Capítulo 17

103 14 0
                                    

O Forte Rikey, um dos mais antigos quartéis ainda ativos dos EUA, foi construído em 1853, quando o Kansas ainda era considerado um território índio. Sua função era proteger as caravanas de carroças dos ataques dos índios. Hoje é usado basicamente como uma base de helicópteros e campo de pouso para pequenos aviões.

Quando Thales Bruno ali pousou, a bordo de um DC-7, foi recebido pelo comandante da base e seu estado-maior. Uma limusine esperava para o levar para a casa dos Rangel. Ele telefonara para David depois do contato do presidente.

-Prometo que minha visita será a mais breve possível, senhor Rangel. Planejo procurar o senhor na tarde de segunda feira, se não for inconveniente.

Ele está sendo muito polido e é um homem importante. Por que o presidente o está mandando para falar comigo?

-Não há problema. - Num reflexo inconsciente, David acrescentara: -Gostaria de jantar conosco?

Ele hesitara.

-Obrigado.

Será uma noite comprida e tediosa, pensou Thales. Betânia Schiffer ficou emocionada ao saber da notícia.

-O assessor de política externa do presidente vem jantar aqui? Isso significa que você vai aceitar o convite!

-Não significa nada disso, Betânia. Apenas prometi ao presidente que conversar com ele. E é só.

Betânia abraçara David.

-Quero apenas que você faça o que puder para ser feliz.

-Sei disso.

Thales Bruno era um homem formidável, concluiu David. Ele já o vira no Encontra com a Imprensa e em fotografias na revista Time, mas pensou agora: Ele parece mais alto pessoalmente. Bruno se mostrava polido, mas um tanto distante. David o apresentou aos sobrinhos e os deixou conversando enquanto ia à cozinha verificar o jantar. Minutos depois, ele voltou para a sala de jantar e chamou Thales, Kelvin e Carolina para o jantar. Durante o jantar, os dois falaram sobre os fazendeiros de Junction City e Bruno levantou o assunto da Romênia, o que não surpreendeu David, pois ele há esperava isso do assessor do presidente.

-Não há governo na Romênia. Ionescu é o governo. A única pessoa que pode  depor Ionescu é Thobias Groza, que está exilado na França.

Passaram a noite toda falando dos problemas dos países da Cortina de Ferro e David se sentiu desconfortável, pois parecia que estava sendo examindo por Thales. Ele nem imaginava que estava perto da verdade.

Ao final da noite, Thales Bruno disse:

-Vou ser franco, senhor Rangel. Inicialmente fui contra a sua indicação para um posto tão delicado quanto a Romênia. E disse isso ao presidente. Conto para você por que mudei de ideia: acredito que o senhor pode ser um excelente embaixador.

David balançou a cabeça.

-Sinto muito, senhor Bruno. Não sou político. Sou apenas um amador.

-Como o presidente Ellison ressaltou, alguns dos nossos melhores embaixadores não eram profissionais. Isto é, a experiência deles não era no ramo diplomático.

-Mas, mesmo que eu aceitasse, não poderia deixar Carolina e Kelvin. Eles são minha família e não posso deixá-los...

-Tem uma excelente escola para filhos de diplomatas em Bucareste. Seria uma educação maravilhosa para seus sobrinhos passarem algum tempo em outro país. Aprenderiam coisas que nunca poderiam conhecer aqui.

A conversa não estava transcorrendo como David planejara.

-Eu não... Pensarei sobre o assunto.

-Passarei a noite na cidade - informou Thales Bruno. - Poderá me encontrar no All Seasons Motel.

Depois que Thales Bruno se retirou, David subiu. Os sobrinhos estavam à sua espera, olhos arregalados, excitados.

-Vai aceitar a embaixada, tio? - perguntou Carolina.

-Precisamos conversar. Se eu resolver aceitar, vocês teriam que deixar a escola e seus amigos. Viveriam em um país cuja língua não falam, cursariam uma escola estranha.

-Kelvin e eu já conversamos sobre tudo isso - anunciou Carolina. -E quer saber o que achamos?

-O quê?

-Que qualquer país teria sorte em ter você como embaixador, tio David.

Às nove horas da manhã do dia seguinte, David liga para o All Seasons Motel e pede para falar com Thales Bruno. Quando ele entrou na linha, David disse:

-Senhor Bruno, poderia fazer o favor de dizer para o presidente que me sinto honrado em aceitar o posto de embaixador?

Além Do Teu Olhar (Romance Gay)Onde histórias criam vida. Descubra agora