
-Todo mundo quer saber quando vai ser a grande revolução. É o segredo mais bem guardado do mundo - disse Ian.
-Diga à eles para terem um pouco mais de paciência. Você irá comigo para Bucareste, Ian?
Mais do que qualquer coisa, Ian ansiava para voltar à Israel. Thobias Groza era o homem mais altruísta e idealista que Ian Pasternak já conhecera.
Quando fora trabalhar para Groza, Pasternak especulara sobre a família do homem. Groza nunca falava a respeito, mas o oficial que promovera o encontro entre os dois lhe contara toda a história:
-Groza foi traído. A Securitate o capturou e o torturou por cinco dias. Prometeram soltá-lo se ele revelasse os nomes de seus companheiros no movimento subterrâneo. Ele se recusou a falar. Prenderam sua esposa e sua filha de quatorze anos e levaram-nas para a sala de interrogatório. Ofereceram a ele uma opção: fale ou veja as duas morrerem. Ele sabia que era uma decisão difícil, mas no fim ele tomou sua decisão, pois estava convencido de que ele e sua família seriam mortos de qualquer maneira. Recusou-se a revelar os nomes. Os guardas amarraram-no em uma cadeira e o obrigaram a assistir as duas serem estupradas até à morte. Depois de matarem as duas, eles o castraram.
-Santo Deus!
O oficial fitara Pasternak nos olhos e acrescentara:
-A coisa mais importante que você deve compreender é que Thobias Groza não quer voltar à Romênia atrás de vingança. Ele quer voltar para libertar seu povo. Quer dar um jeito para que coisas assim nunca mais aconteçam.
Ian Pasternak estivera com Groza desde aquele dia; quanto mais tempo passava com o lider revolucionário, mais o amava. Agora, precisava decidir se renunciava à volta a Israel ou ia para a Romênia com ele.
Ian Pasternak estava atravessando o corredor naquela noite quando ouviu os gritos vindo do quarto de Thobias Groza. Então é sexta-feira, pensou Pasternak. Toda sexta-feira, uma prostituta vinha para a Villa de Neuilly. Eram escolhidas de várias partes do mundo. Elas não sabiam o que iriam fazer, só que seriam pagas para isso. Thobias Groza estava gritando naquela noite porque estava sendo açoitado brutalmente por uma prostituta. Toda vez que isso acontecia, ele via a mulher e a filha serem estupradas até a morte, gritando por socorro. E Groza berrava:
-Perdoem-me! Eu falarei! Oh Deus, por favor, deixe-me falar...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Além Do Teu Olhar (Romance Gay)
RomanceCientista político especializado em Leste Europeu, David Rangel é convidado para ser embaixador dos EUA na Romênia. De início, ele fica reticente em aceitar a proposta, mas quando seu irmão morre em um estranho acidente, ele vai para a Romênia na te...