- Eu estou bem! E o senhor, como está? — retrucou o fundador da "Casa Transitória", benemérita instituição existente na capital de São Paulo.
- Você não perde o hábito de me tratar de senhor, não é mesmo? — retrucou Batuíra. Olhe que eu estou mais rejuvenescido do que você...
Sorrimos descontraidamente e Gonçalves explicou que, na companhia dos irmãos Weaker Batista e Clóvis Tavares, também estava participando da recepção que o Mundo Espiritual oferecia ao médium Chico Xavier.
— Ele e o senhor, desculpe-me — acrescentou —, ele e você nos auxiliaram muito com as orientações de que necessitávamos na "Transitória"; o Chico sempre foi um grande amigo e benfeitor... Desde Pedro Leopoldo, tivemos a alegria de acompanhar a sua trajetória mediúnica de verdadeiro missionário do Cristo.
- De fato, agora podemos falar a respeito — disse Batuíra, cujos traços biográficos não me eram de todo desconhecidos na luta que sustentara por amor ao Ideal.
Entrementes, se aproximaram para participar do diálogo o Weaker e o Clóvis, que, até então, se haviam mantido a certa distância, atendendo a três espíritos de sofrida aparência que os interpelara.
- Weaker, estamos nos referindo à grandeza de espírito do nosso Chico... Você que conviveu mais de perto com ele durante tantos anos, poderá se expressar com maior conhecimento de causa, não é? — falou Gonçalves ao companheiro que eu igualmente conhecera àfrente das atividades do "Grupo Espírita da Prece
Franzindo o cenho, Weaker comentou com certa tristeza no semblante:
- Infelizmente, qual aconteceu a muitos dos que puderam conviver com ele, eu também não consegui atinar com o seu real valor, senão quando deixei o corpo, onde os equívocos se nos fazem tão freqüentes; não estou querendo me justificar, mas, embora tenha aproveitado muito na convivência diária com Chico, a verdade é que eu poderia ter assimilado mais, caso o meu espírito, em determinadas situações, não se tivesse mostrado tão rebelde...
- Ora, Weaker — aparteou Clóvis Tavares, que, na cidade de Campos, Rio de Janeiro, fundara, sob a inspiração do médium, a "Escola Jesus Cristo" —, não se recrimine... A verdade é que a luz intensa costuma deslumbrar os nossos olhos acostumados à sombra. Como é do seu conhecimento, estive com o Chico diversas vezes e, durante longos anos, nos correspondemos. Estive em Pedro Leopoldo, Uberaba, e ele esteve conosco em Campos, inclusive descansando por uns dias em nossa casa de praia em Atafona; pois bem, igualmente confesso que, por maior fosse a minha admiração e o meu respeito a ele, eu não sabia que estava lidando com um espírito de tal envergadura...
— Permitam-me a intromissão — falei, tomando a defesa do amigo que sempre me tratara com tanta gentileza, nas poucas vezes em que visitara Chico Xavier na "Comunhão Espírita-Cristã" —; eu também me penitencio, Weaker, pois, para mim, Chico não passava de um grande médium, nada mais do que isto... No entanto, se algum de nós, ainda na carne, tivesse identificado a sua estatura espiritual ou tido a convicção plena de que se tratava do próprio Codificador reencarnado, é possível que extrapolássemos em nosso relacionamento com ele, criando-lhe sérios embaraços; bastem já os obstáculos que, involuntariamente, lhe causamos com as nossas descabidas exigências ou pontos de vista personalistas...
Concordando comigo, a irmã Yvonne Pereira observou:
— Para os próprios apóstolos, o Cristo só foi compreendido em sua grandeza divina após o episódio de sua ressurreição; até então, Judas o traíra e Simão Pedro o negara... Se não se tivesse confirmado a vitória do Mestre contra a morte, constatada por Maria de Magdala, é possível que os onze tivessem recuado da tarefa de levar adiante a Boa Nova...
— Bem lembrado, Yvonne — enfatizou Carmelita. E não olvidemos que, para incentivá-los, o Senhor permaneceu durante quarenta dias concedendo-lhes aparições e proporcionando advertências de viva voz, tendo-se, inclusive, mostrado redivivo, na Galiléia, a quinhentos discípulos de uma só vez... O Grande Paulo de Tarso não se teria convertido ao Cristianismo, se o Senhor não lhe tivesse aparecido de forma insofismável, às portas de Damasco, orientando-o em seus passos iniciais.
— Meus irmãos — confortou-nos Odilon —, a misericórdia de Deus e o nosso querido Chico saberão relevar as nossas deficiências; o importante é que continuemos cumprindo com os deveres que nos são comuns, dignificando o esforço daqueles que nos inspiram a ser melhores do que somos. A existência física e os exemplos do nosso irmão recém-desencarnado, nos servirão de material de reflexão para muito tempo; o trabalho que se nos desdobra à frente é gigantesco e não podemos perder tempo com lamentações...
— Estou de acordo, meu amigo — interveio Batuíra —; se algo fizemos sobre a Terra, muito ainda nos compete realizar e, conforme asseverou Léon Denis, na exortação que nos dirigiu ainda há pouco, o futuro nos aguarda e não nos furtaremos à bênção de um novo recomeço. Se não somos o que gostaríamos de ser, pensemos nos milhões de companheiros que, nos Dois Planos da Vida, ignoram completamente as mais rudimentares lições com que a Doutrina já nos favorece. Estamos a queixar-nos da luz diminuta que nos clareia o caminho, a esquecermos, porém, que ela é do tamanho exato das luzes do nosso próprio entendimento. Se aspiramos a seguir Chico Xavier em sua ascensão aos Páramos Superiores, tratemos de fazer mais e melhor...
- Ora, Batuíra! — pontificou Gonçalves ao estimado Mentor. — Este, sem dúvida, não é o seu caso...
- Por que não? — replicou o lúcido seareiro.
Acaso terei abdicado da minha condição humana? E você, Cairbar, que nada diz? Em que estará a pensar?...
- Estou pensando que quase todos nós estivemos próximos do que almejamos, no entanto faltou-nos coragem e maior desprendimento para o passo decisivo... Não nos doamos por inteiro ao Senhor; algo, que não sei definir, ainda nos prendia ao "eu"... Com certeza, não soubemos responder com ações à célebre indagação do Mestre endereçada aos seus discípulos de todos os tempos: "Que fazeis de especial?"
Meditando por momentos, acentuou:
- Pessoalmente, o que mais me valeu deste Outro Lado foi ter-me dedicado aos mais pobres; nada, coisa alguma se compara ao nosso envolvimento pessoal na prática do bem...
Escrevi muito, publiquei diversos livros, proferi conferências, fundei instituições, enfim, tenho consciência de que cooperei, numa época difícil, com a expansão da Doutrina, mas, em nível de consciência, só me sinto tranqüilo quando me ponho a pensar nas lágrimas que enxuguei, nas dores que amenizei e no amor que distribui com os meus semelhantes... Pugnar pela Fé Espírita no mundo é algo que, de certa forma, ainda nos envaidece, porque nos coloca no palanque da evidência e, infelizmente, neste sentido muitos se equivocam, abdicando do trabalho que devem realizar no âmago de si mesmos; a ocupação com a difusão dos nossos princípios, não nos dispensa do esforço intransferível da própria renovação... A pergunta de Jesus aos companheiros deve também nos soar aos ouvi-dos com o seguinte significado: "Que fazeis de especial em vós para vos tornardes especiais para os outros?" Então, de minha parte, posso dizer-lhes que nada fiz de especial...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na Proxima Dimensão
EspiritualO Mundo Espiritual é constituído de múltiplas dimensões... Como será a Vida em uma delas? O Dr. Inácio Ferreira, que, em seus dois livros anteriores - "Sob as Cinzas do Tempo" e "Do Outro Lado do Espelho" -, nos conduziu pelas sombrias veredas do Pl...